Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Amanda Flávio de | pt_BR |
dc.contributor.author | Meira, Gabriel da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T19:30:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T19:30:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | MEIRA, Gabriel da Silva. Análise crítica da regra de circuito fechado da Agência Nacional de Transportes Terrestres : inconstitucionalidades e abuso de poder regulatório. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48653 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O advento da internet trouxe consigo ampla variedade de possibilidades de
empreendedorismo. Se antes as trocas comerciais e a prestação de serviços
dependiam quase que exclusivamente de interações presenciais entre fornecedores
e consumidores, na atualidade, os dispositivos móveis conectados à world wide web
favorecem a celebração de negócios entre partes localizadas quilômetros de
distância umas das outras. A facilidade de conexão, bem como o acesso instantâneo
à informação, tornam possível que empreendedores e desenvolvedores ao redor do
mundo descubram as necessidades de diferentes perfis de consumidores, facilitando
o desenvolvimento de negócios que atendam exatamente às demandas mapeadas.
É justamente neste cenário que se desenvolve a chamada economia compartilhada,
campo da economia digital em que operam principalmente startups disruptivas que
oferecem produtos e serviços inovadores ao público em geral. Apesar dos benefícios
trazidos pelos novos modelos de negócios para a economia brasileira, regulamentos
obsoletos editados pelo Poder Público impõem obstáculos às operações de
empresas que, não atuando dentro de um cenário de ilegalidade, ampliam as
opções de produtos à disposição dos consumidores. Tendo esse cenário como pano
de fundo, o presente trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso para analisar
as características do chamado fretamento colaborativo no transporte rodoviário
interestadual de passageiros - TRIP. São analisados, sob a luz da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988 e da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº
13.879, de 03 de outubro de 2019), os contornos jurídico-constitucionais da regra de
circuito fechado estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres -
ANTT no TRIP em regime de fretamento. Ao final, com base na legislação em
comento e em entendimentos do Supremo Tribunal Federal em casos análogos,
conclui-se pela incompatibilidade do circuito fechado com o ordenamento jurídico
pátrio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise crítica da regra de circuito fechado da Agência Nacional de Transportes Terrestres : inconstitucionalidades e abuso de poder regulatório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia compartilhada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agências reguladoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The advent of the internet around the world brought with it a wide diversity of
entrepreneurship possibilities. If commercial exchanges of products and services
previously depended almost exclusively on face-to-face interactions between
suppliers and consumers, mobile devices connected to the world wide web favor the
celebration of business opportunities between parties located even kilometers away
from each other. The ease of communication, as well as instant access to
information, make it possible for entrepreneurs and developers around the globe to
become aware of the needs and complaints of different consumer profiles, facilitating
the development of businesses that meet exactly the mapped demands. It is
precisely in this scenario that the so-called sharing economy is developing. A field of
the digital economy in which disruptive startups operate and which is mainly known
for the offer of innovative products and services to the general public. Despite the
benefits brought by new business models to the Brazilian economy, obsolete
regulations impose obstacles to the operations of companies that, not operating
within a scope of illegality, expand the options of products available to consumers.
With this scenario as a backdrop, this work uses the case study methodology to
analyze the characteristics of the road transport by charter under collaboration in
interstate road passenger transport - TRIP. It is analyzed, in light of the Constitution
of the Federative Republic of Brazil of 1988 and the Law of Economic Freedom (Law
nº 13,879, of October 3, 2019), the legal-constitutional contours of the "closed circuit"
rule established by the National Agency of Land Transport - ANTT on TRIP under
charter. In the end, based on the legislation under discussion and also on
jurisprudential understandings of the Federal Supreme Court in similar cases, it is
concluded that the closed circuit is incompatible with the national legal system and
poses a threat to the freedom of initiative in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|