Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Roselir de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Roberto de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T18:53:27Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T18:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Roberto de Freitas. Noções espaciais e a produção de materiais pedagógicos aplicados às aulas de geografia para estudantes com deficiência intelectual. 2024. 72 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48426 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudantes com deficiência intelectual (DI) podem enfrentar dificuldades de
aprendizagem e, portanto, é importante dar-lhes a oportunidade de estabelecerem
relações espaciais, adquirindo habilidades fundamentais para a interpretação do
espaço geográfico. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na construção das noções
espaciais. A pesquisa assume abordagem qualitativa e se organiza em quatro etapas
metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, planejamento de Oficina Geográfica,
desenvolvimento da Oficina Geográfica e análise dos dados. Optou-se por
desenvolver a pesquisa no CEF 26 de Ceilândia, em turma especial do ensino
fundamental, integrada por dez alunos adultos com deficiência intelectual. A oficina
contemplou seis fases tratando das relações topológica, projetiva e finalizando na
relação espacial euclidiana, a qual demanda habilidades mais complexas. A avaliação
se deu por observação direta e preenchimento de fichário. Os resultados obtidos
demonstraram que a aprendizagem das relações espaciais é uma jornada contínua
multifacetada e única para cada aluno. Destaca-se a diversidade nos resultados e a
importância da personalização do ensino, da adaptação constante e da incorporação
de estratégias lúdicas para uma educação geográfica eficaz. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Noções espaciais e a produção de materiais pedagógicos aplicados às aulas de geografia para estudantes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações espaciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maquete | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Students with intellectual disabilities (ID) may face learning difficulties, and, therefore,
it is important to provide them opportunity to establish spatial relationships and to
acquire fundamental skills for the interpretation of geographic space. The objective of
this research was to analyze the teaching-learning process of students with intellectual
disabilities in constructing spatial notions. The research assumes a qualitative
approach and is organized in four methodological stages: a bibliographic review, the
planning of a Geographic Workshop, the development of the Geographic Workshop
and, finally, data analysis. It was carried out at CEF 26 in Ceilândia, in a special
elementary school class made up of 10 adult students with intellectual disabilities. The
workshop included six phases dealing with topological and projective spatial
relationships, then moving on to the projective one and ending with the Euclidean
spatial relationship, which demands more complex skills. The assessment took place
through direct observation and the filling out of a binder. The results demonstrated that
learning spatial relationships is a continuous, multifaceted, and unique journey for each
student. The diversity in results and the importance of personalizing teaching, constant
adaptation, and the incorporation of playful strategies for effective geographic
education are highlighted. | pt_BR |
dc.contributor.email | prof.robertofm@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|