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2023_AdailSilvaPereiraDosSantos_TESE.pdf8,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorSantos, Adail Silva Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-07-10T22:57:42Z-
dc.date.available2024-07-10T22:57:42Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Adail Silva Pereira dos. A escuta na primeira infância: uma possibilidade de educar para a realidade do desejo no chão da escola. 2023. 379 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48712-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese busca elucidar que os desejos ditos e não ditos das crianças, por meio da escuta e da garantia de voz, podem provocar movimentos no vínculo didático possibilitando uma educação para a realidade. Situada no campo epistemológico da Psicanálise em interface com a Educação, buscando as contribuições da Sociologia da Infância, está comprometida com a produção de saberes subjetivos por meio do desenho de uma Manta Subjetiva dos Desejos de Aprender, pela costura das experiências marcadas na escuta do cotidiano da Educação Infantil. Desta forma, propõe aos profissionais que atuam na rede pública de educação infantil do Distrito Federal ―dobrar‖ a organização pedagógica ―para a criança‖ criando o vinco para uma organização pensada ―com a criança‖, em consonância com a perspectiva educativa explicitada nos documentos curriculares (DISTRITO FEDERAL, 2014). Os objetivos elencados foram: analisar como desejos ditos e não ditos das crianças, por meio da escuta e da garantia de voz, podem vir a movimentar o vinculo didático possibilitando uma educação para a realidade; refletir sobre como os desejos ditos e não ditos favorecem o movimento no vinculo didático; verificar o lugar de fala do sujeito-criança no percurso pedagógico pensado pelo sujeito-professor; e identificar o lugar dos desejos ditos e não ditos das crianças no chão da escola. Para composição do caminho de escuta, optou-se metodologicamente pela investigação qualitativa, apoiada em uma abordagem de multimétodos. Pela observação participante, conseguimos adentrar o chão da sala de aula e nos colocamos imersos na construção do vínculo didático. Rodas de conversa, estratégia que se mostrou singular para a escuta das crianças, realizada em três etapas: no estádio 01 (descrição da autorização do giro da roda); estádio 02 (momento para o registro das narrativas); e, estádio 03 (três), (momento da escuta de 04 crianças que participaram das rodas de conversa). A entrevista narrativa nos permitiu compreender o lugar de fala da criança na organização pedagógica. O dispositivo da memória educativa nos aproximou do tempo-história vivido pelos sujeitos-professores. A análise dos dados construídos revelou entrelaçamento constituído pelos eixos: o lugar de fala das crianças instaurado pela (in)satisfação de modelos pedagógicos; a concepção de organização do espaço pedagógico da educação infantil; o lugar pensado para as crianças atravessado pela temporalidade da dimensão do ato docente; e o lugar alicerçado pelas cenas familiar/pedagógica. A construção desse caminho sinalizou que o desejo atravessa o lugar de fala das crianças e a temporalidade da dimensão do ato docente e revelou a importância de garantir a voz das crianças como sujeitos do desejo, protagonistas e participativos. O estudo aponta, ainda, que o espaço educativo é lugar das ilusões (psico)pedagógicas, que contribui para tamponar a realidade do desejo, excluída na ordem discursiva hegemônica do cotidiano escolar. Nesse sentido, reconhecemos que o aporte psicanalítico contribuiu para pensar nas vicissitudes da emergência de um sujeito do desejo acerca de sua constituição social e individual no tempo histórico da infância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escuta na primeira infância : uma possibilidade de educar para a realidade do desejo no chão da escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscuta sensívelpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present thesis seeks to elucidate that the said and unsaid desires of children, through listening and the guarantee of voice, can provoke movements in the didactic bond, enabling an education for reality. Situated in the epistemological field of Psychoanalysis in interface with Education, seeking the constraints of the Sociology of Childhood, it is committed to the production of subjective knowledge through the design of a Subjective Blanket of the Desires to Learn, by the stitching of the experiences marked in the listening of the daily life of Early Childhood Education. In this way, it proposes to the professionals who work in the public network of early childhood education of the Federal District to "double" the pedagogical organization "for the child" creating the crease for an organization thought "with the child", in line with the educational perspective explained in the curricular documents (DISTRITO FEDERAL, 2014). The objectives listed were: to analyze how the children's said and unspoken desires, through listening and the guarantee of voice, can move the didactic bond, enabling an education for reality; reflect on how the said and unsaid desires favor the movement in the didactic bond; to verify the place of speech of the subject-child in the pedagogical path thought by the subject-teacher; and identify the place of children's said and unspoken desires on the school floor. To compose the listening path, qualitative research was chosen methodologically, supported by a multi-method approach. Through participant observation, we were able to enter the classroom floor and immerse ourselves in the construction of the didactic bond. Conversation circles, a strategy that proved to be unique for listening to children, carried out in three stages: at stage 01 (description of the authorization of the wheel turning); stage 02 (moment for the recording of the narratives); and, stage 03 (three), (moment of listening to 04 children who participated in the conversation circles). The narrative interview allowed us to understand the place of the child's speech in the pedagogical organization. The device of educational memory brought us closer to the time-history lived by the subject-teachers. The analysis of the constructed data revealed an intertwining constituted by the axes: the place of speech of the children established by the (dis)satisfaction of pedagogical models; the conception of organization of the pedagogical space of early childhood education; the place thought for the children crossed by the temporality of the dimension of the teaching act; and the place based on the family/pedagogical scenes. The construction of this path signaled that desire crosses the place of children's speech and the temporality of the dimension of the teaching act and revealed the importance of ensuring the voice of children as subjects of desire, protagonists and participants. The study also points out that the educational space is the place of (psycho)pedagogical illusions which contributes to cover up the reality of desire, excluded from the hegemonic discursive order of everyday school life. In this sense, we recognize that the psychoanalytic contribution contributed to think about the vicissitudes of the emergence of a subject of desire about his social and individual constitution in the historical time of childhood.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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