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Título: A constituição estética de si de crianças e adolescentes candomblecistas nas fronteiras entre o terreiro e a escola
Autor(es): Silva, Cátia Candido da
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Candomblé
Desenvolvimento humano
Crianças e adolescentes
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de publicação: 16-Jul-2024
Referência: SILVA, Cátia Candido da. A constituição estética de si de crianças e adolescentes candomblecistas nas fronteiras entre o terreiro e a escola. 2024. 320 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de constituição estética de si de crianças e adolescentes candomblecistas, considerando a fronteira terreiro/escola. A perspectiva teórica assumida foi a Psicologia Cultural, na qual são considerados os aspectos históricos, culturais e dialógicos envolvidos nos processos de desenvolvimento humano. De maneira interdisciplinar, também integraram a fundamentação teórica do trabalho os conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem, de Mikhail Bakhtin, e os pressupostos da Teoria do Posicionamento, os quais embasam o conceito de “estética de si”. A metodologia utilizada inseriu-se na abordagem qualitativa de base etnográfica, por meio da imersão nos terreiros de candomblé frequentados pelos participantes. Participaram da pesquisa 11 crianças e adolescentes candomblecistas estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, com idades entre 9 e 17 anos. Para a produção das informações, foram realizadas observações participantes nos terreiros de candomblé e rodas de conversa com os participantes. A análise das informações foi realizada por meio da Análise Temática Dialógica, a partir da qual foram identificadas as axiosferas, os temas, os afetos enunciados e os posicionamentos dos participantes da pesquisa. Defendemos a tese de que a constituição estética de si das crianças e adolescentes candomblecistas se dá na região fronteiriça entre as axiosferas terreiro, escola e família, onde as tensões geradas pelos embates axiológicos as impelem a posicionar-se nas interações. Compreendemos, ainda, que quanto maior a intimidade dessas crianças e adolescentes com os valores, os conhecimentos e os rituais das comunidade de axé, maior a possibilidade de que sua constituição estética de si se apresente como afrorreferenciada, colaborando para que elas se sintam mais seguras para se posicionarem de modo a assumirem e defenderem sua religião.
Abstract: This research aimed to analyze the process of aesthetic self-constitution of Candomblé children and adolescents studying at public schools in the Federal District, considering the school/terreiro border. The theoretical perspective assumed was Cultural Psychology, in which the historical, cultural and dialogic aspects involved in the processes of human development are considered. In an interdisciplinary way, the concepts of the Dialogical Theory of Language, by Mikhail Bakhtin and the assumptions of the Positioning Theory, which underlie the concept of aesthetics of the self, were also integrated into the theoretical foundation of the work. The methodology used was part of a qualitative ethnographic approach through immersion in the Candomblé terreiros frequented by the participants. To produce the information, participant observations were carried out in the Candomblé terreiros and conversation circles with children and teenagers from these terreiros who study in public schools in the Federal District. The analysis of the information was carried out through dialogical thematic analysis, from which the axiospheres, themes, expressed affections and positions of the research participants were identified. We defend the thesis that the aesthetic constitution of the self of Candomblé children and adolescents participating in the research takes place in the border region between the terreiro and school axiospheres, where the tensions generated by axiological clashes impel them to position themselves in interactions. We also understand that the greater the intimacy of these children and adolescents with the values, knowledge and rituals of the terreiros, the greater the possibility that their aesthetic constitution of themselves will present itself as Afro-referenced, helping them to feelsafer to embrace themselves position themselvesin such a way asto assume and defend their religion.
Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo analizar los procesos de autoconstitución estética de niños y adolescentes candomblecistas, considerando la frontera terreiro/escuela. La perspectiva teórica asumida fue la Psicología Cultural, en la que se consideran los aspectos históricos, culturales y dialógicos involucrados en los procesos de desarrollo humano. De manera interdisciplinaria, también se integraron en la base teórica de la obra los conceptos de la Teoría Dialógica del Lenguaje de Mikhail Bakhtin y los supuestos de la Teoría del Posicionamiento, que subyacen al concepto de “estética del yo”. La metodología utilizada se inscribió en un enfoque etnográfico cualitativo, a través de la inmersión en los terreiros de Candomblé frecuentados por los participantes. Participaron de la investigación 11 niños y adolescentes de Candomblé, estudiantes de escuelas públicas del Distrito Federal, con edades entre 9 y 17 años. Para producir la información se realizaron observaciones participantes en los terreiros de Candomblé y círculos de conversación con los participantes. El análisis de la información se realizó a través del Análisis Temático Dialógico, a partir del cual se identificaron las axiosferas, temáticas, afectos expresados y posiciones de los participantes de la investigación. Defendemos la tesis de que la constitución estética del yo de niños y adolescentes de Candomblé ocurre en la región fronteriza entre las axiósferas terreiro, escuela y familia, donde las tensiones generadas por los enfrentamientos axiológicos los impulsan a posicionarse en las interacciones. También entendemos que cuanto mayor sea la intimidad de estos niños y adolescentes con los valores, saberes y rituales de la comunidad axé, mayor será la posibilidad de que su constitución estética de sí mismos se presente como afrorreferenciada, ayudándolos a sentirse más seguros para posicionarse. a aceptar y defender su religión.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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