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Título: Verificação de utilização da liga níquel-titânio pseudoelástica como reforço em uma viga de concreto
Autor(es): Silva, Jeanisson Cesar Mariano
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Coorientador(es): Muterlle, Palloma Vieira
Assunto: Ligas NiTi
Materiais inteligentes
Estruturas (Engenharia)
Data de publicação: 8-Jul-2024
Referência: SILVA, Jeanisson Cesar Mariano. Verificação de utilização da liga níquel-titânio pseudoelástica como reforço em uma viga de concreto. 2023. 162 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O uso do concreto armado na indústria da construção é muito difundido pelo mundo, portanto se faz necessário que vários aspectos técnicos sejam analisados quando novos materiais são propostos para fazer conjunto ou substituição no sistema estrutural. Este é um material que não tem bom comportamento em caso de cargas dinâmicas, devido sua grande rigidez e sua pouca deformação. O fato de utilizar um material dúctil como reforço faz com que o sistema estrutural tenha maior liberdade de atuação em vibrações e também reduz a ruptura tão abrupta, o que remete a maior segurança de uma edificação. Portanto, a proposta de utilizar a liga Níquel-Titânio (NiTi) como reforço no concreto tende a favorecer a recuperação de deformações de um elemento estrutural e evitar o colapso abrupto. Esta pesquisa experimental delimita-se na verificação do comportamento mecânico de uma viga à flexão e apoia-se, principalmente, na norma internacional ASTM C78. Os corpos de prova foram fabricados com reforço em aço convencional, com reforço em Níquel-Titânio e sem reforço, foram testados seguindo criteriosamente os requisitos sugeridos pela norma técnica citada. Os resultados demonstraram que, para o aço nervurado convencional, obteve-se resistência mecânica à flexão de 7,37 ± 0,67 MPa e deslocamento de 10,47 ± 0,47 mm, sendo possível verificar que o reforço suportou maior esforço em comparação ao Níquel-Titânio, porém menor deslocamento, sendo que, para o reforço em Níquel-Titânio, a viga apresentou resistência mecânica à flexão de 5,42 ± 0,44 MPa e deslocamento de 67,30 ± 1,46 mm. Ou seja, o sistema estrutural resistiu 26.48% menos à flexão, porém o deslocamento foi cerca de 642,79% maior em relação ao reforço de aço e, também, apresentou recuperação parcial da posição inicial da viga mesmo após fratura completa do concreto. A viga sem reforço teve resistência à flexão de 1,57 ± 0,63 MPa e deslocamento de 1,18 ± 0,33 mm, percebe-se que o NiTi, mesmo com superfície lisa, melhorou a resistência da viga, aproximadamente, 3,45 vezes e o deslocamento foi maior 57 vezes ao se comparar com a viga sem reforço, foram feitos ensaios de arrancamento dos reforços das vigas, verificando a eficiência da aderência entre os materiais.
Abstract: The use of reinforced concrete in the construction industry is widespread worldwide, so it is necessary to analyze various technical aspects when new materials are proposed to work in conjunction with or replace the structural system. This material does not behave well under dynamic loads due to its high stiffness and low deformation. The use of a ductile material as reinforcement allows the structural system to have greater freedom of action in vibrations and reduces abrupt failure, leading to increased safety in a building. Therefore, the proposal to use Nickel-Titanium (NiTi) alloy as reinforcement in concrete tends to favor the recovery of deformations in a structural element and avoid sudden collapse. This experimental research focuses on examining the modulus of rupture of a flexural beam, primarily based on the international ASTM C78 standard. Specimens were manufactured with conventional steel reinforcement, Nickel-Titanium reinforcement, and without reinforcement. They were tested following the requirements suggested by the mentioned technical standard. The results showed that, for conventional ribbed steel, a modulus of rupture of 7.37 ± 0.67 MPa and a displacement of 10.47 ± 0.47 mm were obtained. It was observed that the steel reinforcement supported a higher load compared to Nickel-Titanium but with a smaller displacement. For Nickel-Titanium reinforcement, the beam exhibited a modulus of rupture of 5.42 ± 0.44 MPa and a displacement of 67.30 ± 1.46 mm. In other words, the structural system resisted 26.48% less to the modulus of rupture, but the displacement was approximately 642.79% higher compared to steel reinforcement. Additionally, it showed partial recovery of the initial position of the beam even after complete concrete fracture. The unreinforced beam had a modulus of rupture of 1.57 ± 0.63 MPa and a displacement of 1.18 ± 0.33 mm. It is evident that NiTi, even with a smooth surface, improved the beam's modulus of rupture approximately 3.45 times and increased the displacement fifty-seven times compared to the unreinforced beam. Pull-out tests of the reinforcements from the beams were conducted to verify the efficiency of the bond between the materials.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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