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Título: O desenvolvimento do raciocínio geográfico a partir da cartografia nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental : análise de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Autor(es): Alencar, Ingred Fernandes de Andrade
Orientador(es): Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos
Assunto: Cartografia
Geografia (Ensino fundamental)
Raciocínio geográfico
Data de publicação: 12-Jun-2024
Referência: ALENCAR, Ingred Fernandes de Andrade. O desenvolvimento do raciocínio geográfico a partir da cartografia nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental : análise de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2023. 295 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os livros didáticos, mesmo na era da internet, ainda são a principal fonte bibliográfica dos estudantes. A necessidade de um livro didático que contribua para o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, auxiliando o professor a propor estratégias e caminhos para a emancipação do pensamento dos estudantes se faz primordial para o exercício da cidadania e do pensamento crítico. Por isso, esta pesquisa procurou contribuir para o Ensino de Geografia, com olhar atencioso, junto ao rigor científico, para entender o processo de mobilização do raciocínio geográfico. O objetivo desse estudo é analisar a eficácia da cartografia para a mobilização do raciocínio geográfico desenvolvido a partir dos livros didáticos de Geografia do 9° ano do Ensino de Fundamental. Dessa forma, considerando essas questões e o objetivo proposto, esta pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. A análise de dados foi fundamentada pela análise de conteúdo. A fundamentação teórica se respaldou na discussão da cartografia escolar, dos conceitos e princípios da Geografia amparados pela Geografia Escolar, pensamento espacial e raciocínio geográfico. A pesquisa documental foi realizada na Base Nacional Comum Curricular com o intuito de identificar as orientações para o trabalho com a linguagem cartográfica nos livros didáticos Araribá Mais e Expedições Geográficas, ambos da editora Moderna, do 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com análise das orientações metodológicas proposta pelos autores dos livros didáticos de forma que os estudantes alcancem o raciocínio geográfico. Há de se reconhecer que houve avanços quanto às propostas pedagógicas e metodológicas que permeiam a construção do livro didático. Entretanto, mesmo com as normativas preconizadas pela BNCC e alguns estudos realizados sobre a mobilização do raciocínio geográfico anteriores à elaboração dos livros didáticos, foram notadas algumas limitações procedimentais para análise espacial, para o estímulo do processo cognitivo. O que foi percebido nos livros é, em sua maior parte, a subutilização dos mapas, com atividades pedagógicas orientadoras aquém do proposto para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: Textbooks, even in the internet age, are still the main source of literature for students. The need for a textbook that contributes to the development of spatial thinking and geographical reasoning, helping the teacher to propose strategies and paths for the emancipation of students' thinking, is essential for the exercise of citizenship and critical thinking. For this reason, this research sought to contribute to the teaching of Geography, with a careful eye, together with scientific rigor, to understand the process of mobilizing geographical reasoning. The aim of this study is to analyses the effectiveness of cartography in mobilizing geographic reasoning developed from 9th grade geography textbooks. Thus, considering these issues and the proposed objective, this research was developed using a qualitative approach through bibliographical research and documentary analysis. Data analysis was based on content analysis (Bardin, 2011). The theoretical basis was based on the discussion of school cartography, the concepts and principles of Geography supported by School Geography, spatial thinking and geographical reasoning. Documentary research was based on the National Common Curriculum Base in order to identify the guidelines for working with cartographic language in the textbooks Araribá Mais and Expedições Geográficas, both published by Moderna for the 9th year of middle school, together with an analysis of the methodological guidelines proposed by the authors of the textbooks so that students can achieve geographical reasoning. It must be acknowledged that there have been advances in the pedagogical and methodological proposals that permeate the construction of the textbook. However, even with the normative guidelines recommended by the BNCC and some studies carried out on the mobilization of geographical reasoning prior to the development of textbooks, some procedural limitations were noted for spatial analysis, for stimulating the cognitive process for the development of reasoning, and the underuse of maps in textbooks.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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