Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pazos, Valmor Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Farias, João Vitor Lopes Lima | - |
dc.contributor.author | Calixter, Abner Luis | - |
dc.contributor.author | Medeiros, José Marcelo Martins | - |
dc.contributor.author | Andrade, Liza Maria Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-13T11:29:16Z | - |
dc.date.available | 2024-06-13T11:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | PAZOS, Valmor Cerqueira et al. Education for sustainability: the reabilita E-learning course and the 2030 agenda in Brazil: perspectives and influences on the professional life of graduates. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.8, p. 8436-8452, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.8-014. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1429. Acesso em: 13 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48247 | - |
dc.description.abstract | O Curso de Pós-Graduação em Reabilitação Sustentável do Ambiente Arquitetônico e Urbano
(Reabilita) é um curso e-learning cuja missão é preparar profissionais das áreas de arquitetura,
urbanismo, engenharia, técnico em edificações, geografia, meio ambiente, entre outras, para lidar
com as complexidades socioambientais. O curso tem como objetivo provocar o pensamento
crítico sobre a Educação para a Sustentabilidade como um tema transversal em todos os níveis
de ensino. Nessa perspectiva, este artigo investiga como o Curso Rehabilita influenciou o
desempenho profissional relacionado às questões de sustentabilidade social e ambiental. Com
base em uma metodologia qualitativa e quantitativa, além de análise documental e revisão da
literatura, utiliza dados adquiridos por meio de questionários dirigidos aos egressos para construir
uma matriz de aderência/materialidade em relação aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS). Nossa hipótese é que, por meio da análise dos resultados, é possível mensurar
a influência do Curso na formação profissional dos egressos e, ao mesmo tempo, avaliar o legado
dos egressos para a sociedade, no que se refere à implementação de projetos voltados para os
ODS. Os resultados mostram que o curso incentivou um número maior de projetos e que a
maioria dos trabalhos de conclusão de curso abordou pesquisas sobre como avançar com o
ODS11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, com quase 19% dos trabalhos realizados. Em suma, discute-se o papel do curso na promoção de caminhos para um futuro socioambiental mais
justo, inclusivo e sustentável nas cidades. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Contribuciones a Las Ciencias Sociales | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Education for sustainability : the reabilita E-learning course and the 2030 agenda in Brazil : perspectives and influences on the professional life of graduates | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação para a sustentabilidade : o curso de E-learning reabilita e a agenda 2030 no Brasil: perspectivas e influências na vida profissional dos egressos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2023 CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1429. Acesso em: 12 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.55905/revconv.16n.8-014 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Graduate Course in Sustainable Rehabilitation of Architectural and Urban Environment
(Reabilita) is an e-learning course whose mission is to prepare professionals in the fields of
architecture, urbanism, engineering, building technician, geography, environment, among others,
to deal with socio-environmental complexities. The course aims to provoke critical thinking on
Sustainability Education as a cross-cutting theme at all levels of Education. From this
perspective, this paper investigates how the Rehabilita Course influenced professional
performance related to social and environmental sustainability issues. Based on a qualitative and
quantitative methodology, in addition to documental analysis and literature review, it uses data
acquired through questionnaires directed to graduates to build a matrix of adherence/materiality
towards the Sustainable Development Goals (SDGs). Our hypothesis is that; through the analysis
of results, it is possible to measure the influence of the Course on the professional education of
graduates, and, at the same time, evaluate the legacy of graduates to the society, regarding the
implementation of projects oriented to the SDGs. Results show that the course encouraged a
greater number of projects and that most of course´s final paper addressed research on how to
advance with the SDG11 Sustainable Cities and Communities with almost 19% of the work done.
In sum, the course’s role in promoting ways to a fairer, inclusive, and sustainable socio environmental future in cities is discussed | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8268-6514 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-5281-5377 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6408-9708 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2554-8289 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6624-4628 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|