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Título: Narrativas de jovens egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal : trajetórias biográficas e perspectivas de futuro
Autor(es): Souza, Lívia Silva de
Orientador(es): Weller, Wivian Jany
Assunto: Medidas socioeducativas
Juventude e violência
Distrito Federal (DF)
Políticas públicas
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: SOUZA, Lívia Silva de. Narrativas de jovens egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal: trajetórias biográficas e perspectivas de futuro. 2023. 304 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente tese situa-se na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB) e está vinculada ao Grupo de Pesquisas Gerações e Juventude (Geraju). Esta pesquisa insere-se no campo de estudos juventude e violência com destaque para a organização do sistema socioeducativo e as políticas públicas de escolarização para jovens que cumpriram medida socioeducativa de internação no Distrito Federal. Trata-se de um estudo que apresenta o objetivo geral de interpretar como jovens egressos do sistema socioeducativo narram suas trajetórias biográficas, considerando suas experiências anteriores à sentença de internação; no sistema socioeducativo, com ênfase na escola; e após a privação de liberdade, evidenciando suas perspectivas de futuro. A pesquisa de cunho qualitativo é subsidiada pela abordagem da pesquisa social reconstrutiva, pelo método documentário de interpretação e por entrevistas narrativas biográficas. As entrevistas narrativas foram realizadas com jovens do gênero masculino com idade entre 20 e 24 anos com diferentes tempos de experiências fora da medida socioeducativa de internação. A produção e reconstrução dos dados das entrevistas, foram transcritas, codificadas e analisadas com base no método documentário e na análise estrutural de narrativas. Assim, tivemos acesso, às experiências conjuntivas vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, contextualizadas em diferentes tempos e espaços, bem como a compreensão das orientações coletivas dos jovens muitas vezes silenciados e invisibilizados pelas condições do encarceramento. Com base na análise comparativa das entrevistas realizadas, os resultados da pesquisa evidenciam dois tipos, com orientações distintas e com visões de mundo diferenciadas sobre suas condições juvenis como egressos de unidades socioeducativas de internações do Distrito Federal. O primeiro tipo, apresenta uma orientação voltada para a elaboração de um novo sentido biográfico, busca se desconectar da vida no crime e se vincular aos estudos, ao trabalho formal e a uma perspectiva de futuro relacionada ao campo concreto, desenvolve estratégias de enfrentamento para se livrar da identidade de elemento suspeito. O segundo tipo, revela a ausência de novos sentidos biográficos, estruturada em uma perspectiva de futuro idílica. Em relação à escolarização na medida socioeducativa de internação, constatamos que os jovens internados foram sistematicamente silenciados em um ambiente repressor, um local onde qualquer gesto ou fala pode ser interpretado como transgressão, onde as consequências por qualquer desvio da conduta podem ser duras, e isso nos faz reafirmar a necessidade de uma escolarização humanizada para esses estudantes. Por essa razão, acreditamos e defendemos uma política pública de escolarização na socioeducação mais eficiente, eficaz e efetiva para retomar vínculos e contribuir para a reconstrução de trajetórias escolares.
Abstract: This thesis is located in the line of research Comparative Studies in Education (ECOE), of the Postgraduate Program in Education (PPGE), of the Faculty of Education (FE), of the University of Brasília (UnB) and of the Research Group Generations and Youth (Geraju). This research is part of the field of youth and violence studies. It is part of the context of youth and violence issues, with emphasis on the organization of the socio-educational system and public schooling policies for young people who comply with socio-educational measures of reclusion in the Federal District. This is a study that presents as a general objective interpreted how young people leaving the socio-educational system narrate their biographical trajectories, considering their experiences prior to the sentence of hospitalization; in the socio-educational system, with an emphasis on school; and after deprivation of liberty, highlighting their future prospects. The narrative interviews were carried out with young men aged between 20 and 24 and with different times of experience outside the socio-educational measure of internationalization. The production and conclusion of the interview data were transcribed, coded and evidenced based on the documentary method and structural analysis of narratives. Therefore, we had access to the conjunctive experiences lived by the research subjects, contextualized in different times and spaces, as well as an understanding of the collective orientations of young people, often silenced and made invisible by the conditions of incarceration. Based on the comparative analysis of the interviews carried out, the research results reveal two types, with different orientations and different worldviews regarding their youth conditions as graduates of international socioeducational units in the Federal District. The first type, presents an orientation focused on the elaboration of a new biographical meaning, seeking to disconnect from life in crime and connect to studies, formal work and a future perspective related to the concrete field, developing strategies to eliminate the identity of the suspect. The second type reveals the absence of new biographical meanings, structured in an idyllic future perspective. In relation to schooling in the socio-educational measure of hospitalization, we found that young people hospitalized were systematically silenced in a repressive environment, a place where any gesture or speech can be interpreted as a transgression, where the consequences for any mis behavior can be harsh, and this makes us reaffirm the need for humanized schooling for these students. For this reason, we consider and defend a public policy for schooling in socio-education that is more efficient, effective and effective in restoring links and contributing to the continuity of school trajectories.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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