Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Ravena do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T23:10:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T23:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ravena do Carmo. Liberdade cantou! E agora? Um estudo dos (as) egressos/as e das políticas públicas do sistema socioeducativo do Distrito Federal. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48713 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a construção do conhecimento acerca da
formulação de políticas públicas voltadas à promoção de egressos/as privados/as de liberdade
oriundos/as do sistema socioeducativo do Distrito Federal. Por meio de um conjunto
integrado de teorias e metodologias educacionais, permeadas pela vivência em privação de
liberdade e pelas linguagens da Cultura Hip Hop construídas em tal condição, as pessoas são
transformadas. Entendemos que tais expressões artísticas e intervenções educativas, de caráter
político, se configuram como facilitadores do processo de transição dos egressos da
criminalidade à liberdade. Três objetivos específicos guiam o trabalho: (1) Conhecer o perfil
sociobiográfico dos(as) adolescentes que entram em conflito com a lei. Quem são as crias da
quebrada que puxam uma sentença e de onde eles/as vieram? (2) Compreender o papel da arte
como linguagem política e pedagógica para o convívio social e harmônico dos/as adolescentes
que cumprem medida no sistema socioeducativo do Distrito Federal; (3) Identificar as
políticas públicas para egressos/as de medidas socioeducativas de internação no DF,
analisando o lugar que a cultura e a educação ocupam na elaboração e execução dessas
políticas. A metodologia empregada na pesquisa apresenta caráter qualitativo, privilegiando
elementos da autobiografia e análise documental, com base em um estudo empírico e
utilizando dois conjuntos de dados. O primeiro, constituído por narrativas autobiográficas
(diários e poesias escritas no período de internação), que retratam as vivências resultantes da
privação de liberdade. O segundo é constituído por relatórios, livros e capítulos de livros
produzidos no trabalho de oficinas e intervenção social em ambientes formais e não formais
de educação: unidade de internação de adolescentes, escolas da rede pública, universidade e
em eventos de cunho cultural. Ações político-artístico- pedagógicas experimentadas no
âmbito de três projetos: em especial o “Poesia nas Quebradas”, “Vozes da Cidadania”, no
Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc, 2017-2020; e o “Núcleo de Estudos,
Organização e Difusão do Conhecimento sobre Literatura Marginal” - NEOLIM- 2021-2022.
A fundamentação teórica pretendeu relacionar a produção social de sujeitos que vivenciaram
a criminalidade na infância e adolescência; teorias e práticas do sistema socioeducativo;
teorias da educação e psicologia, legislação protetora da infância-adolescência e políticas
públicas voltadas aos egressos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Liberdade cantou! E agora? Um estudo dos (as) egressos/as e das políticas públicas do sistema socioeducativo do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hip-hop (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura marginal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this research is to contribute to the construction of knowledge about
the formulation of public policies aimed at promoting graduates deprived of liberty from the
socio-educational system of the Federal District. Through an integrated set of educational
theories and methodologies, permeated by living in deprivation of liberty and by the artistic
languages constructed in such a condition, people are transformed. We understand that such
artistic expressions and educational interventions, of a political nature, are configured as
facilitators of the transition process of those egressed from criminality to freedom. Three
specific objectives guide the work: (1) Knowing the socio-biographical profile of adolescents
who come into conflict with the law. Who are the children of the hood that pull a sentence and
where did they come from? (2) Understanding the role of art as a political and pedagogical
language for the social and harmonious coexistence of adolescents who are serving a measure
in the socio-educational system of the Federal District; (3) To identify public policies for
people who leave socio-educational hospitalization measures in the Federal District, analyzing
the place that culture and education occupy in the elaboration and execution of these policies.
The methodology used in the research is qualitative, favoring elements of autobiography and
document analysis based on an empirical study, using two sets of data. The first, consisting of
autobiographical narratives (diaries and poems written during the hospitalization period),
which portray the experiences resulting from the deprivation of liberty. The second consists of
reports, books and book chapters produced in the work of workshops and social intervention
in formal and non-formal education environments: adolescent detention units, public schools,
universities and cultural events. Political-artistic-pedagogical actions experimented within the
scope of three projects: in particular the peripheries poetry, Citizenship voices, at the Institute
of Socioeconomic Studies, Inesc, 2017-2020; and the Nucleus of Studies, Organization and
Dissemination of Knowledge on Marginal Literature, NEOLIM, 2021-2022. The theoretical
foundation intends to relate the social production of subjects who experienced crime in
childhood and adolescence; theories and practices of the socio-educational system; theories of
education and psychology, legislation protecting childhood and adolescence and public
policies aimed at graduates. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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