Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Leite, Lays Batista Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:40:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-19 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Lays Batista Martins. Ensino de ciências: avaliação da aprendizagem e inclusão escolar. 2023. 199 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48959 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo inclusivo de alunos com deficiências em escolas regulares na Educação Básica
configura-se como um desafio para os professores envolvidos, assim como para as escolas e
sistemas de ensino que devem se centrar na busca por mecanismos para o acesso,
permanência e o sucesso desses discentes em turmas comuns inclusivas. Atrelados a essa
concepção compreendemos que é atribuição do docente e da comunidade escolar pedagógica
analisar as particularidades dos educandos e adequar constantemente seus critérios
metodológicos, curriculares e avaliativos. Assim, embasados neste pressuposto, é valido
ressaltar que as avalições da aprendizagem são ações intencionais que visam conhecer o
alcance de determinado objetivo, ou seja, pensa-se em ações futuras no ensino. Por
conseguinte, esse trabalho teve como objetivo geral, objetivo geral identificar as contribuições
das propostas de avaliações da aprendizagem que professores de Ciências Naturais utilizam
com alunos com deficiência no que tange à Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo
mencionado, realizamos um estudo baseado na metodologia qualitativa, que se fundamenta
em interpretações das realidades sociais. Neste caso, investigar acerca da avaliação da
aprendizagem como fator de inclusão no Ensino de Ciências. O delineamento da pesquisa
abarcou as etapas que envolveram: investigações preliminares com cinco professores de
Ciências Naturais por meio de entrevistas semiestruturadas; compreensão dos processos de
avaliação adotados através de observações sistemáticas; coleta de documentos relevantes
relacionados ao estudo; e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas das quais os
docentes estavam atuando no momento da pesquisa. Considerando a natureza qualitativa da
pesquisa, bem como, os objetivos estabelecidos, escolhemos realizar neste estudo a técnica de
análise de conteúdo. Após percorrer a realidade vivenciada pelos docentes e educandos da
rede pública de ensino de cinco escolas pertencentes ao Distrito Federal, deparamo-nos com
muitos empecilhos que impossibilitam o processo de inclusão nas unidades escolares
investigadas. Em um contexto não muito distante, primordialmente nos anos de 2020 e 2021,
passamos por uma doença devastadora que assolou o Brasil e o mundo com muitas mortes e
sequelas na saúde e no cotidiano das pessoas. Com a análise dos resultados construídos e em
consonância com a revisão bibliográfica, compreendemos que, quando se trata de avaliação
inclusiva, o docente deve considerar primordialmente a singularidade do indivíduo, buscando
intervir de modo que a sua participação seja ativa no processo de construção do
conhecimento. Na constituição deste estudo, confirmamos que para o sucesso da inclusão escolar e o da avaliação da aprendizagem inclusiva no ensino regular faz-se necessário
empenho por parte de todos os profissionais atuantes nesse processo, de tal modo, incumbe-se
também essa responsabilidade para a sociedade, as famílias e o poder público. Por mais que
sejam existentes inúmeras legislações que obriguem, tanto a inclusão como a execução da
avaliação formativa, para que os professores possam desenvolver um bom trabalho é preciso
que a formação inicial e continuada seja mais bem consolidada e mais valorizada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências : avaliação da aprendizagem e inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The inclusive process of students with disabilities in regular schools in Basic Education is a
challenge for the teachers involved, as well as for schools and education systems that must
focus on the search for mechanisms for access, permanence and success of these students.
students in common inclusive classes. Linked to this conception, we understand that it is the
responsibility of the teacher and the pedagogical school community to analyze the
particularities of the students and constantly adapt their methodological, curricular and
evaluative criteria. Thus, based on this assumption, it is worth emphasizing that learning
assessments are intentional actions aimed at knowing the scope of a given objective, that is,
thinking about future actions in teaching. Therefore, this work had the general objective of
identifying the contributions of the proposals for learning assessments that Natural Sciences
teachers use with students with disabilities in terms of Inclusive Education. To achieve the
aforementioned objective, we carried out a study based on the qualitative methodology, which
is based on interpretations of social realities. In this case, investigate about the evaluation of
learning as an inclusion factor in Science Teaching. The research design encompassed the
steps that involved: preliminary investigations with five Natural Sciences teachers through
semi-structured interviews; understanding of the evaluation processes adopted through
systematic observations; collection of relevant documents related to the study; and analysis of
the Pedagogical Political Project of the schools in which the teachers were working at the time
of the research. Considering the qualitative nature of the research, as well as the established
objectives, we chose to carry out the content analysis technique in this study. After going
through the reality experienced by teachers and students from the public education network of
five schools belonging to the Federal District, we are faced with many obstacles that make the
process of inclusion in the investigated school units impossible. In a not-too-distant context,
primarily in the years 2020 and 2021, we experienced a devastating disease that devastated
Brazil and the world with many deaths and sequelae in people's health and daily lives. With
the analysis of the constructed results and in line with the bibliographic review, we understand
that, when it comes to inclusive evaluation, the teacher must primarily consider the
uniqueness of the individual, seeking to intervene so that his or her participation is active in
the knowledge construction process. In the constitution of this study, we confirmed that for
the success of school inclusion and the evaluation of inclusive learning in regular education,
commitment is necessary on the part of all professionals working in this process, in such a way, this responsibility for the society, families and public authorities. As much as there are
numerous legislations that oblige both the inclusion and the execution of formative
assessment, so that teachers can develop a good job, it is necessary that the initial and
continued formation be better consolidated and most valued. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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