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2023_RodrigoMacielRamos_TESE.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNeubern, Maurício da Silva-
dc.contributor.authorRamos, Rodrigo Maciel-
dc.date.accessioned2024-07-15T15:36:21Z-
dc.date.available2024-07-15T15:36:21Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2023-03-27-
dc.identifier.citationRAMOS, Rodrigo Maciel. Uma casa de cuidados: ressonância dos saberes terapêuticos do povo de candomblé de angola da comunidade Tumba Nzo A’na Nzambi Junsara. 2023. 313 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48851-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm seguida à invasão portuguesa, dois projetos civilizatórios se somaram às civilizações originárias do território brasileiro. O projeto ocidental, que se tornou hegemônico e o projeto dos povos africanos. Enquanto os ocidentais difundiram os seus cuidados em saúde mental por universidades, os africanos e seus descendentes os preservaram em comunidades tradicionais. Devido a assimetria social gerada pelo racismo, um derivado do colonialismo, as tradições de matrizes africanas no Brasil são relegadas à margem e sempre inferiorizadas. Essa tese oferece uma visibilidade acadêmica para o sistema terapêutico do candomblé de angola. O conhecimento foi gerado desde uma pesquisa de campo em parceria com a comunidade do Tumba Nzo A’na Nzambi Junsara, usando-se a observação participante com atenção à corporeidade, e dinâmicas conversacionais visando a construção colaborativa. Foram realizados sistemas de inteligibilidades a partir da relação entre indivíduo e cultura, propondo-se assim um hibridismo entre a Teoria da Subjetividade, a Antropologia Sensorial e a Etnopsiquiatria. A pesquisa acessou que o conceito de saúde e cuidados da comunidade se expandem para além da dimensão individual, gerando resultados que apresentam: A casa de candomblé como um território tradicional bantu, e que a ação politica de afirmação identitária é tida como um cuidado ao povo bantu em sua diáspora; Que a iniciação é um dispositivo terapêutico, e visa a africanização; O transe como uma técnica corporal que promove saúde; Que o jamberessu é um livro vivo, uma linha encarnada de transmissão da tradição bantu; A compreensão da tradição desde os seus dispositivos terapêuticos; A percepção de que na sociedade brasileira, que é hibrida e multicultural, os cuidados em saúde mental do candomblé e da psicologia são complementares, e são potencializados quando a psicoterapia inclui o referencial de pertencimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma casa de cuidados : ressonância dos saberes terapêuticos do povo de candomblé de angola da comunidade Tumba Nzo A’na Nzambi Junsarapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordAntropologiapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Following the portuguese invasion, two civilizing projects were added to the native civilizations in the brazilian territory. The western project, which has become hegemonic, and the project of african peoples. While westerners spread their mental health care through universities, africans and their descendants preserved them in traditional communities. Due to the social asymmetry generated by racism, a derivative of colonialism, traditions of african matrices in Brazil are relegated to the margins and always inferiorized. This thesis offers academic visibility to the therapeutic system of angola’s candomblé . Knowledge was generated from field research in partnership with the community of Tumba nzo A'na Nzambi Junsara, using participant observation with attention to corporeity, and conversational dynamics aimed at collaborative construction. Systems of intelligibility were created based on the relationship between individual and culture, thus proposing a hybridism between the Theory of Subjectivity, Sensory Anthropology and Ethnopsychiatry. The research found that the concept of health and community care expand beyond the individual dimension, generating results that present: The candomblé house as a traditional bantu territory and that the political action of identity affirmation is seen as a care for the bantu people in their diaspora; That initiation is a therapeutic device, and aims at africanization; Trance as a corporal technique that promotes health; That the jamberessu is a living book, an incarnated transmission line of the bantu tradition; The understanding of tradition from its therapeutic devices; The perception that in brazilian society, which is hybrid and multicultural, mental health care from candomblé and psychology are complementary, and are enhanced when psychotherapy includes the reference of belonging.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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