Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48295
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MateusDeMoraisTorresFerreira_DISSERT.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino de literatura no nível médio : caminhos e percalços
Autor(es): Ferreira, Mateus de Morais Torres
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal
Ensino de literatura
Hábitos de leitura
Data de publicação: 17-Jun-2023
Referência: FERREIRA, Mateus de Morais Torres. Ensino de literatura no nível médio: caminhos e percalços. 2023. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar, através de uma perspectiva intertextual, como está o ensino de literatura nas escolas de ensino médio atualmente e como os estudos contemporâneos de literatura podem contribuir para a melhoria deste ensino frente aos novos processos de leituras e de leitores advindos da modernidade. Adotaremos inicialmente uma metodologia qualitativa que se baseará em uma pesquisa bibliográfica a fim de entender, desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, como os conceitos de: literatura, leitura, leitor, letramento e leitura literária. Em seguida, com o intuito de explicações mais profundas e um entendimento mais amplo e prático da problemática, aplicaremos cem formulários nos três anos do Ensino Médio da escola Centro Educacional 619 de Samambaia Norte no Distrito Federal. Os questionários buscam indagar os alunos a respeito de seus hábitos de leitura bem como a visão sobre literatura que os mesmos possuem. Investigaremos também as estratégias de incentivo e de ensino de literatura adotadas pela escola. Ao término, esperamos ter apontado alguns caminhos para o ensino de literatura que consigam suplantar alguns dos muitos percalços encontrados a partir das leituras e dos dados coletados na pesquisa.
Abstract: The objective of this dissertation is to investigate, through an intertextual perspective, how literature is taught in high schools today and how contemporary literature studies can contribute to the improvement of this teaching in the face of new reading processes and readers arising from modernity. We will initially adopt a qualitative methodology that will be based on bibliographical research in order to understand, develop, clarify and modify concepts and ideas, such as the concepts of: literature, reading, reader, literacy and literary reading. Then, with the aim of deeper explanations and a broader and more practical understanding of the problem, we will apply one hundred forms in the three years of high school at the Centro Educacional 619 school in Samambaia Norte in the Federal District. The questionnaires seek to question students about their reading habits as well as their view of literature. We will also investigate the incentive and literature teaching strategies adopted by the school. In the end, we hope to have pointed out some paths for teaching literature that can overcome some of the many obstacles encountered from the readings and data collected in the research.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.