Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Helena Almeida de | - |
dc.contributor.author | Klosovski, Andressa Maria Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T21:17:23Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T21:17:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | KLOSOVSKI, Andressa Maria Rodrigues. Análise comparada dos critérios de distribuição das quotas estaduais e municipais do salário-educação: impactos no financiamento da educação básica nos estados e no Distrito Federal. 2023. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48708 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar comparativamente os critérios de distribuição das
quotas estaduais e municipais do salário-educação entre o modelo vigente, baseado
na arrecadação da contribuição em cada estado e a sistemática estabelecida pelo
Supremo Tribunal Federal, em 2022. Pretende-se averiguar os impactos na função
redistributiva dos recursos e se estes contribuem para a redução das desigualdades.
A pesquisa é descritiva e analítica com abordagem quantitativa, tendo em vista a
utilização de revisão bibliográfica e documental, a análise dos dados físicos e
financeiros, de 2007 a 2022, utilizando-se de relatórios do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da
Receita Federal do Brasil (RFB). A hipótese da dissertação é de que a distribuição
atual das quotas estaduais/municipais do salário-educação não integra o conjunto de
recursos destinados à redução de desigualdades educacionais, pois tem caráter
devolutivo dos recursos arrecadados pelos entes federados. Em contraponto, a partir
da interpretação dos dispositivos que tratam de sua distribuição dada pelo STF, a
fonte do salário-educação pode compor o rol de fontes de financiamento que, assim
como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), contribui para a equidade
educacional do Brasil. A dissertação está organizada com introdução, três capítulos
e a conclusão que apresentará uma síntese das análises realizadas com base nos
resultados alcançados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise comparada dos critérios de distribuição das quotas estaduais e municipais do salário-educação : impactos no financiamento da educação básica nos estados e no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salário-educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estados brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to comparatively analyze the criteria for distributing state and
municipal quotas of the education salary between the current model, based on the
collection of contributions in each state, and the system established by the Federal
Supreme Court, in 2022. The aim is to investigate the impacts on the redistributive
function of resources and whether they contribute to reducing inequalities. The
research is descriptive and analytical with a quantitative approach, considering the
use of bibliographic and documentary review, the analysis of physical and financial
data, from 2007 to 2022, using reports from the National Education Development
Fund (FNDE), from the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira
(Inep), the National Treasury Secretariat (STN) and the Brazilian Federal Revenue
Service (RFB). The hypothesis of the dissertation is that the current distribution of
state/municipal quotas of the education salary does not integrate the set of resources
destined to reduce educational inequalities, as it has a return nature of the resources
collected by federated entities. In contrast, based on the interpretation of the
provisions that deal with its distribution given by the STF, the source of the education
salary can be part of the list of financing sources that, like the Fund for Maintenance
and Development of Basic Education and Valorization of Professionals of Education
(Fundeb), contributes to educational equity in Brazil. The dissertation is organized
with an introduction, three chapters and a conclusion that will present a synthesis of
the analyzes carried out based on the results achieved. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|