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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48333
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AneKarolineDaSilvaPereira_DISSERT.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa-
dc.contributor.authorPereira, Ane Karoline da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-19T19:26:26Z-
dc.date.available2024-06-19T19:26:26Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ane Karoline da Silva. A construção de relações de estudantes do 6º ano do ensino fundamental com a língua inglesa em uma escola pública: um estudo crítico de cunho etnográfico. 2023. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48333-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTomando como campo amostral o contexto de uma turma do 6o ano do ensino fundamental em uma escola pública no Distrito Federal, a presente pesquisa surgiu sob o anseio de investigar e discutir como a relação com a língua inglesa é construída em uma sala de aula do sexto ano, ensino fundamental anos finais, nesse contexto. A proposta de pesquisa se constituiu através de uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico de observação, participação e gravação de áudio das aulas por um período aproximado de quatro (4) meses, buscando identificar como os estudantes constroem relações com a língua inglesa e quais os possíveis impactos dessas relações para o desenvolvimento de sua educação linguística em língua inglesa. Nesse sentido, conversas (SÜSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) com a docente regente da língua inglesa e com os estudantes da turma foram as promotoras das reflexões desse estudo. Para a promoção de uma reflexão dialógica durante a construção deste estudo, os estudos de Bonny Norton (1997, 200, 2001, 2003, 2004, 2010, 2013), no que tange aos conceitos relacionados à área de identidades; Pennycook (2021) e Ragajopalan (2020), no que tange à discussão sobre educação linguística e linguística aplicada; Paulo Freire (1987, 1994 e 1996) e bell hooks (1994, 2003, 2010, 2013 e 2020), considerando os conceitos de escola e pedagogia crítica, foram referências principais. Os resultados mostram que os estudantes do sexto ano, no contexto investigado, possuem diferentes formas de construir suas relações com a língua inglesa, as quais foram possíveis de serem dispostos para análise em cinco nuances, sendo elas: “Não gosto das palavras fatigadas de informar” (relação impactada por visões utilitaristas do uso da língua); “Dou mais respeito às palavras que vivem de barriga no chão” (relação pautada pela exploração de formas e significados em língua portuguesa e língua inglesa, translinguagem); “Eu sou da invencionática” (relação marcada pelo transliguar e construção de novos sentidos); “Queria que a minha voz tivesse formato de canto” (relação marcada por identidades em contato/confronto com outros falantes da língua); “A escola é maior que o mundo” (relação com meu mundo na nova língua). Além disso, o estudo também indica que há espaço fértil para a promoção da educação linguística nesse contexto, representado, sobretudo, por momentos de exploração linguística e uso de translinguagem García e Wei (2014) por parte dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção de relações de estudantes do 6º ano do ensino fundamental com a língua inglesa em uma escola pública : um estudo crítico de cunho etnográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação linguísticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesapt_BR
dc.subject.keywordEscola públicapt_BR
dc.subject.keywordPedagogia críticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Taking as a sampling field the context of a public elementary school in Distrito Federal, Brazil, more specifically in one of the region's satellite cities, as well as the pedagogical situation of English language education in the same context, the present research arose with the desire to investigate and discuss how the relationship with the English language is built in a sixth year classroom, final years of elementary school, in this context. The research proposal was constituted through a qualitative methodology of an ethnographic nature of observation, participation and audio recording of classes for a period of approximately four (4) months, seeking to identify some of the ways in which students build relationships with the English language and which the possible impacts of these relationships on the development of their English language education. In this sense, conversations (SÜSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) with the English language teacher and the students in the class promoted the reflections of this study. To promote a dialogical reflection during the construction of this study, the studies of Bonny Norton (1997, 200, 2001, 2003, 2004, 2010, 2013), regarding concepts related to the area of identities; Pennycook (2021) and Ragajopalan (2020), regarding the discussion on linguistic education and applied linguistics; Paulo Freire (1987, 1994 and 1996) and bell hooks (1994, 2003, 2010, 2013 and 2020), considering the concepts of school and critical pedagogy were main references.The results show that sixth year students, in the context investigated, have different ways of building their relationships with the English language, which were possible to be arranged for analysis into five categories, namely: “I don't like words that are tired of informing ” (relationship impacted by utilitarian views of language use); “I give more respect to words that live face down on the ground” (relationship guided by the exploration of forms and meanings in Portuguese and English, translanguaging); “I am from inventionatics” (relationship marked by translanguaging and construction of meaning); “I wanted my voice to have the shape of a song” (relationship marked by the investigation of identity in contact/confrontation with other speakers of the language); “The school is bigger than the world” (relationship with my world and the new language). Furthermore, the study also indicates that there is fertile space for the promotion of linguistic education in this context, represented, above all, by moments of linguistic exploration and the use of translanguaging García and Wei (2014) by students.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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