Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FotografiaDocumentalArtistica.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de-
dc.date.accessioned2024-06-26T13:13:54Z-
dc.date.available2024-06-26T13:13:54Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationWARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421-
dc.description.abstractEste artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUSPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa fotografia documental à artísticapt_BR
dc.title.alternativeFrom documental to artistic photographypt_BR
dc.title.alternativeDe la fotografía documental a la artísticapt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.subject.keywordModernidadept_BR
dc.subject.keywordPós-modernidadept_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordFicçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 24 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675pt_BR
dc.description.abstract1This article seeks to contribute to contemporary studies on visuality by specific focusing on contemporary photography and its relationship with society, especially in the creation and maintenance of regimes of truth and power, which are transmuting the concept of truth in present time. It addresses the frictions between documentary and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic to understand the boundaries and transgressions of contemporary photography. The cases of Steve McCurry, Andreas Gursky, and the incorporation of images from the Media Ninja collective by the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) are addressed as examples.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo pretende contribuir a los estudios sobre la visualidad contemporánea con un enfoque específico en la fotografía contemporánea y su relación con la sociedad, especialmente en la creación y mantenimiento de regímenes de verdad y poder, que están transmutando el concepto de verdad en la época actual. Se abordan las fricciones entre la fotografía documental y la fotografía artística y cómo estos temas se entrelazan con la noción de lo real y lo ficcional, lo documental y lo artístico para entender los límites y transgresiones de la fotografía contemporánea. Para ello, se estudia el caso de Steve McCurry, Andreas Gursky y la incorporación de imágenes del colectivo Mídia Ninja por parte del Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8283-2940pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.