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2023_RavenaDoCarmoSilva_DISSERT.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Ravena do Carmo-
dc.date.accessioned2024-07-10T23:10:46Z-
dc.date.available2024-07-10T23:10:46Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ravena do Carmo. Liberdade cantou! E agora? Um estudo dos (as) egressos/as e das políticas públicas do sistema socioeducativo do Distrito Federal. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48713-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a construção do conhecimento acerca da formulação de políticas públicas voltadas à promoção de egressos/as privados/as de liberdade oriundos/as do sistema socioeducativo do Distrito Federal. Por meio de um conjunto integrado de teorias e metodologias educacionais, permeadas pela vivência em privação de liberdade e pelas linguagens da Cultura Hip Hop construídas em tal condição, as pessoas são transformadas. Entendemos que tais expressões artísticas e intervenções educativas, de caráter político, se configuram como facilitadores do processo de transição dos egressos da criminalidade à liberdade. Três objetivos específicos guiam o trabalho: (1) Conhecer o perfil sociobiográfico dos(as) adolescentes que entram em conflito com a lei. Quem são as crias da quebrada que puxam uma sentença e de onde eles/as vieram? (2) Compreender o papel da arte como linguagem política e pedagógica para o convívio social e harmônico dos/as adolescentes que cumprem medida no sistema socioeducativo do Distrito Federal; (3) Identificar as políticas públicas para egressos/as de medidas socioeducativas de internação no DF, analisando o lugar que a cultura e a educação ocupam na elaboração e execução dessas políticas. A metodologia empregada na pesquisa apresenta caráter qualitativo, privilegiando elementos da autobiografia e análise documental, com base em um estudo empírico e utilizando dois conjuntos de dados. O primeiro, constituído por narrativas autobiográficas (diários e poesias escritas no período de internação), que retratam as vivências resultantes da privação de liberdade. O segundo é constituído por relatórios, livros e capítulos de livros produzidos no trabalho de oficinas e intervenção social em ambientes formais e não formais de educação: unidade de internação de adolescentes, escolas da rede pública, universidade e em eventos de cunho cultural. Ações político-artístico- pedagógicas experimentadas no âmbito de três projetos: em especial o “Poesia nas Quebradas”, “Vozes da Cidadania”, no Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc, 2017-2020; e o “Núcleo de Estudos, Organização e Difusão do Conhecimento sobre Literatura Marginal” - NEOLIM- 2021-2022. A fundamentação teórica pretendeu relacionar a produção social de sujeitos que vivenciaram a criminalidade na infância e adolescência; teorias e práticas do sistema socioeducativo; teorias da educação e psicologia, legislação protetora da infância-adolescência e políticas públicas voltadas aos egressos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLiberdade cantou! E agora? Um estudo dos (as) egressos/as e das políticas públicas do sistema socioeducativo do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordHip-hop (Música)pt_BR
dc.subject.keywordLiteratura marginalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this research is to contribute to the construction of knowledge about the formulation of public policies aimed at promoting graduates deprived of liberty from the socio-educational system of the Federal District. Through an integrated set of educational theories and methodologies, permeated by living in deprivation of liberty and by the artistic languages constructed in such a condition, people are transformed. We understand that such artistic expressions and educational interventions, of a political nature, are configured as facilitators of the transition process of those egressed from criminality to freedom. Three specific objectives guide the work: (1) Knowing the socio-biographical profile of adolescents who come into conflict with the law. Who are the children of the hood that pull a sentence and where did they come from? (2) Understanding the role of art as a political and pedagogical language for the social and harmonious coexistence of adolescents who are serving a measure in the socio-educational system of the Federal District; (3) To identify public policies for people who leave socio-educational hospitalization measures in the Federal District, analyzing the place that culture and education occupy in the elaboration and execution of these policies. The methodology used in the research is qualitative, favoring elements of autobiography and document analysis based on an empirical study, using two sets of data. The first, consisting of autobiographical narratives (diaries and poems written during the hospitalization period), which portray the experiences resulting from the deprivation of liberty. The second consists of reports, books and book chapters produced in the work of workshops and social intervention in formal and non-formal education environments: adolescent detention units, public schools, universities and cultural events. Political-artistic-pedagogical actions experimented within the scope of three projects: in particular the peripheries poetry, Citizenship voices, at the Institute of Socioeconomic Studies, Inesc, 2017-2020; and the Nucleus of Studies, Organization and Dissemination of Knowledge on Marginal Literature, NEOLIM, 2021-2022. The theoretical foundation intends to relate the social production of subjects who experienced crime in childhood and adolescence; theories and practices of the socio-educational system; theories of education and psychology, legislation protecting childhood and adolescence and public policies aimed at graduates.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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