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Título: Ler Conceição Evaristo no ensino de literatura - por um currículo amefricano
Autor(es): Sampaio, Lucimar Pinheiro da Silva
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima
Assunto: Currículo escolar
Epistemicídio
Literatura afro-brasileira
Data de publicação: 17-Jun-2024
Referência: SAMPAIO, Lucimar Pinheiro da Silva. Ler Conceição Evaristo no ensino de literatura - por um currículo amefricano. 2023. 179 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As relações étnico-raciais no Brasil são permeadas pela sombra do mito da democracia racial, muito difundido no início do século XX, e a força da produção literária amplificou essa ideia, a qual foi convenientemente abraçada pela elite branca da época e até hoje encobre práticas de racismo. Diante desse cenário, essa pesquisa desenvolve estudos sobre ensino de literatura negra e a sua inserção nos currículos educacionais, tecendo críticas a padrões de ensino e aprendizagem colonizadoras e eurocêntricas, os quais obstaculizam a emancipação da população negra nesta sociedade racista, capitalista e patriarcal. Compreendendo que a população negra possui especificidades quanto sua vivência individual e coletiva, permeadas por uma história invisibilizada nos currículos de ensino, embora existam leis que amparem a abordagem desses conhecimentos, como a Lei 10639/2003, reivindicamos, neste trabalho, a inserção dos saberes advindos dessa comunidade nas diretrizes oficiais de ensino do país, numa perspectiva Amefricana de Lélia Gonzalez (2018, 2020), com a qual é possível ressignificar o processo de colonização e suas consequências para a população negra, valendo-se de discursos acerca do tema na perspectiva do/a colonizado/a. A partir da epistemologia do Dispositivo da Racialidade de Sueli Carneiro (2023), na qual a autora aborda os conceitos de Epistemicídio e Interdição, alicerçamos a defesa de uma educação antirracista por meio da literatura negra, tendo como representante dessa arte na educação formal a escritora Conceição Evaristo (1996, 2020) e seu conceito de Escrevivência. Na contramão dessa falácia de democracia racial, essa pesquisa revisita as políticas de formulação dos currículos por meio de sua organização nas Teorias do Currículo, destrinchando o viés ideológico eurocêntrico presente em suas estruturas, o qual ainda direciona o ensino a uma aprendizagem excludente, privilegiando a branquitude. Sendo assim, com amparo e inspiração na luta contínua do Movimento Negro para garantia do direito à educação, esse trabalho defende a necessidade da construção de uma educação literária afrocentrada, ancorada nas especificidades do povo negro brasileiro, de modo que a história e cultura africana seja contemplada nas políticas curriculares, considerando que a população do país é majoritariamente negra.
Abstract: Ethnic-racial relations in Brazil are permeated by the shadow of the myth of racial democracy, widely propagated in the early 20th century, and the power of literary production amplified this idea, which was conveniently embraced by the white elite of the time and still conceals racist practices. In the face of this scenario, this research develops studies on the teaching of black literature and its inclusion in educational curricula, criticizing colonial and eurocentric teaching and learning patterns that hinder the emancipation of the black population in this racist, capitalist, and patriarchal society. Understanding that the black population has specificities in their individual and collective experiences, influenced by a history that is invisible in teaching curricula, despite the existence of laws that support the inclusion of this knowledge, such as Law 10639/2003, in this work, we demand for the inclusion of knowledge from this community in the official education guidelines of the country, from an Amefrican perspective as proposed by Lélia Gonzalez (2018, 2020). This perspective allows for the redefinition of the process of colonization and its consequences for the black population, using discourses on the subject from the perspective of the colonized. Drawing on the epistemology of Sueli Carneiro's Raciality Device (2023), in which the author addresses the concepts of Epistemicide and Interdiction, we base the defense of an anti-racist education through black literature, with the writer Conceição Evaristo (1996, 2020) as the representative of this art in formal education, and her concept of Escrevivência. Contrary to the fallacy of racial democracy, this research revisits curriculum formulation policies through their organization in Curriculum Theories by unlocking the eurocentric ideological bias present in their structures, which still leads to exclusive learning, privileging whiteness. Therefore, with the support and inspiration of the ongoing struggle of the Black Movement to guarantee the right to education, this work defends the need to build an Afrocentric literary education, anchored in the specificities of the Brazilian black population, so that African history and culture are included in curriculum policies, considering that the majority of the country's population is black.
Resumen: Las relaciones étnico-raciales en Brasil son permeadas por la sombra del mito de la democracia racial, ampliamente propagado a principios del siglo XX, y la fuerza de la producción literaria amplificó esta idea, la cual fue convenientemente abrazada por la élite blanca de la época y todavía encubre prácticas racistas. Ante este escenario, esta investigación desarrolla estudios sobre la enseñanza de la literatura negra y su inserción en los currículos educativos, criticando patrones de enseñanza y aprendizaje coloniales y eurocéntricos que obstaculizan la emancipación de la población negra en esta sociedad racista, capitalista y patriarcal. Comprendiendo que la población negra tiene especificidades en sus experiencias individuales y colectivas, influenciadas por una historia invisible en los currículos de enseñanza, a pesar de la existencia de leyes que respaldan la inclusión de estos conocimientos, como la Ley 10639/2003, en este trabajo reivindicamos la inclusión de conocimientos provenientes de esa comunidad en las directrices oficiales de enseñanza del país, desde una perspectiva Amefricana de Lélia Gonzalez (2018, 2020). Esta perspectiva permite la redefinición del proceso de colonización y sus consecuencias para la población negra, valiéndose de discursos sobre el tema desde la perspectiva del colonizado. Basándonos en la epistemología del Dispositivo de la Racialidad de Sueli Carneiro (2023), en la cual la autora aborda los conceptos de Epistemicidio e Interdicción, respaldamos la defensa de una educación antirracista por medio de la literatura negra, teniendo como representante de ese arte en la educación formal la escritora Conceição Evaristo (1996, 2020) y su concepto Escrevivência. Contrariamente a la falacia de la democracia racial, esta investigación revisa las políticas de formulación de los currículos por medio de su organización en las Teorías del Currículo, desglosando el sesgo ideológico eurocéntrico presente en sus estructuras, el cual aún conduce la enseñanza a un aprendizaje excluyente, privilegiando la blanquitud. Por lo tanto, con el apoyo y la inspiración de la lucha continua del Movimiento Negro para garantizar el derecho a la educación, este trabajo defende la necesidad de construir una educación literaria afrocentrada, arraigada en las especificidades de la población negra brasileña, de modo que la historia y la cultura africana se incluyan en las políticas curriculares, considerando que la población del país es mayoritariamente negra.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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