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MarceloPereiraAlmeida_TESE.pdf9,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcelo Pereira-
dc.date.accessioned2024-06-18T15:33:12Z-
dc.date.available2024-06-18T15:33:12Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcelo Pereira. Modelo de mobilidade residencial para o entendimento do comportamento de viagem. 2023. 357 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48315-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da tese é estimar as relações estabelecidas pela mobilidade residencial para o entendimento do comportamento de viagem. Para esse fim, foram desenvolvidos um modelo conceitual e um instrumento de mensuração sobre mobilidade residencial que compreendesse a decisão individual de permanecer ou mudar de residência. A escolha da localização residencial foi analisada no tocante ao ambiente construído e à residential self-selection, para o entendimento da escolha do meio de transporte. Além da contribuição conceitual, os procedimentos metodológicos do instrumento de pesquisa utilizado permearam pela análise, tradução, adaptação e as validações científicas para a realização de uma aplicação empírica. O modelo foi testado, mediante modelagem de equações estruturais, com 1.418 indivíduos no Distrito Federal (Brasil), por meio de duas amostras distintas: para os que permaneceram e para os que mudaram de residência nos últimos 5 anos. Os resultados encontrados nas duas amostras indicam que as características do ambiente construído, como estrutura urbana, distância e vizinhança influenciam mais a escolha da localização residencial do que os fatores comportamentais vinculados à residential self-selection, como habilidades de viagem, preferências e necessidades. Os resultados apresentados nas duas amostras sugerem que o ambiente construído não influencia a escolha do meio de transporte, e a residential self-selection não influencia a escolha da localização residencial. Além disso, para a amostra dos indivíduos que permaneceram na residência, aferiu-se que a residential self-selection não influencia na decisão pela permanência. Conclui-se, para as duas amostras, que a decisão de permanecer ou mudar de residência e a escolha da localização residencial influenciam a escolha do meio de transporte.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo de mobilidade residencial para o entendimento do comportamento de viagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComportamento de viagempt_BR
dc.subject.keywordLocalização residencialpt_BR
dc.subject.keywordMeio de transportept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of the thesis was to estimate the relationships established by residential mobility for understanding travel behavior. To this end, a conceptual model and a measurement instrument on residential mobility were developed to encompass the individual decision to stay in their current residence or change residence. The choice of residential location was analyzed in relation to the built environment and residential self-selection to understand the choice of transportation mode. In addition to the conceptual contribution, the methodological procedures of the research instrument involved analysis, translation, adaptation, and scientific validations to carry out an empirical application. The model was tested using structural equation modeling with 1,418 individuals in the Federal District, Brazil, through two distinct samples: those who stayed and those who changed residence in the last 5 years. The results obtained from both samples indicate that the characteristics of the built environment, such as urban structure, distance, and neighborhood, have a greater influence on the choice of residential location than behavioral factors related to residential selfselection, such as travel abilities, preferences, and needs. The results presented in both samples suggest that the built environment does not influence the choice of transportation mode, and residential self-selection does not influence the choice of residential location. Furthermore, for the sample of individuals who stayed in their residence, it was found that residential self-selection does not influence the decision to stay. In conclusion, for both samples, the decision to stay or change residence and the choice of residential location influence the choice of transportation mode.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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