Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Muñoz, Ivette Kafure | - |
dc.contributor.author | Itaborahy, Anderson Luís Cambraia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:22:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T19:22:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.citation | ITABORAHY, Anderson Luís Cambraia. Práticas informacionais no trabalho do conhecimento: um estudo em ambiente organizacional com o método documentário. 2024. 489 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48918 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As organizações contemporâneas se constituem num sistema processador de
informações baseado no trabalho do conhecimento. O processo pelo qual isso
acontece é objeto da Gestão do Conhecimento (GC) que, frequentemente, atua numa
perspectiva funcionalista que ainda precisa considerar mais atentamente aspectos
humanos e sociais. Esta pesquisa adota o paradigma social interacionista,
entendendo o fenômeno informacional como resultado da influência reflexiva entre
grupo e indivíduo na qual a ação dos trabalhadores nos processos de conhecimento
se dá a partir de um conjunto de práticas informacionais construídas coletivamente.
Nesse sentido, a pesquisa buscou compreender as práticas informacionais e
respectivos quadros de orientação no trabalho do conhecimento a fim de oferecer
meios para lidar com os fatores humanos e sociais no ambiente organizacional. A
Sociologia Praxiológica do Conhecimento, com uso do método documentário e da
pesquisa social reconstrutiva, foi a base para estudar cinco casos empíricos no setor
público brasileiro, investigando seus quadros de orientação e práticas informacionais.
Os resultados da pesquisa apontam dois tipos de quadro de orientação, ambos
associados à mediação da informação: um deles designado mediação integrada, em
que os membros de grupo se sentem mais conectados à organização a que
pertencem, e outro designado mediação autônoma, em que os grupos atuam de forma
mais independente, acessando diretamente seus públicos de interesse. Cada um
desses tipos dá origem a distintas práticas informacionais que se manifestam na forma
como o grupo se insere em diferentes esferas de interação: internamente na equipe,
com espaços organizacionais contíguos e, além destes, com espaços remotos. Esses
elementos típicos podem se repetir em outros contextos e, ponderadas as
especificidades de cada caso, orientar ações de GC. A abordagem sociointeracionista
das práticas informacionais, associada ao método documentário, possibilitou delinear
uma teoria de como se formam quadros de orientação e práticas informacionais no
trabalho do conhecimento, enfatizando aspectos sociais e humanos, e abrindo outras
possibilidades futuras de pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas informacionais no trabalho do conhecimento : um estudo em ambiente organizacional com o método documentário | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende | - |
dc.description.abstract1 | Contemporary organisations can be understood as information processing systems
based on knowledge work. The process by which this happens is the subject of
Knowledge Management (KM), which often takes a functionalist perspective that still
needs to consider human and social aspects more closely. This research adopts the
social interactionist paradigm, understanding the informational phenomenon as the
result of the reflexive influence between group and individual in which the action of
workers in knowledge processes is based on a set of collectively constructed
informational practices. In this sense, the research sought to understand informational
practices and their respective orientation frameworks in knowledge work in order to
offer ways of dealing with human and social factors in the organisational environment.
The Praxeological Sociology of Knowledge, using the documentary method and
reconstructive social research, was the basis for studying five empirical cases in the
Brazilian public sector, investigating their orientation frameworks and information
practices. The results of the research point to two types of orientation framework, both
associated with information mediation: one called integrated mediation, in which group
members feel more connected to the organisation to which they belong, and the other
called autonomous mediation, in which groups act more independently, directly
accessing their stakeholders. Each of these types gives rise to different information
practices that are manifested in the way the group inserts itself into different spheres
of interaction: internally within the team, with contiguous organisational spaces and,
beyond these, with remote spaces. These typical elements can be founded in other
contexts and, considering the specificities of each case, guide KM actions. The sociointeractionist approach to information practices, associated with the documentary
method, has made it possible to outline a theory of how frameworks of orientation and
information practices are formed in knowledge work, emphasising social and human
aspects, and opening up other future research possibilities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|