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Título: Absenteísmo e eficiência : um estudo nas instituições federais de ensino superior
Outros títulos: Absenteeism and efficiency : a study in federal institutions of higher education
Autor(es): Mendes, Nara Cristina Ferreira
Serrano, André Luiz Marques
Matias-Pereira, José
Cruz, Emelle Rodrigues Novais
Costa, Abimael de Jesus Barros
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9938-1071
https://orcid.org/0000-0001-5182-0496
https://orcid.org/0000-0001-6320-026X
https://orcid.org/0009-0009-7691-5403
https://orcid.org/0000-0003-0404-701X
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Eficiência
Análise envoltória de dados
Absenteísmo
Instituições federais de ensino superior
Data de publicação: 31-Jan-2024
Editora: GeSec - Revista de Gestão e Secretariado
Referência: MENDES, Nara Cristina Ferreira et al. Absenteísmo e eficiência: um estudo nas instituições federais de ensino superior. Revista Gestão e Secretariado (GeSec), São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1531-1549, 2024. DOI: http://doi.org/10.7769/gesec.v15i2.3435. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3435. Acesso em: 25 jun. 2024.
Resumo: Esta pesquisa pretende identificar a relação existente entre absenteísmo e eficiência no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES’s). Para tanto, o estudo utilizou a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Na execução desse método desconsideramos o absenteísmo (variável interesse), no primeiro momento, que resultou em 15 IFES’s como destaque em benchmark e, em seguida, ao considerando o efeito da variável absenteísmo o resultado alterou-se, pois das 15 instituições identificadas inicialmente como referência, apenas 2 delas permaneceram como destaque. Sendo assim, os resultados permitem concluir que o absenteísmo afeta negativamente na eficiência das instituições de educação superior do setor público.
Abstract: This research aims to identify the relationship between absenteeism and efficiency in the context of Federal Institutions of Higher Education (IFES). To do so, the study made use of the Data Wrap Analysis (DEA) methodology. In carrying out this method, we disregarded absenteeism (variable interest), at first, which resulted in 15 IFES as a highlight in the benchmark, and then, considering the effect of the absenteeism variable, the result changed, because of the 15 institutions initially identified as a reference, only 2 of them remained as a highlight. Thus, the results lead to the conclusion that absenteeism negatively affects the efficiency of higher education institutions in the public sector.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR)
Decanato de Gestão de Pessoas (DGP)
Licença: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3435. Acesso em: 25 jun. 2024.
DOI: http://doi.org/10.7769/gesec.v15i2.3435
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