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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48818
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JeanCostaSouza_TESE.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBritto, Clovis Carvalho-
dc.contributor.authorSouza, Jean Costa-
dc.date.accessioned2024-07-12T20:05:06Z-
dc.date.available2024-07-12T20:05:06Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.date.submitted2024-02-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Jean Costa. Entre inquéritos, manuais de coleta e coleções: uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1913-1965). 2023. 273 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48818-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa o campo informacional brasileiro por meio de sua interface com o Folclore, com o intuito de compreender as práticas documentárias forjadas pelos folcloristas no período de 1913 a 1965. Para tanto, examina os protocolos de pesquisa e documentação do folclore, visando identificar e analisar as práticas documentárias a partir da produção de inquéritos, manuais e coleções folclóricas. O objetivo é demonstrar como os folcloristas, em busca do reconhecimento da cientificidade do Folclore, criaram padrões de coleta a partir de redes manifestas em sociedades científicas, institutos e em uma campanha nacional. Dessa forma, elege como objetivos específicos: I - mapear as tendências de conhecimento classificadas como Folclore, em âmbito internacional, com destaque para identificação de intelectuais que integraram o campo informacional entre os finais do século XIX e início do século XX; II - identificar as práticas documentárias que conformaram instituições e redes em torno do conceito de Folclore no Brasil, a partir da produção de inquéritos, manuais de coleta e coleções agenciados por intelectuais nas primeiras décadas do século XX; III - analisar os recursos informacionais utilizados por alguns folcloristas nos processos de institucionalização do Folclore, com base na criação de órgãos e instrumentos responsáveis pela documentação da informação no Brasil; e IV - examinar as condições de possibilidade que contribuíram para a produção de um manual de coleta folclórica, seus modos de registro e seu impacto para construção de bibliografias, museus, arquivos e bibliotecas. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, está fundamentada no referencial teórico-metodológico do sociólogo Pierre Bourdieu, tendo como base o seu modelo de conhecimento praxiológico. Com base em uma etnografia de documentos multissituada e no paradigma indiciário, a investigação concluiu que os instrumentos de inquéritos e os manuais de coleta foram uma das técnicas mobilizadas com o intuito de propiciar uma objetividade científica a uma realidade cultural classificada como Folclore. Essa análise revelou a diversidade de interpretações atribuídas ao termo, revelou várias perspectivas em relação à sua definição resultando em uma compreensão ampla e contextualizada, tanto em escala internacional quanto nacional. Como instrumento criado com referências internacionais, sua elaboração e execução foram marcadas por valores morais e culturais, que mantinham o status quo de dominação sobre um grupo nomeado como popular. Os folcloristas, em suas experiências no campo informacional, não só foram porta-vozes e defensores da institucionalização do Folclore, como mobilizaram determinadas práticas de documentação como artifício de legitimidade para a prática científica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre inquéritos, manuais de coleta e coleções : uma etnografia de documentos produzidos por folcloristas no campo informacional brasileiro (1913-1965)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDocumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordManuais de coletapt_BR
dc.subject.keywordEtnografia de documentospt_BR
dc.description.abstract1This thesis analyses the Brazilian information field through its interface with Folklore, with the aim of understanding the documentary practices forged by folklorists between 1913 and 1965. To this end, it examines folklore research and documentation protocols, with the aim of identifying and analysing documentary practices based on the production of folklore surveys, manuals and collections. The aim is to demonstrate how folklorists, in their quest to have folklore recognised as scientific, created patterns of collections based on networks manifested in scientific societies, institutes and a national campaign. The specific objectives are: I - to map the trends of knowledge classified as Folklore at an international level, with an emphasis on identifying the intellectuals who were part of the field of information between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century; II - to identify the documentary practices that shaped institutions and networks around the concept of Folklore in Brazil, based on the production of surveys, collection manuals and collections organised by intellectuals in the first decades of the 20th century; III - to analyse the information resources used by some folklorists in the processes of institutionalising Folklore, based on the creation of bodies and instruments responsible for documenting information in Brazil; and IV- to examine the conditions of possibility that contributed to the production of a folklore collection manual, its recording methods and its impact on the construction of bibliographies, museums, archives and libraries. The research, which is qualitative, descriptive and analytical, is based on the theoreticalmethodological framework of sociologist Pierre Bourdieu, based on his model of praxeological knowledge. Based on a multi-sited ethnography of documents and the indicative paradigm, the research concluded that survey instruments and collection manuals were one of the techniques mobilised with the aim of providing scientific objectivity to a cultural reality classified as Folklore. This analysis revealed the diversity of interpretations attributed to the term, and various perspectives on its definition. resulting in a broad and contextualised understanding, both on an international and national scale. As an instrument created with international references, its elaboration and execution were marked by moral and cultural values that maintained the status quo of domination over a group labelled as popular. In their experiences in the field of information, folklorists were not only spokespeople and defenders of the institutionalisation of folklore, but also mobilised certain documentation practices as an artifice of legitimacy for scientific practice.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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