Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mietto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.contributor.author | Silva, Caio de Melo e | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T17:59:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T17:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caio de Melo e. Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche. 2023. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48913 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento socioemocional dos bebês nas instituições de Educação Infantil
representa a garantia de um direito, devido ao seu impacto no desenvolvimento, aprendizagem
e formação humana, e vem sendo cada vez mais estudado pela Psicologia. Pesquisas recentes
constatam, no entanto, dificuldade quanto à intencionalidade pedagógica e responsividade com
relação ao aspecto emocional dos infantes. O presente estudo analisa de forma longitudinal as
manifestações emocionais de bebês em transição para crianças bem pequenas em ambiente de
relações cotidianas da creche na qual frequentam, em uma perspectiva da Psicologia HistóricoCultural, com as contribuições da Teoria da Pragmática do Objeto, que considera como unidade
de análise as relações triádicas entre sujeito-objeto-sujeito. Dessa maneira, o objetivo principal
é identificar e entender como as manifestações emocionais aparecem, os contextos e motivos
envolvidos, a fim de construir conhecimento e ferramentas eficazes de apoio aos docentes. Para
tanto, foram realizadas seis videogravações, de uma hora de duração cada, em dias correntes
de uma sala de Berçário. As gravações foram separadas em dez episódios que evidenciavam
ciclos afetivos a partir de relações triádicas, provocativos de manifestações emocionais
observáveis. Os dez episódios foram analisados microgeneticamente, resultando na criação de
categorias emergentes da observação, bem como na identificação de vivências. No total, 29
expressões foram consideradas emocionais, sendo as de maior duração olhar, chorar, sorrir,
caminhar/correr, entrelaçar mãos e franzir cenho. A proporção entre manifestações vocais,
faciais e com os membros do corpo apresentou grande variabilidade em cada episódio, bem
como a diversidade de vivências (perejivânia), como expectativa, disputa, satisfação,
incômodo, raiva, tristeza, serenidade, conforto e alegria. Reforça-se a necessidade de formação
contínua específica para os docentes e mais pesquisas na área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Berçários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções nas crianças | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The socio-emotional development of babies in Early Childhood Education institutions
represents a right guarantee due to its impact on human development, learning and human
formation, and has been increasingly studied by Psychology. Recent research finds, however,
difficulties regarding pedagogical intentionality and responsiveness in relation to the emotional
aspect of infants. The present study longitudinally analyzes the emotional manifestations of
babies transitioning to very young children in the naturalistic environment of the daycare center
they attend, from a perspective of Historical-Cultural Psychology, with the contributions of the
Object Pragmatic Theory, which considers as a unit of analysis the triadic relationships
between subject-object-subject. In this way, the main objective is to identify and understand
how emotional manifestations appear, the contexts and reasons involved, in order to build
knowledge and effective tools to support teachers. To this end, 6 video recordings were made,
each lasting 1 hour, on regular days in a nursery room. The recordings were separated into 10
episodes that showed affective cycles based on triadic relationships, provocative of observable
emotional manifestations. The 10 episodes were analyzed microgenetically, resulting in the
creation of categories emerging from observation, as well as the identification of subjective
experiences. In total, 29 expressions were considered emotional, the longest lasting being
looking, crying, smiling, walking/running, clasping hands and frowning. The proportion
between vocal, facial and limb manifestations showed great variability in each episode, as well
as the diversity of experiences (perezhivania), such as expectation, dispute, satisfaction,
discomfort, anger, sadness, serenity, comfort and joy. Therefore, this reinforces the need for
specific ongoing training for teachers and more research in the area. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|