Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Brait, Débora Cristina Piai | - |
dc.contributor.author | Alves, Kamila Trindade | - |
dc.contributor.author | Silva, Otavio Henrique da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T15:16:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T15:16:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.identifier.citation | BRAIT, Débora Cristina Piai; ALVES, Kamila Trindade; SILVA, Otavio Henrique da. Avaliação da infraestrutura cicloviária de uma cidade de pequeno porte: estudo de caso em Guaíra, São Paulo. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 7, p. 225–242, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1194-23E20A. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1194. Acesso em: 10 jul. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48690 | - |
dc.description.abstract | A promoção do transporte cicloviário, modo sustentável e ativo para a realização de deslocamentos, traz
benefícios ao ambiente e à saúde dos usuários. Contudo, como diferentes fatores influenciam a adoção da
bicicleta, é relevante que as cicloestruturas existentes sejam regularmente avaliadas. Isso permite identificar
a necessidade de melhorias visando a adequação técnica da infraestrutura. Essa questão é particularmente importante no caso de cidades pequenas, onde há ausência de transporte público. Considerando que este é
o caso de Guaíra, SP, este estudo objetivou avaliar a infraestrutura cicloviária deste centro. Para isso,
desenvolveu-se um checklist composto por 15 itens, relacionados a indicadores de qualidade, divididos em
5 temas, passíveis de auditoria segundo condições de Conformidade (C), Conformidade Parcial (CP) e
Inconformidade (I). Após auditoria dos dois trechos cicláveis existentes na cidade, uma ciclovia (A) e uma
ciclofaixa (B), foi possível constatar problemas, em especial quanto à largura útil disponível para circulação
e à ausência de sombreamento. Isso permitiu embasar propostas de melhoria, como o aumento das larguras
e o plantio de árvores. Pela sua simplicidade e praticidade, entende-se que o instrumento elaborado possa
ser empregado em outras cidades pequenas, tanto para identificar intervenções, como para embasar o
projeto de novos espaços cicláveis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Concilium Journal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evaluation of the cycling infrastructure in a small town : a case study in Guaíra, São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Avaliação da infraestrutura cicloviária de uma cidade de pequeno porte : estudo de caso em Guaíra, São Paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lista de verificação | pt_BR |
dc.rights.license | Open Access (CC BY NC SA) Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1194. Acesso em: 10 jul. 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The promotion of cycling, a sustainable and active way to travel, provides benefits to the environment and
the health of users. However, as different factors influence the adoption of the bicycle, it is relevant that
existing cycle structures are regularly evaluated. This enables to identify necessary improvements to the
technical adequacy of the infrastructure. This issue is particularly important in the case of small towns,
where there is no public transport. Considering this is the case of Guaíra, São Paulo, Brazil, this study aimed
to evaluate the cycling infrastructure of this urban center. For this, a checklist composed of 15 items was
developed. This items are related to quality indicators, divided into 5 themes, subject to audit according to
conditions of Compliance (C), Partial Compliance (PC) and Non-Compliance (NC). After auditing the two
existing cycling infrastructure in the town, a bike path (A) and a bike lane (B), problems were identified,
especially regarding the usable width available for circulation and the lack of shading. Based on this
information, proposals for improvement were formulated, such as increasing the width and planting trees.
Due to its simplicity and practicality, the built instrument can be used in other small cities to identify
interventions and also to support the design of new cycling spaces. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-8783-5026 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-5656-3020 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0316-9966 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Centro Universitário UNIFAFIBE | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Centro Universitário UNIFAFIBE | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|