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Título: WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
Outros títulos: WebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learning
Autor(es): Silva Filho, Olavo Leopoldino
Ferreira, Marcello
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Assunto: WebQuest
Teoria da aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Interatividade
Data de publicação: 16-Jun-2023
Editora: Asociación de Profesores de Física de la Argentina
Referência: SILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024.
Resumo: Reiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.
Abstract: In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies.
Unidade Acadêmica: Instituto de Física (IF)
Licença: (CC BY NC ND)
DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391
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