Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Djenane Arraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Djenane Arraes. Transformações do Jornalismo brasileiro de música no Século XX [1896-2001]. 2023. xii, 370 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48956 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Originário tardiamente em meados do Século XIX, o jornalismo brasileiro de música passou por inúmeras
transformações, e também por algumas permanências, que foram retratadas ao longo de mais de 200
periódicos especializados lançados no país desde 1848. Usando especialmente os preceitos teóricos de Jean
Charron e Jean De Bonville (2016), o objetivo desta tese foi fazer um estudo comparado de cinco periódicos
brasileiros especializados em música publicados em décadas diferentes, com o fim de identificar os
determinantes de permanência e de transformação editoriais e dos grupos de produtores de conteúdo ao
longo de um século, levando em consideração os contextos históricos dos periódicos especializados em
música. Os periódicos estudados foram: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da
Música Popular (1954-1956), Rolling Stone (1972-1973) e Bizz (1985-2001). Foram levantados três
aspectos centrais: as identidades editoriais, os produtores de conteúdo, e 100 textos sorteados de 20
produtores de conteúdo que destacamos na pesquisa. Detalhamos a identidade editorial utilizando o método
descritivo. Os grupos de produtores de conteúdo e as características desses foram identificados por meio de
levantamentos biográficos. Por fim, fizemos leituras parafrásticas e de acontecimento dos textos escolhidos
por sorteio. Nossas pesquisas mostraram que o jornalismo brasileiro de música se transformou na medida
em que as missões editoriais moldadas pelos editores e diretores foram modificando. O jornalismo musical
com base na música erudita que predominou no século XIX tinha, entre outras, uma missão editorial
pedagógica. O século XX trouxe o desenvolvimento da indústria fonográfica e, com ela, a predominância
do jornalismo musical com base na música popular, empurrando o campo erudito para a esfera acadêmica.
A missão deixou de ser pedagógica e se transformou em uma orientação para o consumo. Essa passagem
de tipos de missões ocasionou mudanças de perfis nos produtores de conteúdo e dos temas discutidos nas
páginas dos periódicos. O jornalismo musical também apresentou mudanças que refletiram as inovações
tecnológicas, e com elas, acompanhou as práticas jornalísticas que nasciam com essas transformações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transformações do Jornalismo brasileiro de música no Século XX [1896-2001] | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo - música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - história e crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cam, Florence Le | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Originating late in the mid-nineteenth century, Brazilian music journalism has undergone numerous
transformations, and also some permanencies, which have been portrayed throughout more than 200
specialized periodicals launched in the country since 1848. Especially using the theoretical precepts of Jean
Charron and Jean De Bonville (2016), the objective of this thesis was to carry out a comparative study of
five Brazilian journals specialized in music published in different decades, in order to identify the
determinants of permanence and editorial transformation and of the groups of content producers throughout
of a century, taking into account the historical contexts of the journals specialized in music. The periodicals
studied were: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da Música Popular (1954-
1956), Rolling Stone (1972-1973) and Bizz (1985-2001). Three central aspects were raised: editorial
identities, content producers, and 100 texts drawn from 20 content producers that we highlighted in the
research. We detail the editorial identity using the descriptive method. The groups of content producers and
their characteristics were identified through biographical surveys. Finally, we did paraphrastic and event
readings of the texts chosen by lot. Our research showed that Brazilian music journalism was transformed
as the editorial missions shaped by editors and directors were modified. Music journalism based on classical
music that prevailed in the 19th century had, among others, a pedagogical editorial mission. The 20th
century brought the development of the phonographic industry and, with it, the predominance of music
journalism based on popular music, pushing the erudite field into the academic sphere. The mission ceased
to be pedagogical and became an orientation for consumption. This shift in types of missions led to changes
in the profiles of content producers and the topics discussed on the pages of journals. Music journalism also
presented changes that reflected technological innovations, and with them, accompanied the journalistic
practices that were born with these transformations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|