Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48667
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleydsonBarrosFerreira_DISSERT.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSlobodian, Veronica-
dc.contributor.authorFerreira, Gleydson Barros-
dc.date.accessioned2024-07-10T01:21:04Z-
dc.date.available2024-07-10T01:21:04Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gleydson Barros. Proposta de sequência didática sobre o tema dengue para o ensino de biologia baseada nos três momentos pedagógicos (3MP). 2022. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48667-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA dengue é uma virose transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que se proliferam principalmente no ambiente urbano, em locais de água limpa e parada. Fatores como a ocupação desordenada do solo, somada à falta de serviços públicos básicos de saúde, levam ao avanço desta doença. Neste cenário, a educação em saúde da população pode ser benéfica ao combate à propagação do vetor, e por consequência da própria doença. A proposta deste trabalho é desenvolver uma sequência didática que vise à conscientização e a compreensão dos estudantes em relação à epidemia de dengue em regiões limítrofes de expansão urbana, desenvolvendo uma visão crítica sobre a temática abordada, e identificando situações que levem ao descontrole da doença. Esta sequência didática foi baseada na abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos, desenvolvendo momentos de reflexão e diálogo entre os alunos sobre os problemas ambientais e sociais em sua comunidade, as causas da epidemia de dengue na região, além de identificar os problemas ambientais ocasionados pela ocupação irregular do solo. Para isso, a sequência didática propõe análises de imagens, saídas de campo e experimentações para o teste de substâncias popularmente utilizadas no combate às larvas do mosquito da dengue. Como forma de avaliação e divulgação dos seus trabalhos, ao final da sequência didática os alunos desenvolverão um vídeo relatando seus conhecimentos e aprendizados sobre o tema proposto. O desenvolvimento desta sequência didática se apresenta como proposta metodológica para ser empregada como Itinerário Formativo, na forma de disciplina eletiva, para o atual modelo de aprendizagem do Novo Ensino Médio, no âmbito do DF. Esta sequência didática buscou contextualizar o papel fundamental da escola em trabalhar a conscientização da comunidade local para com os cuidados referentes a esta doença, instruindo e colocando os estudantes como possiveis “agentes naturais de saúde”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de sequência didática sobre o tema dengue para o ensino de biologia baseada nos três momentos pedagógicos (3MP)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação científicapt_BR
dc.subject.keywordDenguept_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.description.abstract1Dengue is a viral disease transmitted by mosquitoes from the genus Aedes, which are proliferous in the urban environment, in clean and steady water. This disease spreads due several factors, such as the urban expansion and the lack of public services, mainly health services. Given this scenario, educating the students on health issues can benefit the population affected by this disease, focusing in the elimination of the vector and thus the disease per se. This work presents a didactic sequence to enlighten the students on aspects related to dengue epidemic, mainly in border regions of urban expansion. The objective is to develop in the students a critical view regarding the topic, identifying the situations that result in the current uncontrolled dengue situation. This didactic sequence uses the Three Pedagogical Moments methodology, allowing observation, thinking and dialogue among students regarding the environmental and social issues of their community, and the causes for dengue epidemic. In order to do so, the didactic sequence uses image analyses, field trips and experimentation of substances used as larvicides for dengue. The students will be evaluated continuously during the activities, and at the end through the production of a video, in which they will expose and discuss the educational gains during the sequence. This didactic sequence can be executed during an elective class of the formative itinerary of the New Middle School, in the Federal District of Brazil. The sequence aims to contextualize the school role in bringing awareness to the local community regarding the dengue, turning the students into natural health agents.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.