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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Graciela Nora Doz dept_BR
dc.contributor.authorPolicarpo, André Colarespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T13:57:38Z-
dc.date.available2024-07-11T13:57:38Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationPOLICARPO, André Colares. Desempenho dinâmico do projeto-tipo de passarela proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). 2024. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48744-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractFundamentado na urbanização das regiões próximas às rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) publicou, por meio do Instituto de Pesquisa em Transportes (IPR), o álbum de projeto-tipo de passarelas mistas. A publicação IPR-748, a qual apresenta os referidos projetos, tem como objetivo agilizar a contratação e a construção dessas estruturas, trazendo uma maior segurança e conforto aos usuários das rodovias. No presente trabalho, essas estruturas serão analisadas a partir do ponto de vista dinâmico para estimativa de suas frequências naturais, bem como, das acelerações induzidas pela sua utilização. Visando a obtenção das características dinâmicas dessas passarelas, são elaborados modelos numéricos com o uso do software ANSYS para obtenção dos dados, os quais serão posteriormente confrontados com as metodologias prescritas na NBR 7187:2021 e nos demais normativos internacionais que versam sobre o assunto. O estudo em tela visa qualificar o desempenho dinâmico dessas estruturas, de modo a certificar o atendimento ao Anexo C da referida NBR e a inexistência de problemas de vibração e demais desconfortos ao usuário. Como resultado, foi observado que a passarela proposta apresenta frequência natural no espectro de frequências ressonantes e que problemas relacionados a vibração excessiva podem ocorrer para certas configurações de carregamento da estrutura.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesempenho dinâmico do projeto-tipo de passarela proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPassarelas de pedestrespt_BR
dc.subject.keywordVibraçãopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho dinâmicopt_BR
dc.subject.keywordDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the urbanization of regions close to federal highways, the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) published, through the Transport Research Institute (IPR), the typical project album for mixed walkways. The IPR-748 publication, which presents the projects, aims to speed up the contracting and construction of these structures, bringing safety and comfort to highway users. In the present work, these structures are analyzed from a dynamic point of view to estimate their natural frequencies, as well as the accelerations induced by pedestrians. Aiming to obtain the dynamic characteristics of these walkways, numerical models are developed using the ANSYS software to obtain the data, which will later be compared with the methodologies prescribed in NBR 7187:2021 and other international regulations that version on the subject. The study in question aims to qualify the dynamic performance of these structures, to certify compliance with Annex C of the aforementioned NBR and the absence of problems with excessive vibration and other discomfort to the user. As a result, it was observed that the proposed walkway presents a natural frequency in the resonant frequency spectrum and that problems related to excessive vibration may occur for certain load configurations of the structure.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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