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IsaiasVictorIvesDaSilva_DISSERT.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBezerra, Juscelino Eudâmidas-
dc.contributor.authorSilva, Isaias Victor Ives da-
dc.date.accessioned2024-06-12T18:37:50Z-
dc.date.available2024-06-12T18:37:50Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Isaias Victor Ives da. A expansão do atacarejo no Brasil : dinâmica urbana e regional. 2023. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48237-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO varejo alimentício no Brasil tem acompanhado a tendência internacional da oferta de uma ampla variedade de formatos de varejo físico nos espaços comerciais urbanos. Nas grandes e médias cidades do país, encontram-se os tradicionais minimercados, lojas compactas no formato express, supermercados de vizinhança, supermercados tradicionais, hipermercados e atacadistas. Entretanto, um formato recente tem atraído a atenção dos grupos empresariais e dos consumidores: o atacarejo, cuja própria denominação já denuncia seu caráter híbrido entre atacado e varejo. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a expansão das lojas de atacarejo no Brasil, bem como sua dinâmica urbana e regional. Foram selecionadas as dez maiores empresas do ramo no Brasil, contabilizando 849 lojas. Para as análises, considerou-se a topologia territorial das redes de atacarejo segundo a classificação da hierarquia urbana da REGIC. Os resultados mostraram que as empresas multinacionais possuem o maior número de lojas e poder de capilaridade no território nacional, com presença nos mais diferentes estratos da rede urbana. A despeito disso, há ainda uma predominância das lojas de atacarejo nos espaços urbanos metropolitanos, cuja concentração populacional e de renda configuram fatores determinantes. Os grupos regionais também se destacam, adotando como estratégia espacial principal a atuação em capitais regionais, centros sub-regionais e centros de zona. Conclui-se que o formato acatarejo é o grande destaque do setor do varejo alimentício, posto que é o modelo de loja que mais cresce no país. As razões do seu sucesso devemse à melhor adaptabilidade ao contexto de crise econômica marcada pelo aumento do desemprego e queda da renda das famílias. Do ponto de vista espacial, as escolhas locacionais correspondem ao poder de capital das empresas com diferenças muito marcantes no uso do território pelas redes multinacionais e regionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA expansão do atacarejo no Brasil : dinâmica urbana e regionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtacarejospt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordComérciopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Food retail in Brazil has followed the international trend of offering a wide variety of physical retail formats in urban commercial spaces. In large and medium-sized cities, establishments such as mini-markets, compact express stores, neighborhood supermarkets, traditional supermarkets, hypermarkets, and wholesalers are frequent. However, a recent format has attracted the attention of business groups and consumers: the “atacarejo” (cash-and-care), whose name in Portuguese already reveals its hybrid character between wholesale and retail. In this context, this research analyzed the expansion of cash and carry stores in Brazil and its urban and regional dynamics. We selected the top ten companies in the sector, accounting for 849 stores. We also considered the territorial topology of the cash-and-care, according to the REGIC urban hierarchy classification. The results showed that multinational companies have the highest number of stores and capillarity power in the national territory, being present in the most different strata of the urban network. Despite this, there is still a predominance of cash-and-care stores in metropolitan urban areas, whose population and income concentration are determining factors. Regional groups also stand out, adopting operations in regional capitals, sub-regional centers, and zone centers as the main spatial strategy. We concluded that the cash-and-care format is the highlight of the food retail sector since it is the fastest-growing store model in the country. It is due to the better adaptability of this format to the context of an economic crisis marked by rising unemployment and a drop in family income. From the spatial perspective, the locational choices correspond to the capital power of the companies, characterized by very marked differences in the use of the territory by the multinational and regional networks.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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