Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Santos, Adail Silva Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T22:57:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T22:57:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adail Silva Pereira dos. A escuta na primeira infância: uma possibilidade de educar para a realidade do desejo no chão da escola. 2023. 379 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48712 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese busca elucidar que os desejos ditos e não ditos das crianças, por meio da escuta e
da garantia de voz, podem provocar movimentos no vínculo didático possibilitando uma
educação para a realidade. Situada no campo epistemológico da Psicanálise em interface com a
Educação, buscando as contribuições da Sociologia da Infância, está comprometida com a
produção de saberes subjetivos por meio do desenho de uma Manta Subjetiva dos Desejos de
Aprender, pela costura das experiências marcadas na escuta do cotidiano da Educação Infantil.
Desta forma, propõe aos profissionais que atuam na rede pública de educação infantil do Distrito
Federal ―dobrar‖ a organização pedagógica ―para a criança‖ criando o vinco para uma
organização pensada ―com a criança‖, em consonância com a perspectiva educativa explicitada
nos documentos curriculares (DISTRITO FEDERAL, 2014). Os objetivos elencados foram:
analisar como desejos ditos e não ditos das crianças, por meio da escuta e da garantia de voz,
podem vir a movimentar o vinculo didático possibilitando uma educação para a realidade; refletir
sobre como os desejos ditos e não ditos favorecem o movimento no vinculo didático; verificar o
lugar de fala do sujeito-criança no percurso pedagógico pensado pelo sujeito-professor; e
identificar o lugar dos desejos ditos e não ditos das crianças no chão da escola. Para composição
do caminho de escuta, optou-se metodologicamente pela investigação qualitativa, apoiada em
uma abordagem de multimétodos. Pela observação participante, conseguimos adentrar o chão da
sala de aula e nos colocamos imersos na construção do vínculo didático. Rodas de conversa,
estratégia que se mostrou singular para a escuta das crianças, realizada em três etapas: no estádio
01 (descrição da autorização do giro da roda); estádio 02 (momento para o registro das
narrativas); e, estádio 03 (três), (momento da escuta de 04 crianças que participaram das rodas de
conversa). A entrevista narrativa nos permitiu compreender o lugar de fala da criança na
organização pedagógica. O dispositivo da memória educativa nos aproximou do tempo-história
vivido pelos sujeitos-professores. A análise dos dados construídos revelou entrelaçamento
constituído pelos eixos: o lugar de fala das crianças instaurado pela (in)satisfação de modelos
pedagógicos; a concepção de organização do espaço pedagógico da educação infantil; o lugar
pensado para as crianças atravessado pela temporalidade da dimensão do ato docente; e o lugar
alicerçado pelas cenas familiar/pedagógica. A construção desse caminho sinalizou que o desejo
atravessa o lugar de fala das crianças e a temporalidade da dimensão do ato docente e revelou a
importância de garantir a voz das crianças como sujeitos do desejo, protagonistas e
participativos. O estudo aponta, ainda, que o espaço educativo é lugar das ilusões
(psico)pedagógicas, que contribui para tamponar a realidade do desejo, excluída na ordem
discursiva hegemônica do cotidiano escolar. Nesse sentido, reconhecemos que o aporte
psicanalítico contribuiu para pensar nas vicissitudes da emergência de um sujeito do desejo
acerca de sua constituição social e individual no tempo histórico da infância. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escuta na primeira infância : uma possibilidade de educar para a realidade do desejo no chão da escola | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta sensível | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis seeks to elucidate that the said and unsaid desires of children, through
listening and the guarantee of voice, can provoke movements in the didactic bond, enabling an
education for reality. Situated in the epistemological field of Psychoanalysis in interface with
Education, seeking the constraints of the Sociology of Childhood, it is committed to the
production of subjective knowledge through the design of a Subjective Blanket of the Desires to
Learn, by the stitching of the experiences marked in the listening of the daily life of Early
Childhood Education. In this way, it proposes to the professionals who work in the public
network of early childhood education of the Federal District to "double" the pedagogical
organization "for the child" creating the crease for an organization thought "with the child", in
line with the educational perspective explained in the curricular documents (DISTRITO
FEDERAL, 2014). The objectives listed were: to analyze how the children's said and unspoken
desires, through listening and the guarantee of voice, can move the didactic bond, enabling an
education for reality; reflect on how the said and unsaid desires favor the movement in the
didactic bond; to verify the place of speech of the subject-child in the pedagogical path thought
by the subject-teacher; and identify the place of children's said and unspoken desires on the
school floor. To compose the listening path, qualitative research was chosen methodologically,
supported by a multi-method approach. Through participant observation, we were able to enter
the classroom floor and immerse ourselves in the construction of the didactic bond. Conversation
circles, a strategy that proved to be unique for listening to children, carried out in three stages: at
stage 01 (description of the authorization of the wheel turning); stage 02 (moment for the
recording of the narratives); and, stage 03 (three), (moment of listening to 04 children who
participated in the conversation circles). The narrative interview allowed us to understand the
place of the child's speech in the pedagogical organization. The device of educational memory
brought us closer to the time-history lived by the subject-teachers. The analysis of the
constructed data revealed an intertwining constituted by the axes: the place of speech of the
children established by the (dis)satisfaction of pedagogical models; the conception of
organization of the pedagogical space of early childhood education; the place thought for the
children crossed by the temporality of the dimension of the teaching act; and the place based on
the family/pedagogical scenes. The construction of this path signaled that desire crosses the
place of children's speech and the temporality of the dimension of the teaching act and revealed
the importance of ensuring the voice of children as subjects of desire, protagonists and
participants. The study also points out that the educational space is the place of
(psycho)pedagogical illusions which contributes to cover up the reality of desire, excluded from
the hegemonic discursive order of everyday school life. In this sense, we recognize that the
psychoanalytic contribution contributed to think about the vicissitudes of the emergence of a
subject of desire about his social and individual constitution in the historical time of childhood. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|