Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Seilert, Sara | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T12:44:26Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T12:44:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SEILERT, Sara. Um Museu Nacional da República em Brasília: aspectos sobre a formação de um acervo de artes visuais. 2023. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48942 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada propõe uma análise sobre o percurso de criação do Museu
Nacional da República (MuN) em Brasília, museu público administrado pela Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), e sobre aspectos relativos à
formação de seu acervo. Interessou-nos analisar a criação de um "museu nacional" em
Brasília, entender sua trajetória de funcionamento, colecionamento e gestão, o que o fez
configurar-se como um museu de artes visuais desde sua inauguração em 2006,
levantando, assim, considerações acerca das políticas da área cultural e das relações dessas
com a memória social. Pensando o acervo como elemento fundamental na gestão de um
museu, buscamos conhecer as intencionalidades que agenciam a sua formação e que
podem auxiliar a compreensão da coleção em si, além de proporcionar indícios sobre o
funcionamento da instituição que o abriga. Essa história recente foi abordada com o
suporte de outras pesquisas acadêmicas, dados institucionais, entrevistas e informações
veiculadas em jornais. O estudo delineia o período histórico que compreende o
planejamento e a construção do Setor Cultural Sul, as propostas iniciais para a área da
cultura em Brasília, os projetos de museus que antecederam a inauguração do MuN até o
encerramento da primeira gestão em 2018. Buscamos propor também um debate sobre a
concepção de "nação" e "nacionalidade" presente em seu nome e suas implicações para a
gestão de seu acervo e colecionamento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um Museu Nacional da República em Brasília : aspectos sobre a formação de um acervo de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presented here proposes an analysis about the path to the creation of the
Museu Nacional da República (MuN) in Brasília, Brazil, a public museum managed by the
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), and about the
aspects relative to the formation of it’s collection. We were interested in the analysis of the
creation of a “national museum” in Brasília, to understand it’s trajectory of functioning,
collecting and management, which led to it’s configuration as a museum of visual arts
since it’s opening in the year of 2006, making considerations about the public policies of
the cultural area and their relation with the social memory. Imagining the collection as a
fundamental element inside the management structure of a museum, we looked to the
intentionalities behind the collection formation, which can help to understand the
collection itself, besides providing signs about how the institution that holds the collection
operates. That recent history was approached with the support of other academic studies,
institutional data, interviews and information from the press. This study sets the historic
time frame from the planning and construction of the Setor Cultural Sul, the early projects
for the area of culture at Brasilia, the designs of museums before the opening of MuN to
the departure of the first manager in 2018. This work also intends to debate the conception
of “nation” and “nationality” present in the name of the museum and how it impacts the
management of the collection and the collecting process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|