Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Freire, Francyleia Tamyres Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:19:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-28 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Francyleia Tamyres Oliveira. Ambientar: percepções socioambientais em diálogo narrativo. 2023. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48957 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A complexidade da realidade socioambiental é percebida de diferentes formas que
podem variar de acordo com os contextos socioculturais em que os sujeitos estão
inseridos, suas experiências e toda bagagem de mundo vivido. Com base nisso, o
presente estudo é fundamentado em uma compreensão fenomenológica do meio
ambiente e reconhece a pedagogia freireana e a racionalidade ambiental como
enfoques essenciais na estruturação de uma abordagem de Educação Ambiental
(EA) crítica que viabilize a integração entre saberes científicos e sensíveis de forma
contextualizada. O objetivo da pesquisa foi estudar percepções socioambientais de
estudantes da Educação Integral do ensino fundamental de uma escola pública de
Sobradinho (DF) e o potencial de uma ação pedagógica com produção de narrativas
autobiográficas para a constituição de uma prática de EA crítica. Pautado pelo
método de pesquisa (auto)biográfica e a produção narrativa, o processo educativo
se desenvolveu por meio de uma oficina interdisciplinar, com o objetivo de facilitar a
troca de saberes e contribuir com a ampliação dos conhecimentos e reflexões
dos(as) educandos(as). O planejamento da oficina foi intencionalmente flexível,
permitindo que o desenvolvimento das atividades ocorresse de forma orgânica. Os
resultados sugerem que a maioria dos(as) participantes tem uma preocupação
acentuada com problemas socioambientais de seus ambientes de vida,
especialmente relacionados à poluição e desmatamento, seguidos de animais
abandonados, pessoas em situação de rua, violência urbana, dentre outros. Além
disso, algumas narrativas escritas e orais apresentam elementos que revelam o
apreço e encanto pelas paisagens da região de Sobradinho e uma certa afeição às
experiências socioambientais vividas em seus contextos. Consideramos que os
métodos adotados no trabalho favoreceram o diálogo de saberes, a problematização
e a reflexão sobre as experiências e percepções dos(as) participantes de maneira
autêntica e enriquecedora. As narrativas produzidas sinalizaram elementos
socioambientais que protagonizaram um momento dialógico sobre seus
desdobramentos, favorecendo a ampliação dos conhecimentos e reflexões dos(as)
estudantes participantes. Ao revelar elementos relacionados tanto aos
conhecimentos racionais quanto aos conhecimentos sensíveis que atravessam as
experiências dos sujeitos, a produção de narrativas se mostra fundamental para
apresentar alternativas aos discursos hegemônicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ambientar : percepções socioambientais em diálogo narrativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Ambiental Crítica (EAC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioambientalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sobradinho (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The complexity of socio-environmental reality is perceived in different ways that may
vary according to the socio-cultural contexts in which the subjects are inserted, their
experiences and all the baggage of the lived world. Based on this, the present study
is based on a phenomenological understanding of the environment and recognizes
Paulo Freire’s pedagogy and environmental rationality as essential approaches in
structuring a critical Environmental Education (EE) approach that enables the
integration between scientific and sensitive knowledge in a contextualized way. The
objective of the research was to study the socio-environmental perceptions of
Integral Education students in elementary school at a public school in Sobradinho
(DF) and the potential of a pedagogical action with the production of autobiographical
narratives for the constitution of a critical EE practice. Guided by the
(auto)biographical research method and narrative production, the educational
process was developed through an interdisciplinary workshop, with the aim of
facilitates the exchange of knowledge and contributing to the expansion of students'
knowledge and reflections. The workshop’s planning was intentionally flexible,
allowing the development of activities to occur organic way. The results suggest that
most of the participants have a strong concern with socio-environmental problems in
their living environments, especially related to pollution and deforestation, followed by
abandoned animals, homeless people, urban violence, among others. Furthermore,
some written and oral narratives present elements that reveal the appreciation and
enchantment for the landscapes of the Sobradinho region and a certain affection for
the socio-environmental experiences lived in their contexts. We consider that the
methods adopted in the work favored the dialogue of knowledges, problematization
and reflection on the experiences and perceptions of the participants in an authentic
and enriching way. The narratives produced signaled socio-environmental elements
that led to a dialogical moment about their developments, favoring the expansion of
knowledge and reflections of the participating students. By revealing elements
related to both rational knowledge and sensitive knowledge that permeate the
subjects' experiences, the production of narratives proves to be fundamental for
presenting alternatives to hegemonic discourses. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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