http://repositorio.unb.br/handle/10482/48689
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DeiseLourencoDeJesus_TESE (1).pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O papel do makerspace na transformação das bibliotecas universitárias |
Autor(es): | Jesus, Deise Lourenço de |
Orientador(es): | Cunha, Murilo Bastos da |
Assunto: | Makerspace Biblioteca universitária Inovações em bibliotecas |
Data de publicação: | 10-Jul-2024 |
Data de defesa: | 9-Mai-2023 |
Referência: | JESUS, Deise Lourenço de. O papel do makerspace na transformação das bibliotecas universitárias. 2023. 178 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa busca descobrir o papel do makerspace na transformação das bibliotecas universitárias. Num cenário de rápida evolução e mudanças pelas quais as bibliotecas estão passando, o makerspace tem se demonstrado um espaço de muito potencial, uma vez que na literatura científica sobre o tema é constantemente correlacionado com as bibliotecas. A pesquisa tem como objetivo geral: analisar o impacto do uso de makerspaces para o futuro do espaço físico das bibliotecas universitárias. Problema de pesquisa: a inserção do makerspace nos espaços físicos das bibliotecas representa uma mudança permanente na concepção da biblioteca universitária? Para nortear os objetivos e chegar a uma resposta para o problema da pesquisa, o método utilizado foi o survey. Um questionário foi enviado a bibliotecas universitárias de todo mundo baseado nas informações do Times Higher Education ranking, com o intuito de avaliar a opinião destas em relação ao uso do makerspace em seus espaços físicos. A análise dos dados revelou que a maioria dos respondentes eram dos Estados Unidos, o foco dos makerspaces está voltado para as áreas de ciência, tecnologia, artes e matemática, as ferramentas mais disponibilizadas são impressoras 3D, vídeo e áudio, laboratório digitais, ferramentas de solda, costura, eletrônica, serralheria, programação e robótica. A maioria, ou 67% dos makerspaces existe há mais de 3 anos, são financiados sobretudo com recursos da própria biblioteca universitária e com acesso gratuito. O público atendido está focado na comunidade interna da universidade e 75% das bibliotecas precisaram fazer algum tipo de adaptação no espaço físico para inclusão do makerspace, não houve grandes reclamações por parte dos usuários em relação à perda do espaço físico. A maioria dos respondentes entende os makerspaces como uma tendência permanente para a biblioteca universitária bem como existe uma relação positiva entre o makerspace e o desempenho acadêmico dos estudantes. O makerspace também foi considerado como potencializador do aumento do engajamento. Na questão aberta houve ressalvas quanto ao propósito do makerspace dentro da biblioteca universitária e seu alinhamento com o currículo da universidade. Conclui-se portanto que, diante do cenário atual, dentro do universo pesquisado, o makerspace pode ser considerado como um ativo transformador das bibliotecas universitárias desde que esteja alinhado aos outros setores e currículo da universidade, além de um planejamento financeiro que garanta a sua subsistência. |
Abstract: | The present research aims to discover the role of makerspace in the transformation of academic libraries. In a scenario of rapid evolution and changes that libraries are going through, the makerspace has shown itself to be a space of enormous potential, since in the scientific literature on the subject it is constantly correlated with libraries. The research has a general objective: to analyze the impact of the use of makerspaces for the future of the physical space of academic libraries. Research problem: does the insertion of the makerspace in the physical spaces of libraries represent a permanent change in the conception of the university library? To guide the objectives and reach an answer to the research problem, the method used was the survey. A questionnaire was sent to academic libraries around the world, based on Time Higher Education ranking, in order to assess their opinion regarding the use of makerspace in their physical spaces. Data analysis revealed that most makerspaces were from the United States, the focus of makerspaces is on the areas of science, technology, arts and mathematics, the most available tools are 3D printers, video and audio, digital laboratory, welding, sewing, electronics, carpentry, programming and robotics. 67% of the makerspaces exists for more than 3 years, are supported mainly with resources from the academic library and with free access. The public served is focused on the university's internal community and 75% of the libraries needed to make some kind of adaptation in the physical space to include the makerspace; there were no major complaints from users regarding the loss of physical space. Most respondents understand makerspaces as a permanent trend for the university library, as well as there is a positive relationship between the makerspace and the academic performances. The makerspace was also considered to enhance engagement. In the open question there were reservations about the purpose of the makerspace within the academic library and its alignment with the university curriculum. It is concluded, therefore, that, given the current scenario, within the universe researched, the makerspace can be considered as an active transformer of academic libraries as long as it is aligned with departments and university curriculum, in addition to financial planning that guarantees their livelihood. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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