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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Fabiola Orlando Calazanspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Christiane de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.available2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Christiane de Araújo. Corpos femininos no instagram: uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátricaa. 2023. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48955-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, investigou-se o dilema contemporâneo enfrentado pelas mulheres na procura pela perfeição física, equilibrando a pressão social dos padrões de beleza e a preocupação com a saúde. A transformação desse paradigma não é apenas resultado de mudanças culturais, mas também de uma estrutura de poder enraizada na sociedade. Nesse contexto, nos meados do século XX, a cirurgia bariátrica emergiu como um tratamento de grande importância no combate à obesidade e às suas comorbidades na promoção da saúde e do bem-estar, sobretudo entre as mulheres, que são as mais afetadas com essa patologia. Corroborando isso, as redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação dessas questões, tanto na promoção da conscientização quanto na pressão para padrões de beleza inatingíveis. A pesquisa analisa a influência da publicidade médica no Instagram e explora como ela pode impactar a percepção das mulheres sobre seus corpos e na busca pela cirurgia bariátrica, explorando seu poder persuasivo no cenário digital. Para tal, foi realizado um estudo levando em consideração a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), uma abordagem quantitativa que procura enumerar as postagens sobre cirurgia bariátrica e o volume de divulgações sobre saúde, além de considerar um enfoque qualitativo no que diz respeito à identificação dos padrões presentes nas publicidades postadas. Esta dissertação segue também os princípios da metodologia de Análise de Discurso inspirada em Dominique Maingueneau (2005), Eni Orlandi (2009; 2020) e Michel Foucault (1996; 2005), com ênfase nas Formações Discursivas presentes nas postagens, visando compreender como a publicidade médica impacta a escolha pela cirurgia bariátrica e a percepção de como os corpos femininos são representados e impactados por discursos midiáticos. Isso possibilitou uma análise mais profunda do processo de produção de significados nos discursos relacionados ao procedimento cirúrgico e sua veiculação no Instagram. Os perfis escolhidos para a pesquisa foram de dois cirurgiões bariátricos, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) e Dra. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), e do Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), pela perspectiva de uma Instituição de Saúde, no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023. Foi possível identificar, ao longo do estudo, que, apesar de haver perfis de médicos que foquem na imagem do corpo esbelto para o incentivo à bariátrica, os perfis escolhidos não focaram suas divulgações no estético, mas sim no informativo, utilizando publicidades que levem uma informação ética e responsável na influência pela cirurgia bariátrica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpos femininos no instagram : uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCirurgia bariátricapt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - saúdept_BR
dc.subject.keywordMídias sociaispt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - relações de gêneropt_BR
dc.subject.keywordInstagrampt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this dissertation, we investigated the contemporary dilemma faced by women in the pursuit of physical perfection, balancing the social pressure of beauty standards and concerns for health. The transformation of this paradigm is not only the result of cultural changes but also of a power structure deeply rooted in society. In this context, in the mid-20th century, bariatric surgery emerged as a treatment of great significance in combating obesity and its comorbidities, promoting health and well-being, especially among women who are most affected by this condition. In support of this, social media plays a crucial role in disseminating these issues, both in promoting awareness and exerting pressure for unattainable beauty standards.The research analyzes the influence of medical advertising on Instagram and explores how it can impact women's perception of their bodies and the pursuit of bariatric surgery, examining its persuasive power in the digital landscape. To do so, a study was conducted, taking into account the Content Analysis proposed by Bardin (1977), a quantitative approach that aims to enumerate posts about bariatric surgery and the volume of health-related disclosures, while also considering a qualitative approach regarding the identification of patterns in the posted advertisements.This dissertation also follows the principles of Discourse Analysis inspired by Dominique Maingueneau (2005), Eni Orlandi (2009; 2020), and Michel Foucault (1996; 2005), with an emphasis on the Discursive Formations present in the posts, aiming to understand how medical advertising impacts the choice of bariatric surgery and the perception of how female bodies are represented and influenced by media discourses. This allowed for a deeper analysis of the meaning-making process in discourses related to the surgical procedure and its dissemination on Instagram.The profiles chosen for the research were those of two bariatric surgeons, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) and Dr. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), and Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), from the perspective of a Healthcare Institution, during the period from January 2022 to September 2023. It was possible to identify, throughout the study, that despite there being profiles of doctors focusing on the image of a slender body to encourage bariatric surgery, the chosen profiles did not focus their disclosures on aesthetics but rather on informative content, using advertisements that convey ethical and responsible information in influencing bariatric surgery.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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