Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48235
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IaraPiovezanaSalgado_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Problematizando a consistência epistemológica na formação inicial : a concepção de estudantes de licenciatura em geografia sobre natureza da ciência
Autor(es): Salgado, Iara Piovezana
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Ensino de geografia
Formação de professores
Data de publicação: 12-Jun-2024
Referência: SALGADO, Iara Piovezana. Problematizando a consistência epistemológica na formação inicial: a concepção de estudantes de licenciatura em geografia sobre natureza da ciência. 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central traçar articulações entre o campo da “Natureza da Ciência” (NdC), temática muito presente em pesquisas sobre ensino de ciências naturais, e o campo do Ensino de Geografia (EG) – a fim de compreender de que maneira aquele pode contribuir para reflexões disciplinares na Geografia, com foco na formação inicial de professores. A pergunta que nos moveu foi: Que aportes as discussões epistemológicas desenvolvidas na área de Ensino de Ciências podem trazer para a formação inicial de professores de Geografia? Para isso, primeiramente, apresentamos o panorama da área que trata de NdC. Em um segundo momento, caracterizamos as pesquisas em EG, buscando encontrar entre elas abordagens potenciais ou latentes sobre NdC, e pontuando aquelas que fazem uma interface mais clara com a epistemologia. Uma terceira etapa previu a exposição dos resultados da aplicação de um questionário pelo qual buscávamos entender quais são as concepções de Ciência e de Geografia de estudantes ingressantes na Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília, e matriculados na disciplina de “Introdução à Ciência Geográfica” (ICG). A aplicação do questionário foi realizada no início de cinco semestres consecutivos, entre os anos de 2021 e 2022, e computou respostas de 48 participantes, as quais foram avaliadas aplicando uma análise textual discursiva. A partir da convergência entre aqueles dados teóricos e esse pequeno mostruário empírico, concluímos apontando as possíveis articulações entre os dois campos (NdC→EG), entendendo que há ganhos substanciais se elas forem exploradas na formação inicial de professores. A característica de ser uma ciência espacial torna a Geografia um objeto rico para aplicar análises epistemológicas já consagradas; logo, pensamos que esse gênero de articulação tende a promover uma maior consistência teórico-filosófica na formação de futuros professores de ciência geográfica.
Abstract: The main objective of this dissertation is to outline articulations between the field of “Nature of Science” (NOS), a theme that is very present in research on science teaching, and the field of Geography Teaching (GT) – in order to understand in what ways the first one can contribute to disciplinary reflections in Geography, with a focus on initial teacher training. The question that guided us was: What contributions can the epistemological discussions developed in Science Teaching bring to the initial training of Geography teachers? For this, first, we present the panorama of the area that deals with NOS. In a second moment, we characterize research in GT, seeking to find among them potential or latent approaches on NOS, and highlighting those that make a clearer interface with epistemology. A third stage included the exposition of the results of a questionnaire through which we sought to understand what are the conceptions of Science and Geography of students of teacher training in Geography at the University of Brasília, and enrolled in the discipline of “Introduction to Geographic Science” (IGS). The application of the questionnaire was carried out at the beginning of five consecutive semesters, between the years 2021 and 2022, and computed responses from 48 participants, which were evaluated by applying a discursive textual analysis. From the convergence between those theoretical data and this small empirical sample, we conclude by pointing out the possible articulations between the two fields (NOS→GT), understanding that there are substantial gains if they are explored in the initial training of teachers. The characteristic of being a spatial science makes Geography a rich object to apply already successful epistemological analyses; therefore, we think that this type of articulation tends to promote greater theoretical-philosophical consistency in the training of future geographic science teachers.
Resumen: El objetivo principal de esta disertación es delinear articulaciones entre el campo de la “Naturaleza de la Ciencia” (NC), tema muy presente en las investigaciones sobre enseñanza de las ciencias naturales, y el campo de la Enseñanza de la Geografía (EG) – para comprender de qué manera aquella puede contribuir a las reflexiones disciplinares en Geografía, con foco en la formación inicial del profesorado. La pregunta que nos movió fue: ¿Qué aportes pueden traer las discusiones epistemológicas desarrolladas en el área de Enseñanza de las Ciencias para la formación inicial de profesores de Geografía? Por lo tanto, en primer lugar, presentamos el panorama del área que se ocupa de la NC. En un segundo momento, caracterizamos la investigación en EG, buscando encontrar entre ella enfoques potenciales o latentes sobre la NC, y puntuando aquellas que hacen una interfaz más clara con la epistemología. Una tercera etapa preveía la exposición de los resultados de la aplicación de un cuestionario por lo cual buscamos comprender cuáles son las concepciones de Ciencia y de Geografía de los estudiantes de formación de profesorado en Geografía de la Universidad de Brasilia, y matriculados en la disciplina de “Introducción a la Ciencia Geográfica” (ICG). La aplicación del cuestionario se realizó al inicio de cinco semestres consecutivos, entre los años 2021 y 2022, y computó las respuestas de 48 participantes, las cuales fueron evaluadas aplicando un análisis textual discursivo. De la convergencia entre aquellos datos teóricos y esta pequeña muestra empírica, concluimos señalando las posibles articulaciones entre los dos campos (NC→EG), entendiendo que hay provechos sustanciales si se exploran en la formación inicial de los docentes. La característica de ser una ciencia espacial hace de la Geografía un rico objeto de aplicación de análisis epistemológicos ya reconocidos; por lo tanto, pensamos que este tipo de articulación tiende a promover una mayor consistencia teórico-filosófica en la formación de los futuros profesores de ciencia geográfica.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.