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Título: Impactos ambientais nos recursos hídricos : práticas integrativas no ensino médio e contribuição para reflexão da realidade local – Combinado Agro urbano de Brasília/ Distrito Federal
Autor(es): Marra, Régia Cristina
Orientador(es): Almeida, Tati de
Assunto: Impacto ambiental
Recursos hídricos
Ensino médio - Distrito Federal
Interdisciplinaridade
Agenda 2030
Educação ambiental
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: MARRA, Régia Cristina. Impactos ambientais nos recursos hídricos: práticas integrativas no ensino médio e contribuição para reflexão da realidade local – Combinado Agro urbano de Brasília/ Distrito Federal. 2023. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se nesse estudo uma práxis "ecopedagógica" que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema "uso e cobertura do solo e qualidade da água" é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: um guia de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do CEd Agrourbano Ipê - DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento, propiciando a abordagem dos ODS 4 (Educação de qualidade), 6 (Água limpa e Saneamento) e 17 (Parcerias pelas metas). A participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo, contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.
Abstract: This master's thesis addresses pedagogical practices in brazilian formal education and the lack of connection between theoretical knowledge and the learner's reality. Since interdisciplinarity depends on practical actions and interaction of the subjects involved, with their contextualized realities, this study proposes an "eco-pedagogical" praxis that uses the water theme as an articulator of knowledge, including popular knowledge, aesthetic perception and symbolic expressions. The theme "soil use and cover and water quality" is used as a learning object, applied in the disciplines of Natural Sciences, Social Sciences, Humanities and Language in high school. This work took a quantitative and qualitative approach, using direct observation and structured activities at the Arco de Maguerez that culminated in an educational product a support guide for teachers and coordinators – “Environmental impacts on water resources: Streamlining the Teaching of Environmental Sciences in Teaching Medium based on the 2030 Agenda and the local reality” which was validated using research questionnaires approved by the National Research Ethics Committee. The study area is composed of the sources of Capão Preto and Ipê and the courses of the Coqueiros stream that occur in the limits of an Area of Relevant Ecological Interest (ARIE) of Granja do Ipê – CAUB I/DF. The monitoring of water quality and proposed activities was carried out by students and teachers from different semesters of high school at CEd Agrourbano Ipê - DF. In this sense, interdisciplinary work on water quality in the river basin under study proved to be an opportunity to streamline pedagogical practices, in addition to providing greater knowledge of the place where students live and the interconnection between different areas of knowledge, enabling approach to SDGs 4 (Quality Education), 6 (Clean Water and Sanitation) and 17 (Partnerships for Goals). The students' participation in this study made it possible to advance their understanding of the local reality and its relationship with water quality and the use and occupation of land in the region. Environmental education is essential to educate citizens who are aware and engaged in preserving the environment, and interdisciplinary teaching is an important tool to achieve this goal. Through this work, it was possible to define areas that need recovery actions and investments in sustainable production systems and soil conservation, contributing to the preservation of the Hydrographic Basin and to the elaboration of public policies in this area.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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