Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Slobodian, Veronica | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Gleydson Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T01:21:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T01:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gleydson Barros. Proposta de sequência didática sobre o tema dengue para o ensino de biologia baseada nos três momentos pedagógicos (3MP). 2022. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48667 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dengue é uma virose transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que se proliferam
principalmente no ambiente urbano, em locais de água limpa e parada. Fatores como a
ocupação desordenada do solo, somada à falta de serviços públicos básicos de saúde, levam
ao avanço desta doença. Neste cenário, a educação em saúde da população pode ser benéfica
ao combate à propagação do vetor, e por consequência da própria doença. A proposta deste
trabalho é desenvolver uma sequência didática que vise à conscientização e a compreensão
dos estudantes em relação à epidemia de dengue em regiões limítrofes de expansão urbana,
desenvolvendo uma visão crítica sobre a temática abordada, e identificando situações que
levem ao descontrole da doença. Esta sequência didática foi baseada na abordagem
metodológica dos três momentos pedagógicos, desenvolvendo momentos de reflexão e
diálogo entre os alunos sobre os problemas ambientais e sociais em sua comunidade, as
causas da epidemia de dengue na região, além de identificar os problemas ambientais
ocasionados pela ocupação irregular do solo. Para isso, a sequência didática propõe análises
de imagens, saídas de campo e experimentações para o teste de substâncias popularmente
utilizadas no combate às larvas do mosquito da dengue. Como forma de avaliação e
divulgação dos seus trabalhos, ao final da sequência didática os alunos desenvolverão um
vídeo relatando seus conhecimentos e aprendizados sobre o tema proposto. O
desenvolvimento desta sequência didática se apresenta como proposta metodológica para ser
empregada como Itinerário Formativo, na forma de disciplina eletiva, para o atual modelo de
aprendizagem do Novo Ensino Médio, no âmbito do DF. Esta sequência didática buscou
contextualizar o papel fundamental da escola em trabalhar a conscientização da comunidade
local para com os cuidados referentes a esta doença, instruindo e colocando os estudantes
como possiveis “agentes naturais de saúde”. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática sobre o tema dengue para o ensino de biologia baseada nos três momentos pedagógicos (3MP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dengue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Dengue is a viral disease transmitted by mosquitoes from the genus Aedes, which are
proliferous in the urban environment, in clean and steady water. This disease spreads due
several factors, such as the urban expansion and the lack of public services, mainly health
services. Given this scenario, educating the students on health issues can benefit the
population affected by this disease, focusing in the elimination of the vector and thus the
disease per se. This work presents a didactic sequence to enlighten the students on aspects
related to dengue epidemic, mainly in border regions of urban expansion. The objective is to
develop in the students a critical view regarding the topic, identifying the situations that result
in the current uncontrolled dengue situation. This didactic sequence uses the Three
Pedagogical Moments methodology, allowing observation, thinking and dialogue among
students regarding the environmental and social issues of their community, and the causes for
dengue epidemic. In order to do so, the didactic sequence uses image analyses, field trips and
experimentation of substances used as larvicides for dengue. The students will be evaluated
continuously during the activities, and at the end through the production of a video, in which
they will expose and discuss the educational gains during the sequence. This didactic
sequence can be executed during an elective class of the formative itinerary of the New
Middle School, in the Federal District of Brazil. The sequence aims to contextualize the
school role in bringing awareness to the local community regarding the dengue, turning the
students into natural health agents. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|