Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Graciela Nora Doz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Policarpo, André Colares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T13:57:38Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T13:57:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | POLICARPO, André Colares. Desempenho dinâmico do projeto-tipo de passarela proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). 2024. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48744 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fundamentado na urbanização das regiões próximas às rodovias federais, o Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) publicou, por meio do Instituto de Pesquisa
em Transportes (IPR), o álbum de projeto-tipo de passarelas mistas. A publicação IPR-748, a
qual apresenta os referidos projetos, tem como objetivo agilizar a contratação e a construção
dessas estruturas, trazendo uma maior segurança e conforto aos usuários das rodovias. No
presente trabalho, essas estruturas serão analisadas a partir do ponto de vista dinâmico
para estimativa de suas frequências naturais, bem como, das acelerações induzidas pela
sua utilização. Visando a obtenção das características dinâmicas dessas passarelas, são
elaborados modelos numéricos com o uso do software ANSYS para obtenção dos dados, os
quais serão posteriormente confrontados com as metodologias prescritas na NBR 7187:2021
e nos demais normativos internacionais que versam sobre o assunto. O estudo em tela visa
qualificar o desempenho dinâmico dessas estruturas, de modo a certificar o atendimento ao
Anexo C da referida NBR e a inexistência de problemas de vibração e demais desconfortos
ao usuário. Como resultado, foi observado que a passarela proposta apresenta frequência
natural no espectro de frequências ressonantes e que problemas relacionados a vibração
excessiva podem ocorrer para certas configurações de carregamento da estrutura. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho dinâmico do projeto-tipo de passarela proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Passarelas de pedestres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho dinâmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the urbanization of regions close to federal highways, the National Department of
Transport Infrastructure (DNIT) published, through the Transport Research Institute (IPR),
the typical project album for mixed walkways. The IPR-748 publication, which presents the
projects, aims to speed up the contracting and construction of these structures, bringing
safety and comfort to highway users. In the present work, these structures are analyzed from
a dynamic point of view to estimate their natural frequencies, as well as the accelerations
induced by pedestrians. Aiming to obtain the dynamic characteristics of these walkways,
numerical models are developed using the ANSYS software to obtain the data, which will later
be compared with the methodologies prescribed in NBR 7187:2021 and other international
regulations that version on the subject. The study in question aims to qualify the dynamic
performance of these structures, to certify compliance with Annex C of the aforementioned
NBR and the absence of problems with excessive vibration and other discomfort to the user.
As a result, it was observed that the proposed walkway presents a natural frequency in the
resonant frequency spectrum and that problems related to excessive vibration may occur for
certain load configurations of the structure. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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