Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | pt_BR |
dc.contributor.author | Carone, Lynn | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T12:19:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T12:19:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARONE, Lynn. Lugares móveis, cartografias de si e de mundos e a invenção de heterotopias. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48796 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teórico-prática investiga as especificidades dos lugares como agentes
propulsores na realização de trabalhos e em seus desdobramentos, os deslocamentos
que ocorrem durante os processos artísticos, tanto por meio da tecnologia quanto
pelos aspectos discursivos e narrativos em ressignificações do ambiente e de quem
os habita. Ao se estabelecerem relações entre as grafias de si (subjetividade) e de
mundos (“outres”), revelam-se estranhamentos, questionamentos de si e do que
se vê, experimentam-se a alteridade e a possível construção de heterotopias ou
lugares outros. Pretende-se abarcar como o trabalho poético, inserido num lugar
específico, se articula e se define por meio de propriedades, como as de origem
tecnológica, qualidades ou significados produzidos e relacionados entre um “objeto”,
um “lugar” ou um “evento” e os deslocamentos que provoca. A metodologia engloba
a apropriação do conceito de site specificity, em sua derivação functional site, em um
entrelaçamento com a cartografia e considerações poéticas do acaso, utilizados nas
ações que partem das especificidades e dos contextos dos lugares por meio do uso
de tecnologias digitais. As contribuições teóricas de Miwon Kwon, Gilles Deleuze, Félix
Guattari e Michel Foucault foram fundamentais na elaboração deste diálogo entre
teoria e prática. A dissertação divide-se em quatro partes: a primeira apresenta uma
breve contextualização histórica de site specificity e sua articulação metodológica
com cartografia; a segunda aborda site specificity como lugar da subjetividade; a
terceira, como espaço de invisibilidade, representada por corpos políticos na videoarte
documental Transvoar, na videoperformance São Muitas Camadas e na videoarte O
Paraíso É para Todos. Por fim, a quarta aborda site specificity como diálogo com a
natureza e ciclos de vida e morte por meio do vídeo e animação Samsara e as séries
fotográficas Ofertório e Bicho-corpo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lugares móveis, cartografias de si e de mundos e a invenção de heterotopias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lugares móveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This theoretical-practical research investigates the specificities of places as propelling
agents in the realization of works and – in their unfolding – the displacements that
occur during the artistic processes, both through technology and through discursive
and narrative aspects in reinterpretations of the environment and of those who
inhabit them. By establishing relations between the graphication (spelling) of the selfsubjectivity) and of worlds (‘otherx’), estrangement, questioning of the self and of what
is seen are revealed; alterity is experienced and the construction of heterotopies and
places other becomes possible. It is intended to cover how the poetic work, inserted
in a specific place, is articulated and defined through its properties, such as those of
technological origin, qualities or meanings produced and related between an “object”,
a “place” or an “event” and the resulting displacements. The methodology engulfs the
appropriation of the concept of site specificity, in the derivative functional site, in an
interweaving with Cartography and poetic considerations of chance, used in actions
that depart from the specificities and contexts of places through the use of digital
technologies. The theoretical contributions of Miwon Kwon, James Meyer, Gilles
Deleuze, Félix Guattari and Michel Foucault were fundamental in the elaboration of
this dialogue between theory and practice. The dissertation is divided into four parts:
the first presents a brief historical context of site specificity and its methodological
articulation with Cartography. The second addresses site specificity as the place of
subjectivity, while the third is as a space of invisibility, represented by political bodies
in the documentary video art Tran-flying, the video-performance There are many layers
and the video art piece The Paradise is for everyone. At last, in the fourth part, site
specificity is placed in dialogue with nature and the cycles of life and death through the
video and animation Samsara and the photographical series Offertory and Body animal. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación teórico-práctica averigua sobre las especificidades de los lugares
como agentes propulsores en la realización de obras y – en sus desenvolvimientos –
los desplazamientos que ocurren durante los procesos artísticos, tanto a través de la
tecnología como a través de aspectos discursivos y narrativos en reinterpretaciones
del entorno y de quienes lo habitan. Al establecerse relaciones entre las grafías de
sí (subjetividad) y de mundos (“outres”), se revelan extrañamientos, cuestionamientos
sobre sí y sobre lo que se ve; se experimenta la alteridad y la posible construcción de
heterotopías, o lugares otros. Se pretende abarcar cómo la obra poética, inserta en
un lugar específico, se articula y define a través de propiedades, como las de origen
tecnológico, cualidades o significados producidos y relacionados entre un “objeto”,
un “lugar” o un “acontecimiento” y los desplazamientos que provoca. La metodología
engloba la apropiación del concepto de especificidad de sitio, en su derivación sitio
funcional, en un entretejido con la cartografía y consideraciones poéticas del azar,
utilizadas en acciones que parten de las especificidades y contextos de los lugares a
través del uso de tecnologías digitales. Las contribuciones teóricas de Miwon Kwon,
Gilles Deleuze, Félix Guattari y Michel Foucault fueron fundamentales en la elaboración
de este diálogo entre teoría y práctica. La disertación se divide en cuatro partes: la
primera presenta una breve contextualización histórica de la especificidad de sitio y
su articulación metodológica con la cartografía. La segunda aborda la especificidad
de sitio como el lugar de la subjetividad; la tercera, como espacio de invisibilidad,
representadas por cuerpos políticos en el documental de videoarte Transvoar (Transvolar), en el video-performance São Muitas Camadas (Son Muchas Capas) y en el
videoarte O paraíso é para todos (El paraíso es para todos). Finalmente, la cuarta, la
especificidad de sitio como diálogo con la naturaleza y los ciclos de la vida y la muerte
a través del video y animación Samsara y las series fotográficas Ofertorio y Bichocorpo (Animal Cuerpo). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|