http://repositorio.unb.br/handle/10482/48793
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LucianaCeschin_TESE.pdf | 22,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Visualidades insurgentes, mulheres e ações estético-políticas em protestos |
Autor(es): | Ceschin, Luciana |
Orientador(es): | Souto, Virgínia Tiradentes |
Assunto: | Visualidades Mulheres - participação política Marchas de mulheres |
Data de publicação: | 12-Jul-2024 |
Data de defesa: | 29-Abr-2024 |
Referência: | CESCHIN, Luciana. Visualidades insurgentes, mulheres e ações estético-políticas em protestos. 2024. 256 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Propõe-se analisar as visualidades em protestos e marchas protagonizados por mulheres. Especificamente, o estudo se concentra na análise das formas visuais criadas por mulheres para sua participação em eventos públicos de protesto, com foco em Brasília e Santiago do Chile, entre os anos de 2019 a 2023. A análise das visualidades desses eventos considerou cada uma delas como partes integrantes de um sistema maior, revelando elementos do cotidiano dos protestos e a forma como se integram com o contexto e a história social subjacente. O conjunto de fotografias resultante da pesquisa de campo foi organizado para estabelecer relações entre as imagens, formando itinerários que permitiram elaborar uma narrativa sobre as visualidades nos protestos protagonizados por mulheres. Este texto explora a montagem (Warburg, Benjamin, Didi-Huberman) como uma ferramenta tanto para organizar o arquivo visual quanto para promover uma reflexão construtiva e crítica sobre o tema. Ao organizar esses entendimentos, as visualidades das manifestações demonstraram trocas simbólicas entre comunidades e a identificação das "forças" que não só moldam os eventos, mas também refletem as formas pelas quais se insurge. Essas análises revelaram o uso de formas visuais antigas que foram atualizadas, receberam incrementos, destacando as complexidades temporais e as diferentes concepções de liberdade presentes nas manifestações, combinando referências do passado com uma linguagem contemporânea. |
Abstract: | The aim is to analyze the visual aspects of protests and marches led by women. Specifically, the study focuses on examining the visual forms created by women for their participation in public protest events, with a focus on Brasília and Santiago do Chile, between 2019 and 2023. The analysis of the visual aspects of these events considered each of them as integral parts of a larger system, revealing elements of the everyday life of protests and how they integrate with the context and underlying social history. The collection of photographs resulting from the field research was organized to establish relationships between the images, forming itineraries that allowed for the elaboration of a narrative about the visual aspects of protests led by women. This text explores montage (Warburg, Benjamin, Didi-Huberman) as a tool both for organizing the visual archive and for promoting constructive and critical reflection on the subject. The visual aspects of the protests demonstrated symbolic exchanges between communities and the identification of "forces" that not only shape the events but also reflect the ways in which they rise up. These analyses revealed the use of ancient visual forms that have been updated, received additions, highlighting the temporal complexities and different conceptions of freedom present in the protests, combining references from the past with a contemporary language. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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