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2024_EvelynMariaApolinariaSantosArruda_DISSERT.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMauerberg Junior, Arnaldo-
dc.contributor.authorArruda, Evelyn Maria Apolinaria Santos-
dc.date.accessioned2024-07-15T19:48:30Z-
dc.date.available2024-07-15T19:48:30Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2024-03-08-
dc.identifier.citationARRUDA, Evelyn Maria Apolinaria Santos. Centro de governo e estilo presidencial midiático no governo Bolsonaro. 2024. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48874-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste em construir e analisar o Centro de Governo (CdG) do presidente Jair Bolsonaro, o seu estilo presidencial frente à gestão dessa estrutura e do próprio governo de maneira geral, e a capacidade de coordenação de políticas prioritárias que o seu CdG apresentou. Na revisão de literatura, trazemos definições e nomenclaturas sobre o que seria o CdG, entendido neste trabalho como um conjunto de unidades, formais ou informais que prestam apoio ao Chefe do Executivo (Cavalcante, 2018). Também trazemos as produções acadêmicas sobre o estilo espetacular e sobre CdG e políticas públicas. Como metodologia, aplicamos o modelo apresentado por Cavalcante e Batista (2018) sobre a classificação do Centro de Governo. Além disso, realizamos entrevistas com três representantes que compuseram o CdG e propusemos uma categorização de estilo espetacular para Bolsonaro. Uma de nossas principais contribuições diz respeito à caracterização de Bolsonaro como um presidente espetacular (ou midiático) frente às estratégias de comunicação e desinformação que utilizava. Os resultados apontam para um CdG com baixíssima liderança exercida pelo Presidente devido à elevada descentralização que promovia. Além disso, a entrada do Centrão, na segunda metade do governo, permitiu a Bolsonaro se afastar ainda mais das próprias atribuições para permanecer conectado aos seus eleitores e radicalizar o seu discurso. Por fim, concluímos que, embora a capacidade coordenativa do CdG estivesse prejudicada pela excessiva descentralização do presidente, as políticas que foram menos politizadas obtiveram maior êxito por parte do CdG.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCentro de governo e estilo presidencial midiático no governo Bolsonaropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPresidentes - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEstilo presidencialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to construct and analyze the Centre of Government (CoG) of President Jair Bolsonaro, his presidential style in managing this structure and the government as a whole, and the coordination capacity of priority policies demonstrated by his CoG. In the literature review, we provide definitions and nomenclature regarding what the CoG would be, understood in this work as a set of units, formal or informal, that support the Chief Executive (Cavalcante, 2018). We also review academic productions on the spectacular style and on CdG and public policies. As a methodology, we apply the model presented by Cavalcante and Batista (2018) on the classification of the Centre of Government. Additionally, we conducted interviews with three representatives who were part of the CoG and proposed a categorization of the spectacular style for Bolsonaro. One of our main contributions relates to characterizing Bolsonaro as a spectacular (or media-driven) president in terms of the communication and disinformation strategies he employed. The results indicate a CoG with very low leadership exercised by the President due to the high decentralization he promoted. Furthermore, the entry of the Centrão, in the second half of the government, allowed Bolsonaro to distance himself even more from his own responsibilities to remain connected to his supporters and radicalize his discourse. In conclusion, although the coordinative capacity of the CoG was impaired by the president's excessive decentralization, less politicized policies achieved greater success by the CoG.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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