Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Mayã Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T12:46:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T12:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Mayã Gonçalves. Tornar visível o conteúdo interior, kandinsky, um neoplatônico da arte moderna?. 2023. 329 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48803 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa a relação entre espiritualidade e materialidade nas
obras e na teoria de Wassily Kandinsky (1866-1944), a partir dos conceitos de
mimesis e abstração. Partindo da compreensão de que ambos os conceitos não
são teorizados pela história da arte como universais, assume-se nesta
investigação que, para o artista, esses conceitos relacionam-se com o que ele
denomina como conteúdo interior, que seria expresso na matéria. Para tanto,
transpor a metafísica que envolve esse conteúdo no âmbito do visível requer um
diálogo incessante com a ambiguidade da matéria. Na baixa Antiguidade, o
filósofo egípcio Plotino (203-270 d.C) adotou uma postura antiplatônica em
relação à arte, enquanto Kandinsky, na primeira década do século XX, recorreu
aos vestígios da arte bizantina e da arte dos povos originários russos para
estabelecer uma sintaxe própria. Nessa investigação, evidenciam-se modos de
compreensão da expressão teórica e artística de Kandinsky, considerando a
metafísica de Plotino, analisando imagens para dar a perceber elementos
diversos pertencentes aos processos de criação. Assim, embasa-se em tratados
das Enéadas de Plotino, em obras textuais e visuais de Kandinsky, em textos
que são utilizados como mediadores, como a Doutrina das cores [1810], de
Johann Wolfgang von Goethe e com a fortuna crítica atual de ambos, Plotino e
Kandinsky, que permeiam o tema da pesquisa. Procura-se estabelecer que
existe um entendimento no qual a espiritualidade atua de modo intrínseco à
produção artística e teórica de Kandinsky. Destarte, buscou-se, em três
capítulos, esmiuçar a sintaxe formulada pelo artista, conjecturando
possibilidades interpretativas para suas obras, com o intuito de borrar as
oposições entre mimesis, abstração, espiritualidade e materialidade. Ao admitir
o olhar deliberadamente espiritual sobre as associações plurais feitas por
Kandinsky, será possível perceber um olhar não Ocidental sobre as obras do
artista russo e especular se o artista pode ser considerado um Neoplatônico da
Arte Moderna. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tornar visível o conteúdo interior, Kandinsky, um neoplatônico da Arte Moderna? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kandinsky, Wassily, 1866-1944 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espiritualidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research sought to analyze the relation between spirituality and materiality
in the works and the theory of Wassily Kandinsky (1866-1944), starting from the
understanding of the concepts of mimesis and abstraction. This investigation
assumes that these two concepts are not theorized by the history of art as
universal and, for the artist, are related to the expression of his inner content in
matter. To do so, transposing the metaphysics that involves this inner content
into the realm of the visible requires an incessant dialog with the ambiguity of
matter. In Late Antiquity, the egyptian philosopher Plotinus (203-270 AD) adopted
an anti-Platonic stance on art, while Kandinsky, in the first decade of the 20th
century, resorted to the traces of Byzantine art and the art of Russian native
peoples to establish a syntax of his own. In this investigation, ways of
understanding Kandinsky's theoretical and artistic expression are evidenced,
considering Plotinus' metaphysics, analyzing images in order to perceive diverse
elements belonging to the processes of creation. Thus, it is based on treatises
from Plotinus' Enneads, on Kandinsky's textual and visual works, on texts which
are used as mediators, such as Johann Wolfgang von Goethe's Doctrine of
Colors [1810], and with the current critical fortune of both Plotinus and Kandinsky,
which permeate the theme of the research. We seek to establish that there is an
understanding in which spirituality acts in an intrinsic way in Kandinsky's artistic
and theoretical production. Thus, in three chapters, we intend to scrutinize the
syntax formulated by the artist, conjecturing interpretative possibilities for his
works, in order to blur the oppositions between mimesis, abstraction, spirituality
and materiality. By admitting the deliberately spiritual gaze on the plural
associations made by Kandinsky, it will be possible to see a non-Western look on
the Russian artist's works and speculate whether the artist can be considered a
Neoplatonist of Modern Art. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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