Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Fabiola Orlando Calazans | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Christiane de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Christiane de Araújo. Corpos femininos no instagram: uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátricaa. 2023. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48955 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, investigou-se o dilema contemporâneo enfrentado pelas mulheres na
procura pela perfeição física, equilibrando a pressão social dos padrões de beleza e a
preocupação com a saúde. A transformação desse paradigma não é apenas resultado de
mudanças culturais, mas também de uma estrutura de poder enraizada na sociedade. Nesse
contexto, nos meados do século XX, a cirurgia bariátrica emergiu como um tratamento de
grande importância no combate à obesidade e às suas comorbidades na promoção da saúde e
do bem-estar, sobretudo entre as mulheres, que são as mais afetadas com essa patologia.
Corroborando isso, as redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação dessas
questões, tanto na promoção da conscientização quanto na pressão para padrões de beleza
inatingíveis. A pesquisa analisa a influência da publicidade médica no Instagram e explora
como ela pode impactar a percepção das mulheres sobre seus corpos e na busca pela cirurgia
bariátrica, explorando seu poder persuasivo no cenário digital. Para tal, foi realizado um
estudo levando em consideração a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), uma
abordagem quantitativa que procura enumerar as postagens sobre cirurgia bariátrica e o
volume de divulgações sobre saúde, além de considerar um enfoque qualitativo no que diz
respeito à identificação dos padrões presentes nas publicidades postadas. Esta dissertação
segue também os princípios da metodologia de Análise de Discurso inspirada em Dominique
Maingueneau (2005), Eni Orlandi (2009; 2020) e Michel Foucault (1996; 2005), com ênfase
nas Formações Discursivas presentes nas postagens, visando compreender como a
publicidade médica impacta a escolha pela cirurgia bariátrica e a percepção de como os
corpos femininos são representados e impactados por discursos midiáticos. Isso possibilitou
uma análise mais profunda do processo de produção de significados nos discursos
relacionados ao procedimento cirúrgico e sua veiculação no Instagram. Os perfis escolhidos
para a pesquisa foram de dois cirurgiões bariátricos, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) e
Dra. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), e do Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), pela
perspectiva de uma Instituição de Saúde, no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023.
Foi possível identificar, ao longo do estudo, que, apesar de haver perfis de médicos que
foquem na imagem do corpo esbelto para o incentivo à bariátrica, os perfis escolhidos não
focaram suas divulgações no estético, mas sim no informativo, utilizando publicidades que
levem uma informação ética e responsável na influência pela cirurgia bariátrica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Corpos femininos no instagram : uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátrica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cirurgia bariátrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade - saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade - relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, we investigated the contemporary dilemma faced by women in the pursuit
of physical perfection, balancing the social pressure of beauty standards and concerns for
health. The transformation of this paradigm is not only the result of cultural changes but also
of a power structure deeply rooted in society. In this context, in the mid-20th century, bariatric
surgery emerged as a treatment of great significance in combating obesity and its
comorbidities, promoting health and well-being, especially among women who are most
affected by this condition. In support of this, social media plays a crucial role in
disseminating these issues, both in promoting awareness and exerting pressure for
unattainable beauty standards.The research analyzes the influence of medical advertising on
Instagram and explores how it can impact women's perception of their bodies and the pursuit
of bariatric surgery, examining its persuasive power in the digital landscape. To do so, a study
was conducted, taking into account the Content Analysis proposed by Bardin (1977), a
quantitative approach that aims to enumerate posts about bariatric surgery and the volume of
health-related disclosures, while also considering a qualitative approach regarding the
identification of patterns in the posted advertisements.This dissertation also follows the
principles of Discourse Analysis inspired by Dominique Maingueneau (2005), Eni Orlandi
(2009; 2020), and Michel Foucault (1996; 2005), with an emphasis on the Discursive
Formations present in the posts, aiming to understand how medical advertising impacts the
choice of bariatric surgery and the perception of how female bodies are represented and
influenced by media discourses. This allowed for a deeper analysis of the meaning-making
process in discourses related to the surgical procedure and its dissemination on Instagram.The
profiles chosen for the research were those of two bariatric surgeons, Dr. Fábio Viegas
(@drfabioviegas) and Dr. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), and Hospital Anchieta
(@hospitalanchieta), from the perspective of a Healthcare Institution, during the period from
January 2022 to September 2023. It was possible to identify, throughout the study, that
despite there being profiles of doctors focusing on the image of a slender body to encourage
bariatric surgery, the chosen profiles did not focus their disclosures on aesthetics but rather on
informative content, using advertisements that convey ethical and responsible information in
influencing bariatric surgery. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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