Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48372
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EquivocosConceituaisDifceis.pdf664,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EquivocosSonDificiles.pdf684,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_MisconceptionsAreHard.pdf670,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.date.accessioned2024-06-24T11:45:18Z-
dc.date.available2024-06-24T11:45:18Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationMENEZES, João Paulo Cunha de. Equívocos conceituais são difíceis de morrer: compreensão da prevalência de crenças errôneas relacionadas aos diferentes estilos de aprendizagem entre professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023145, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17992/17269. Acesso em: 24 jun. 2024. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, João Paulo Cunha de. Misconceptions are hard to die:Understanding the prevalence ofmisconceptions related to different learning styles among teachers. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023145, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17992/17271. Acesso em: 24 jun. 2024. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________-
dc.identifier.citationMENEZES, João Paulo Cunha de. Equívocos son difíciles de morir: Comprender la prevalencia de creencias erróneas relacionadas con los diferentes estilos de aprendizaje entre los profesores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023145, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17992/17270. Acesso em: 24 jun. 2024.-
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48372-
dc.description.abstractDesde a sua criação, os Estilos de Aprendizagem (E.A) ganharam popularidade entre professores, pesquisadores e o público em geral. No entanto, esses estilos têm sido fortemente criticados por pesquisadores que afirmam que eles carecem de evidências que apoiem sua eficácia. Considerando o exposto, proponho neste trabalho analisar a compressão da conceituação bem como os meios de identificação dos Estilos de Aprendizagem de professores da educação básica de ciências e biologia no Distrito Federal. Para esse propósito, foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. As respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Após análise dos dados, foi possível observar que 60% dos professores afirmaram que fazem uso dos E.A no contexto de sala de aula. Os principais E.A observados foram conceituados dentro da estrutura visual-auditivo, bem como o estilo proposto por David Kolb e as Inteligências Múltiplas de Gardner.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isospa-
dc.language.isoeng-
dc.publisherUnesppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEquívocos conceituais são difíceis de morrer : compreensão da prevalência de crenças errôneas relacionadas aos diferentes estilos de aprendizagem entre professorespt_BR
dc.title.alternativeEquívocos son difíciles de morir : comprender la prevalencia de creencias erróneas relacionadas con los diferentes estilos de aprendizaje entre los profesorespt_BR
dc.title.alternativeMisconceptions are hard to die : understanding the prevalence of misconceptions related to different learning styles among teacherpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNeuromitospt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17992pt_BR
dc.description.abstract1Since their inception, Learning Styles (L.S) have gained popularity among teachers, researchers, and the public. However, these styles have been strongly criticized by researchers who claim that they lack evidence to support their effectiveness. Considering the above, I propose in this work to analyze the conceptualization compression as well as the means of identification of the Learning Styles of basic education teachers of science and biology in the Federal District. For this purpose, a questionnaire composed of open and closed questions was applied. The answers were analyzed by means of Textual Discourse Analysis. After analyzing the data, it was possible to observe that 60% of the teachers stated that they make use of the L.S in the classroom context. The main L.S observed were conceptualized within the visual auditory framework, as well as the style proposed by David Kolb and Gardner's Multiple Intelligences.pt_BR
dc.description.abstract2Desde su creación, los Estilos de Aprendizaje (E.A) han ganado popularidad entre profesores, investigadores y el público en general. Sin embargo, estos estilos han sido fuertemente criticados por investigadores que afirman que carecen de evidencia que respalde su eficacia. Considerando lo expuesto, propongo en este trabajo analizar la comprensión de la conceptualización, así como los medios de identificación de los Estilos de Aprendizaje de profesores de educación básica en ciencias y biología en el Distrito Federal. Para este propósito, se aplicó un cuestionario compuesto por preguntas abiertas y cerradas. Las respuestas fueron analizadas mediante Análisis Textual Discursivo. Después del análisis de los datos, se pudo observar que el 60% de los profesores afirmaron que hacen uso de los E.A en el contexto del aula. Los principales E.A observados se conceptualizaron dentro de la estructura visual-auditiva, así como el estilo propuesto por David Kolb y las Inteligencias Múltiples de Gardner.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2566-3957pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeNúcleo de Educação Científica (IB NECBio)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.