Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edilene Américo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Débora Maria de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T18:38:22Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T18:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Débora Maria de Santana. Trilha interpretativa como ferramenta didática ao ensino de geografia: trabalhando o conceito de paisagem no ribeirão Sobradinho. 2024. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48425 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação teve por objetivo a produção de uma cartilha digital como ferramenta
de discussão geográfica da categoria Paisagem por meio da criação de um roteiro de
trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho em Sobradinho (DF), onde há
um projeto ambiental comunitário na Área de Preservação Permanente (APP). A
elaboração de um material pedagógico, acessível e coerente com a realidade
ambiental e social, visou considerar o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o
projeto ambiental; a categoria Paisagem e os novos atravessamentos do ensino de
Geografia que defendem abordagens que incentivem o pensar-geograficamente. A
partir da identificação dos pontos interpretativos do percurso de trilha ecológica
existente no projeto ambiental, considerou-se a percepção e a interpretação ambiental
como bases da elaboração das trilhas interpretativas. Dessa forma, foi possível a
definição de cinco pontos de atratividade para interpretação que nortearam o percurso
de trilha interpretativa da Cartilha para a compreensão da paisagem e fomento do
sentimento de pertencimento do educando à sua realidade. A metodologia do
trabalho, considerou uma abordagem geográfica centrada no espaço vivido, filiada,
portanto, à Geografia Humanista, com a abordagem do método qualitativo a partir do
levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, uso
de mapas, gráficos e figuras. A utilização da Cartilha permitiu compreender sobre a
importância da construção de propostas e materiais que consideram espaços não
formais de aprendizagem, agentes mediadores para além do professor, ferramentas
para além do livro didático e o lugar como importante referência na construção do
conhecimento geográfico do aluno. A Cartilha é um material de mediação de uma
experiência que a trilha interpretativa possibilitou evidenciar e dialogar com a
problemática ambiental, amparada pelo conceito de Paisagem na perspectiva do lugar
de vivência dos estudantes, além de contribuir para o compartilhamento e para o
exercício de propostas no âmbito da Geografia escolar que sugerem maneiras de
tornar a seara do conhecimento geográfico mais dinâmica e significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trilha interpretativa como ferramenta didática ao ensino de geografia : trabalhando o conceito de paisagem no ribeirão Sobradinho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bacias hidrográficas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this dissertation was to produce a digital booklet as a tool for discussing the
geographical category of Landscape through the creation of an interpretive trail on the
banks of the Sobradinho Stream in Sobradinho (DF), where there is a community
environmental project in the Permanent Preservation Area (APP). The development of
educational material that is accessible and coherent with the environmental and social
reality aimed to take into account the context of the Sobradinho Stream environment
and the ecosystem project; the category of Landscape and the new approaches to
teaching geography that advocate teaching approaches that encourage the think geographically. Based on the identification of the interpretive points of the existing
ecological trail in the environmental project, we considered environmental perception
and interpretation as the basis for the production of interpretive trails. In this way, it
was possible to define five points of attraction for interpretation that guided the
interpretive trail of the Booklet for understanding the landscape and fostering the
student's sense of belonging to their reality. The methodology used in the work
considered a geographical approach centered on the lived space, therefore affiliated
with Humanist Geography, using the qualitative method based on a bibliographical and
documentary survey, fieldwork, photographic records, and the use of maps, graphs,
and figures. Using the Booklet allowed us to understand the importance of building
proposals and materials that take into account non-formal learning spaces, mediating
agents other than the teacher, tools other than the textbook and place as an important
reference in building students' geographical knowledge. The Booklet is a material for
mediating an experience in which the interpretive trail made it possible to highlight and
dialog with the environmental problem, supported by the concept of Landscape from
the perspective of the place where the students live, as well as contributing to the
sharing and exercise of proposals within the scope of School Geography that suggest
ways of making the field of geographical knowledge more dynamic and meaningful. | pt_BR |
dc.contributor.email | debmsr@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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