Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jáder de Castro Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:30:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jáder de Castro Andrade. Narrativas autobiográficas de mulheres Kalunga: tecendo fios da memória biocultural quilombola na licenciatura em educação do campo. 2023. 229 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48958 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os saberes e fazeres socioambientais quilombolas perpassam os caminhos
investigativos deste estudo. O objetivo principal foi a busca por um encontro com a
memória biocultural Kalunga, por meio de narrativas autobiográficas de mulheres
licenciandas da Educação do Campo da Faculdade UnB de Planaltina - DF. Essa
busca se justifica pela importância desses saberes e fazeres socioambientais para a
educação em ciências em propostas que busquem quilombolizar a Educação
Ambiental, reconhecendo-os como patrimônio socioambiental de uma comunidade
que tem enfrentado desafios e transformações ao longo do tempo. Os caminhos
teórico-metodológicos da pesquisa se baseiam na perspectiva decolonial, bem como
nos fundamentos da pesquisa participante e do método biográfico. A pesquisa
aconteceu em três etapas investigativas, a primeira de aproximação ao universo da
LEdoC/FUP e as duas seguintes em conformidade ao calendário acadêmico da
Turma “Gabriela Monteiro”, respeitando a Pedagogia da Alternância do curso:
Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Na segunda etapa, além da observação
participante, houve a realização de oficina de construção de narrativas
autobiográficas, que revelou a presença de um corpo território carregado de
memórias da infância com brincadeiras que envolvem elementos do Cerrado e
relatos sobre as dificuldades de deslocamento em busca de escolas na cidade de
Cavalcante-GO. A oficina favoreceu a reflexão acerca de suas histórias de vida e da
transmissão oral desses saberes socioambientais que são indissociadas de suas
ancestralidades. Na terceira etapa, durante o Tempo Comunidade, realizamos
entrevistas no território, onde foi possível compreender que as experiências
acadêmicas e comunitárias narradas pelas estudantes Kalunga revelam um
processo de transformação e empoderamento, associado à formação na
LEdoC/FUP e à autoidentificação quilombola. A memória biocultural se manifesta de
maneira intrínseca na vida dessas mulheres, moldando suas práticas cotidianas,
suas visões de mundo e suas jornadas formativas na Educação Básica e no Ensino
Superior. Sendo assim, esse processo consolida nossa tese de que a memória
biocultural é um elemento central na elaboração de uma proposta de Educação
Ambiental Quilombola, contribuindo para a construção de processos educativos
inclusivos, decoloniais e antirracistas comprometidos com a valorização da
diversidade socioambiental no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas autobiográficas de mulheres Kalunga : tecendo fios da memória biocultural quilombola na licenciatura em educação do campo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociobiodiversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kalunga (Comunidade quilombola brasileira) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The knowledge and socio-environmental practices of the quilombola communities
permeate the investigative paths of this study. The main objective was to seek an
encounter with the Kalunga biocultural memory through autobiographical narratives
of women pursuing a degree in Rural Education at the Campus UnB Planaltina - DF.
This quest is justified by the importance of these knowledge and socio-environmental
practices for the science education and in proposals that aim to quilombolize
Environmental Education, recognizing them as the socio-environmental heritage of a
community that has faced challenges and transformations over time. The theoretical
and methodological approaches of the research are based on the decolonial
perspective, as well as on the foundations of participatory research and the
biographical method. The research took place in two investigative stages following
the academic calendar of the "Gabriela Monteiro" Class, respecting the Pedagogy of
Alternation in LEdoC/FUP: University Time and Community Time. The first stage,
involving participant observation and a workshop for constructing autobiographical
narratives, revealed the presence of the territorial body loaded with childhood
memories of play involving elements of the Cerrado biome, and their accounts
highlighted the difficulties of traveling in search of schools in the city of CavalcanteGO. The workshop facilitated reflection on their life stories and the oral transmission
of these socio-environmental knowledge, which are inseparable from their ancestral
heritage. In the second stage, during the Community Time, interviews were
conducted in the territory, where it became evident that the academic and community
experiences narrated by the Kalunga students revealed a process of transformation
and empowerment, linked to their education at LEdoC/FUP and their selfidentification as quilombola. The biocultural memory manifests intrinsically in the lives
of these women, shaping their daily practices, worldviews, and educational journeys
in Basic Education and Higher Education. Thus, this process consolidates our thesis
that biocultural memory is a central element in the construction of a proposal for
Quilombola Environmental Education, contributing to the development of inclusive,
decolonial, and anti-racist educational processes committed to the appreciation of
socio-environmental diversity in Brazil. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Los saberes y prácticas socioambientales quilombolas atraviesan los caminos
investigativos de este estudio. El objetivo principal fue buscar un encuentro con la
memoria biocultural Kalunga a través de narrativas autobiográficas de mujeres
licenciadas en Educación del Campo de la Facultad UnB de Planaltina - DF. Esta
búsqueda se justifica por la importancia de estos saberes y prácticas
socioambientales para las ciencias y en propuestas que busquen quilombolizar la
Educación Ambiental, reconociéndolos como patrimonio socioambiental de una
comunidad que ha enfrentado desafíos y transformaciones a lo largo del tiempo. Por
lo tanto, los enfoques teórico-metodológicos de la investigación se basan en la
perspectiva decolonial, así como en los fundamentos de la investigación participativa
y del método biográfico. La investigación se llevó a cabo en tres etapas
investigativas, la primera de aproximación al universo de LEdoC/FUP y las dos
siguientes en conformidad con el calendario académico de la Clase "Gabriela
Monteiro", respetando la Pedagogía de la Alternancia del curso: Tiempo Universidad
y Tiempo Comunidad. En la segunda etapa, además de la observación participante,
se realizó un taller para construir narrativas autobiográficas, que reveló la presencia
de un cuerpo-territorio cargado de memorias de la infancia con juegos que
involucraban elementos del Cerrado y las convergencias en sus testimonios al
relatar las dificultades de desplazamiento en busca de escuelas en la ciudad de
Cavalcante-GO. El taller favoreció la reflexión sobre sus historias de vida y la
transmisión oral de estos saberes socioambientales, que están indisolublemente
ligados a sus ancestros. En la tercera etapa, durante el Tiempo Comunidad, se
realizaron entrevistas en el territorio, donde fue posible comprender que las
experiencias académicas y comunitarias relatadas por las estudiantes Kalunga
revelan un proceso de transformación y empoderamiento, asociado a su formación
en LEdoC/FUP y a su autoidentificación quilombola. La memoria biocultural se
manifiesta de manera intrínseca en la vida de estas mujeres, moldeando sus
prácticas cotidianas, sus visiones del mundo y sus trayectorias formativas en la
Educación Básica y en la Educación Superior. Por lo tanto, este proceso consolida
nuestra tesis de que la memoria biocultural es un elemento central en la elaboración
de una propuesta de Educación Ambiental Quilombola, contribuyendo a la
construcción de procesos educativos inclusivos, decoloniales y antirracistas
comprometidos con la valorización de la diversidad socioambiental en Brasil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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