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Título: Educação judicial como estratégia de desenvolvimento organizacional : sua contribuição para o programa de gestão por competência do Poder Judiciário
Autor(es): Martins, Angela do Socorro Paiva Ferreira
Orientador(es): Felix, Loussia Penha Musse
Assunto: Educação jurídica
Gestão por competências
Escolas judiciais
Escola de magistratura
Data de publicação: 3-Jul-2024
Referência: MARTINS, Angela do Socorro Paiva Ferreira. Educação judicial como estratégia de desenvolvimento organizacional: sua contribuição para o programa de gestão por competência do Poder Judiciário. 2023. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta dissertação se propõe ao estudo da Educação Judicial como ferramenta estratégica no Poder Judiciário. Tem como objetivo analisar como a Educação Judicial no Brasil tem contribuído para a implementação de programas de Gestão por Competências, modelo de gestão de pessoas contido no planejamento estratégico sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, optou pela abordagem de pesquisa construtivista e interpretativista, entendendo-se a necessidade de correlação com os estudos teóricos e os achados empíricos, para uma análise crítica dos significados encontrados no desenvolvimento da investigação. Assim, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, desenvolvida a partir de técnicas indiretas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e exploratória documental, com uso de método dedutivo; e tendo como locus as escolas judiciais e de magistratura e os tribunais de justiça estaduais. Os resultados da pesquisa revelam que não só há um trabalho integrado entre as escolas judiciais e os setores de gestão de pessoas dos tribunais de justiça como é viável que as próprias escolas assumam a execução de programas de Gestão por Competências, auxiliando, portanto, diretamente no desenvolvimento organizacional. Destaca-se o reconhecimento da Educação Judicial como instrumento de desenvolvimento estratégico, contribuindo para o aumento da governança institucional e social. As implicações dessa descoberta transcende o âmbito acadêmico, reverberando nos tribunais e em suas escolas judiciais e de magistratura, onde a aplicação prática dessas competências pode traduzir-se em decisões mais acertadas e justas aos olhos da sociedade.
Abstract: This dissertation aims to study Judicial Education as a strategic tool within the Judiciary. Its objective is to analyze how Judicial Education in Brazil has contributed to the implementation of Competency Management programs, a model of people management included in the strategic planning suggested by the National Council of Justice. For this purpose, it has chosen a constructivist and interpretative research approach, understanding the need to correlate theoretical studies and empirical findings for a critical analysis of the meanings found in the development of the investigation. Therefore, it is a qualitative research, developed through indirect data collection techniques: bibliographical research and documentary exploration, using a deductive method; focusing on judicial schools, magistracy schools, and state courts. The research results reveal not only an integrated work between judicial schools and the people management sectors of the courts but also the feasibility of these schools taking on the execution of Competency Management programs, thus directly assisting in organizational development. It emphasizes the recognition of Judicial Education as an instrument for strategic development, contributing to increased institutional and social governance. The implications of this discovery go beyond the academic sphere, resonating in courts and their judicial and magistracy schools, where the practical application of these competencies can translate into more accurate and just decisions in the eyes of society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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