Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bisol, Benedetta | - |
dc.contributor.author | Gomes, Decio Otto Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T22:35:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T22:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Decio Otto Carlos. A imagem do Baobá entre autobiografia e comparação. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48710 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho visa contribuir com o campo dos estudos sobre ensino da história e
cultura afro-brasileira, investigando um tema central para as culturas africanas: a
árvore do Baobá. Especialmente, desenvolveu-se uma análise interpretativa do livro
infantil Obax, escrito e ilustrado por André Neves (2010), no contraponto com as
memórias autobiográficas do autor desta dissertação, crescido e formado nas
escolas da Guiné-Bissau. O trabalho se apropria, portanto, das metodologias da
educação comparada, considerando, por um lado, a representação, também
imagética do Baobá na obra de Neves e, por outro, os saberes ancestrais
apreendidos oralmente às sombras dos Baobás na Guiné-Bissau. Destacam-se,
entre os resultados, a importância do Baobá e dos saberes tradicionais que se
relacionam a esta árvore na Guiné-Bissau e o valor destes conhecimentos para uma
educação no Brasil, ciente da centralidade dos saberes oriundos da história e das
tradições africanas. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos
Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação
(PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A imagem do Baobá entre autobiografia e comparação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work aims to contribute to the field of studies on the teaching of Afro-Brazilian
history and culture by investigating a central theme in African cultures: the baobab
tree. Specifically, it undertakes an interpretative analysis of the children's book
"Obax," written and illustrated by André Neves (2010), in juxtaposition with the
autobiographical memories of the author of this dissertation, who grew up and was
educated in schools in Guinea-Bissau. The work thus employs methodologies of
comparative education, considering, on one hand, the representation, also imagery,
of the baobab tree in Neves' work, and on the other hand, the ancestral knowledge
acquired orally in the shadows of baobab trees in Guinea. Prominent among the
results is the significance of the baobab tree and the traditional knowledge
associated with it in Guinea- Bissau, as well as the value of this knowledge for
education in Brazil, recognizing the centrality of knowledge derived from African
history and traditions. The research is linked to the Comparative Studies in Education
(Ecoe) research line of the Postgraduate Program in Education (PPGE), within the
Faculty of Education (FE) at the University of Brasília (UnB). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|