Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48935
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ClaudiaLuizaMarques_TESE.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Letramento informacional e estilos de aprendizagem : influência no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Química do Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Marques, Claudia Luíza
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Letramento informacional
Aprendizagem
Instituto Federal de Brasília (IFB) - discentes
Química - estudo e ensino (Superior)
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: MARQUES, Claudia Luíza. Letramento informacional e estilos de aprendizagem: influência no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Química do Instituto Federal de Brasília. 2023. 230 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Letramento Informacional (LI) consiste em um processo que integra ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar a informação para gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas. A teoria dos Estilos de Aprendizagem (EA) defende a identificação da forma preferencial de como o sujeito se relaciona com as condições de aprendizagem. O Letramento Informacional contribui na aprendizagem necessária para a busca e o uso da informação. Enquanto que os Estilos de Aprendizagem colaboram para práticas educacionais mais inclusivas. O objetivo geral desta tese é analisar como as atividades de Letramento Informacional são influenciadas pelos Estilos de Aprendizagem em curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Gama. Os específicos são caracterizar o perfil dos sujeitos participantes de duas turmas de graduação, do quase experimento; detectar os Estilos de Aprendizagem determinantes em apenas uma das turmas; elaborar e aplicar atividades similares de Letramento Informacional nas duas turmas do curso; comparar os níveis de aprendizagem entre as duas turmas; e identificar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e os níveis de aprendizagem de Letramento Informacional. O referencial teórico concentra-se, em três eixos, a saber: Aprendizagem, Letramento Informacional e Estilos de Aprendizagem. A metodologia, de cunho descritivo, possui abordagem qualitativa e quantitativa, cujo método de investigação é quase-experimental. Os instrumentos de coleta de dados são o questionário, o inventário de identificação dos Estilos de Aprendizagem e as atividades de Letramento Informacional. Os resultados apontam que, no grupo experimental, o material produzido foi melhor classificado que aquele apresentado pelo grupo de controle; e indicam que identificar e empregar os Estilo de Aprendizagem podem favorecer o desempenho do estudante tanto na execução de tarefas quanto na produção de material resultante do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Information Literacy (IL) consists of a process that integrates actions to locate, select, access, organize, use information and, thus, generate knowledge, aiming at decision making and problem solving. The theory of Learning Styles (LS) defends the identification of the preferred way in which the subject relates to the learning conditions. Thus, Information Literacy contributes to the learning necessary for the search and use of information. While Learning Styles contribute to more inclusive educational practices. Information literacy contributes in the necessary learning to the Search and use of information. The general objective of this thesis is to analyze how Information Literacy activities are influenced by the Learning Styles in the Degree in Chemistry course at the Federal Institute of Brasília (IFB), Gama campus. The specific ones are to characterize the profile of the participating subjects of two undergraduate classes, of the quasi-experiment; detect the determining Learning Styles in just one of the classes; develop and apply similar Information Literacy activities in the two classes of the course; compare the learning levels between the two classes; and identify the relationship between Learning Styles and Information Literacylearning levels. The theoretical framework is therefore concentrated on three axes, namely: learning, Information Literacy and Learning Styles. Also discussed are: reflective thinking, prior knowledge, experiential learning, curriculum and teacher training. The methodology, of a descriptive nature, has a qualitative and quantitative approach, whose investigation method is quasi-experimental. The data collection instruments are the questionnaire, the Learning Styles identification inventory and the Information Literacy activities. The results indicate that, in the experimental group, the material produced was better classified than that presented by the control group; and indicate that identifying and using the Learning Styles can favor the student's performance both in the execution of tasks and in the production of material resulting from teachinglearning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.