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Título: Geografia em estradas : perspectiva geográfica e análise dos impactos negativos das rodovias em unidades de conservação do Distrito Federal - DF
Autor(es): Ribeiro, Tatiana Rolim Soares
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Transporte rodoviário
Unidades de conservação da natureza
Impacto ambiental
Data de publicação: 13-Jun-2024
Referência: RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares. Geografia em estradas: perspectiva geográfica e análise dos impactos negativos das rodovias em unidades de conservação do Distrito Federal - DF. 2023. 87 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O impacto das estruturas do transporte rodoviário é contínuo e estende-se por todo o território brasileiro. A presente tese constitui-se de três artigos desenvolvidos com o intuito de dimensionar a atuação e de apresentar a importância da Geografia na elaboração de estudos que abordam os principais impactos da operação de rodovias sobre a biota brasileira. O primeiro artigo foi elaborado com o objetivo de avaliar a atuação da geografia em estudos que abordam os impactos das rodovias sobre a fauna ou da flora no Brasil a partir de uma revisão sistemática na literatura entre os anos de 2012 e 2022. Os principais resultados encontrados evidenciam uma tendência positiva de publicações sobre ecologia de estradas no Brasil nos últimos dez anos. A maioria, é composta de estudos empíricos que se concentraram na região Sudeste do país (35,2%) e abordam os efeitos dos atropelamentos de fauna (51,9 %). A atuação da Geografia em ecologia de estradas ainda é incipiente e poucos estudos sobre o tema foram realizados na região Nordeste. O segundo, buscou avaliar de que forma a velocidade de veículos e o volume de tráfego influenciam a taxa de atropelamentos de animais silvestres em unidades de conservação inseridas em ambientes urbanos. Os resultados indicam uma correlação positiva fraca entre atropelamentos e o volume de tráfego anual (ρ = 0,470; p < 0,05). Não foram encontradas significâncias estatísticas nos índices de correlação entre atropelamentos e infrações de excesso de velocidade e não há evidências de que a inserção da sinalização vertical (SV) surtiu efeito sobre os registros de atropelamentos a 200m (V=387; p > 0,3) ou a 500m (V=437.5; p > 0,5) da SV. A análise dos dados evidencia uma possível seleção da fauna habituada ao ambiente rodoviário nas colisões entre animais e veículos (CAV) e a consequente intensificação do efeito de borda, da fragmentação e do isolamento de espécies nas UC adjacentes. O terceiro, trata-se de um estudo de caso realizado no Distrito Federal que visa espacializar a zona de efeito de ruído viário (ZERV) gerada pela poluição acústica do tráfego de veículos e avaliar o grau de vulnerabilidade associado à desconexão dos habitats afetados. Os resultados obtidos evidenciam que UCPI com áreas inferiores a 5km² e próximas a trechos viários com volumes médios diários superiores a 60.000 veículos são as mais suscetíveis aos possíveis efeitos das mudanças na composição das espécies relacionadas aos comportamentos aversivos ou adaptativos que podem ser observados em grupos que dependem da vocalização para eventos sociais e reprodutivos. Dentre as seis UCPI avaliadas, a REBIO Guará foi a única com valor de IFI considerado muito alto. A UC é segmentada em duas partes por uma via movimentada. A sobreposição dos dados de classificação da paisagem à espacialização as ZERV para níveis de ruído superiores aos 70 dB(A) evidenciam que as áreas sensíveis das UCPI são heterogêneas e que são necessários estudos para avaliar a viabilidade das populações expostas à degradação dos habitat nas ZERV.
Abstract: The impact of road transport structures is a continuous event and extends throughout the Brazilian territory. This thesis consists of three articles aiming to scale the performance and to present the importance of Geography in the preparation of studies that address the main impacts of highway operation on the Brazilian biota. The first article was developed with the objective of evaluating the role of geography in studies that address the impacts of highways on fauna or flora in Brazil from a systematic review in the literature between 2012 and 2022. The main results show a positive trend of publications on road ecology in Brazil in the last ten years. The majority of them is composed of empirical studies that were concentrated in the Southeast region of the country (35.2%) and address the effects of wildlife roadkill (51.9%). The role of geography in road ecology is still incipient and few studies were conducted in Northeast. The second article sought to evaluate how the speed of vehicles and the volume of traffic influence the rate of roadkill of wild animals in protected areas inserted in urban environments. The results indicate a weak positive correlation between road accidents and annual traffic volume (ρ = 0.470; p < 0.05). No statistical significance was found in the correlation indexes between roadkill and speeding infractions and there is no evidence that the insertion of vertical signaling (SV) had an effect on the records of roadkill at 200m (V=387; p > 0.3) or at 500m (V=437.5; p > 0.5) of SV. The data analysis shows a possible selection of the fauna that is used to the road environment in collisions between animals and vehicles (CAV) and the consequent intensification of the edge effect, fragmentation and isolation of species in adjacent UC. The third article is a case study carried out in the Federal District that aims to spatialize the zone of road noise effect (ZERV) generated by noise pollution from vehicle traffic and assess the degree of vulnerability associated with the disconnection of affected habitats. The results show that UCPI with areas less than 5km² and close to road stretches with average daily volumes greater than 60,000 vehicles are the most susceptible to the possible effects of changes in the composition of species related to aversive behaviors or that can be observed in groups that depend on vocalization for social and reproductive events. Among the six UCPI evaluated, the REBIO Guará was the only one with IFI value considered very high. The UC is segmented into two parts by a busy route. Overlapping landscape classification data with ZERV spatialization for noise levels above 70 dB(A) sensitive areas of the UCPI are heterogeneous and studies are needed to assess the viability of populations exposed to habitat degradation in the ZERV.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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