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Título: Habitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná : trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades
Outros títulos: Habitus and migratory capitals of Haitians in Paraná : educational trajectory and professional insertion in mobility contexts
Autor(es): Oliveira, Márcio de
Cavalcanti, Leonardo
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1689-3574
https://orcid.org/0000-0002-9592-3005
Afiliação do autor: Universidade Federal do Paraná
Universidade de Brasília
Assunto: Haitianos
Paraná (Estado)
Universidade Federal do Paraná
Data de publicação: 2023
Editora: Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios
Referência: OLIVEIRA, Márcio de; CAVALCANTI, Leonardo. Habitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná: trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades. REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, v. 31, n. 67, p. 115-133, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006708. Disponível em: https://www.scielo.br/j/remhu/a/ShXM9cHMnGJ3WXcwbgkdwxp/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2024.
Resumo: Este artigo analisa a trajetória de pequeno grupo de haitianos que concluíram cursos superiores na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 2019 e 2021. Em termos concretos, examinamos a relação entre habitus e capitais de cada migrante que frequentou as aulas de português, concluiu os cursos superiores e iniciou sua carreira profissional. A seleção dos entrevistados foi realizada a partir da base de dados de alunos imigrantes e refugiados disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR. Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de habitus imigrante e capital migratório, desenvolvidos a partir da Teoria da Prática (Pierre Bourdieu, 1930- 2002). Em síntese, percebe-se que aqueles imigrantes providos de habitus adequados e de capitais específicos foram mais exitosos em seus percursos educacionais e inserção no mercado de trabalho.
Abstract: This article analyzes the trajectory of a small group of Haitians who completed higher education courses at the Federal University of Paraná (UFPR), between 2019 and 2021. In concrete terms, we examine the relationship between habitus and capital of each migrant who attended Portuguese classes, completed higher education and started his professional career. The selection of interviewees was carried out from the database of immigrant and refugee students made available by the Pro-Rectory of Student Affairs at UFPR. As a theoretical framework, we used the concepts of immigrant habitus and migratory capital, developed from the Theory of Practice (Pierre Bourdieu, 1930-2002). In summary, it is clear that those immigrants with adequate habitus and specific capital were more successful in their educational paths and insertion in the labor market.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006708
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