Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48424
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AllisonGodoiCardoso_DISSERT.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Marizângela Apararecida de Bortolo-
dc.contributor.authorCardoso, Allison Godoi-
dc.date.accessioned2024-06-26T18:14:42Z-
dc.date.available2024-06-26T18:14:42Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.citationCARDOSO, Allison Godoi. A abordagem CTS no ensino de geografia como instrumento de análise do espaço geográfico: refletindo sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica nas regiões do Leste Europeu e do Oriente Médio 2024. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48424-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA introdução de forma abrupta do formato de ensino on-line, devido à pandemia (COVID-19), ofereceu muitas dificuldades, tanto pela falta de formação, de boa parte do corpo docente, quanto pela indisciplina do estudante. Neste ínterim, o retorno ao presencial veio acompanhado de um déficit informacional, por conseguinte, o aluno parece ter mais dificuldade de concentração, que pode, também, estar associada às aulas tradicionais. Oportunizar ao discente protagonismo e autonomia em seu processo educativo, com a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pode mitigar o problema, possibilitando uma leitura crítica do espaço geográfico, ao analisar temas reais, assim, refletindo sobre o modelo de dominação vigente, que determina padrões, dessa maneira, moldando esse espaço. O objetivo do presente estudo é desenvolver uma prática metodológica utilizando a abordagem CTS no ensino de geografia,como instrumento de análise do espaço geográfico, de maneira a contribuir com a reflexão sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica, nas regiões do Leste Europeu e do Oriente Médio. A problematização do discurso do determinismo tecnológico poderá favorecer a compreensão das transformações que ocorrem no espaço geográfico em função dos avanços da tecnologia e da ciência que, por intermédio da força bélica e econômica, determinam as relações de poder e a ordem mundial. Este trabalho apoia-se na categoria espaço geográfico, segundo Milton Santos, bem como nos postulados em CTS, de Dagnino, Auler e Wildson Santos, Benakouche, Strieder e Kawamura, convergindo com os ensinamentos de Freire. Estapesquisa será qualitativa e pautada pelo método indutivo com a coleta de dados, por intermédio de questionário pré-definido, que visa analisar o ponto de vista dos alunos sobre a relevância da abordagem CTS no ensino de Geografia. Logo, espera-se, com a abordagem CTS, proporcionar ao estudante uma leitura do espaço geográfico que auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à análise sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, tomando a alfabetização científica e tecnológica, relacionada ao cotidiano, como estratégia para a construção de significado à ciência geográficapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA abordagem CTS no ensino de geografia como instrumento de análise do espaço geográfico : refletindo sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica nas regiões do Leste Europeu e do Oriente Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação científica e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subject.keywordEspaço geográficopt_BR
dc.description.abstract1The abrupt introduction of the online teaching format, due to the pandemic (COVID-19), presented many difficulties, both due to the lack of training of a large part of the teaching staff, and the lack of discipline on the part of the student. In the meantime, the return to face-to-face learning was accompanied by an information deficit, therefore, the student seems to have more difficulty concentrating, which may also be associated with traditional classes. Providing students with opportunities for protagonism and autonomy in their educational process, with the Science-Technology-Society (CTS) approach, can mitigate the problem, enabling a critical reading of the geographic space, when analyzing real themes, thus reflecting on the current model of domination, which determines patterns, thus shaping this space. The objective of the present study is to develop a methodological practice using the CTS approach in teaching geography, as an instrument for analyzing geographic space, in order to contribute to reflection on the relationship between technological determinism and the geopolitical order, in the Eastern regions. European and Middle Eastern. The problematization of the discourse of technological determinism may favor the understanding of the transformations that occur in geographic space due to advances in technology and science that, through military and economic force, determine power relations and world order. This work is based on the geographic space category, according to Milton Santos, as well as on the postulates in CTS, by Dagnino, Auler and Wildson Santos, Benakouche, Strieder and Kawamura, converging with Freire's teachings. This research will be qualitative and guided by the inductive method with data collection, through a pre-defined questionnaire, which aims to analyze the students' point of view on the relevance of the CTS approach in teaching Geography. Therefore, it is expected, with the CTS approach, to provide the student with a reading of the geographic space that helps in the development of skills and competencies fundamental to the analysis of the interactions between Science-Technology-Society, taking scientific and technological literacy, related to everyday life, as a strategy for constructing meaning in geographic science.pt_BR
dc.contributor.emailallisoncardososgt@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.