Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sanz, Claudia Guilmar Linhares | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Adriano Vinícius Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Adriano Vinícius Leite. Entre o concreto e a carne: os sonhos da cidade do futuro nas fotografias de Marcel Gautherot. 2023. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48951 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir parte do pressuposto de que as fotografias são emaranhados de tempos –
neles está contida uma espécie de inclinação para o futuro, presença das expectativas do
passado, como pensaram Benjamin (1987), Cadava (1997) e Lissovsky (2014). Esta premissa
possibilita que vejamos o trabalho fotográfico de Marcel Gautherot acerca da construção de
Brasília como um arquivo de sonhos entrecruzados – de seus sonhos, dos sonhos do poder e
dos sonhos da classe trabalhadora. Hoje, essas imagens cristalizadas pelo olhar do fotógrafo
francês reverberam não apenas o que aconteceu na época em que a cidade se erguia, mas
também as múltiplas expectativas que habitavam sua construção. O objetivo deste trabalho
ensaístico é, desse modo, fazer ver nessas fotos a complexidade da relação entre fotografia e
futuro. Tratou-se de entrelaçar a leitura das imagens com sua história, com a história do
fotógrafo, com a da construção da capital e a de quem a construiu. Neste sentido, o presente
trabalho se desenvolveu a partir de três séries fotográficas que constituem constelações
imagéticas que desdobram problemas conceituais e históricos nos três capítulos da
dissertação. Em um primeiro momento, analisamos os sonhos do progresso. No segundo, a
imaginação modernista das vanguardas arquitetônicas e fotográficas. E, por último, os sonhos
dos trabalhadores, aqueles que aparecem nos vãos da utopia brasiliense. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o concreto e a carne : os sonhos da cidade do futuro nas fotografias de Marcel Gautherot | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gautherot, Marcel, 1910-1996 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia documentária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - imaginário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work is based on the assumption that photographs are tangled up in times –
they contain a kind of inclination towards the future, presence of expectations from the past
(Benjamin, Cadava and Lissovsky). This premise allows us to see Marcel Gautherot's
photographic work on the construction of Brasilia as an archive of dreams – of his dreams, the
dreams of power and the dreams of the working class. The city of the future is then
crystallized through the eyes of the French, echoing today not only what happened at the time
when the city was built, but also much of what could have been. The objective of this essay is,
in this way, to show in these photos the complexity of the relationship between photography
and the future. It was a matter of intertwining the reading of the images with their history,
with the history of the photographer, with that of the construction of the capital and that of
those who built it. In this sense, our work was developed from three photographic series that
constitute imagery constellations that unfold conceptual and historical problems. First, we
analyze the dreams of progress. In the second, the modernist imagination of the architectural
and photographic avant-gardes. Finally, the dreams of workers, those that appear in the gaps
of Brasilia's utopia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|