Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | - |
dc.contributor.author | Vital, Bruna de Oliveira Passos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T21:28:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T21:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | VITAL, Bruna de Oliveira Passos. A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48709 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O constante desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação possibilita
novas configurações na escrita acadêmica, além da ampliação do acesso à informação. Diante
do contexto de avanços globais e acadêmicos, a Inteligência Artificial apresenta-se em várias
esferas do cotidiano das pessoas, provocando grande impacto na produção de linguagem. A
presente pesquisa buscou analisar criticamente a compreensão de estudantes de graduação em
Pedagogia sobre a inter-relação entre plágio e uso de Inteligência Artificial para a produção de
textos escritos. O referencial teórico aborda o plágio (Diniz; Terra, 2014; Krokoscz, 2011; 2012;
Lopes, 2020; Castro; Lopes, 2019; Park, 2003; Mercado, 2019; Silva, 2008; Carroll, 2016), o
ciberplágio acadêmico (Comas; Sureda, 2007; Gallent Torres; Tello Fons, 2021; Díaz Arce,
2007; Sureda Negre; Comas; Mut-Amengual, 2007) e a Inteligência Artificial (Kaufman, 2018;
Boa Sorte et al., 2021; Fyfe, 2022; Thunström; Steingrimsso, 2022; Araujo, 2021; Roe; Perkins,
2022; Rogerson; McCarthy, 2017). para produção de textos. Os dados foram coletados e
gerados junto a estudantes de graduação do curso de Pedagogia das modalidades presencial e a
distância da Universidade de Brasília, mediante aplicação de questionário e entrevista. Para
análise dos dados, lançamos mão da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e da triangulação
de dados de Triviños (1987). Os participantes apontam, como principal causador do plágio, no
questionário, a dificuldade na escrita original e autônoma e, nas entrevistas, o tempo. Eles
admitem a utilização de ferramenta de IA para escrita de textos dissertativos, compreendem o
conceito do plágio de modo geral, porém, diante de uma situação específica de uso de IA para
escrita de textos acadêmicos, a maioria deles não consegue identificá-lo. Conclui-se que os
estudantes demonstram preocupação com questões de autoria em caso de uso de ferramentas
de IA para escrita de texto. Diante disso, identificamos a necessidade de se repensar o ambiente
educativo na Educação Superior a fim de que ele propicie a construção da autoria, a
compreensão de situações que envolvem plágio ou ciberplágio acadêmico e a formação para
utilização de ferramentas de IA generativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica : uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plágio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The constant development of new information and communication technologies enables new
configurations in academic writing, as well as an expansion of access to information. In the
context of global and academic advancements, Artificial Intelligence is present in various
aspects of people's daily lives, causing a significant impact on language production. This
research aimed to critically analyze the understanding of undergraduate Pedagogy students
regarding the interplay between plagiarism and the use of Artificial Intelligence for text
production. The theoretical framework addresses plagiarism (Diniz; Terra, 2014; Krokoscz,
2011; 2012; Lopes, 2020; Castro; Lopes, 2019; Park, 2003; Mercado, 2019; Silva, 2008;
Carroll, 2016), academic cyberplagiarism (Comas; Sureda, 2007; Gallent Torres; Tello Fons,
2021; Díaz Arce, 2007; Sureda Negre; Comas; Mut-Amengual, 2007), and Artificial
Intelligence(Kaufman, 2018; Boa Sorte et al., 2021; Fyfe, 2022; Thunström; Steingrimsso,
2022; Araujo, 2021; Roe; Perkins, 2022; Rogerson; McCarthy, 2017) for text production. Data
were collected from undergraduate Pedagogy students in both in-person and distance learning
modalities at the University of Brasília by questionnaires and interviews. For data analysis, we
employed Bardin's (1977) Content Analysis and Triviños (1987) data triangulation. In the
questionnaire, participants identified the main cause of plagiarism as difficulty in original and
independent writing, while in the interviews, they pointed to time constraints. They admitted to
using AI tools for writing essays, had a general understanding of the concept of plagiarism, but
when faced with a specific situation of AI use for academic writing, most of them couldn't
identify it. In conclusion, the students demonstrate concerns about issues of authorship in the
case of using AI tools for text writing. Therefore, there is a need to reconsider the educational
environment in higher education to promote the development of authorship, understanding of
situations involving plagiarism or academic cyberplagiarism, and training for the use of
generative AI tools. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|