Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima Junior, Paulo Roberto Menezes | - |
dc.contributor.author | Alencar, Lucas Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:55:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:55:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-22 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Lucas Almeida. A gênese do gosto por ciência na educação básica. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48960 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em diversos países do mundo, está sendo observado um declínio no interesse por carreiras
relacionadas a ciência e tecnologia (C&T) entre jovens em idade escolar. Ao mesmo tempo,
mulheres e famílias de classe popular estão sub-representadas nessas carreiras, indicando que
o interesse por ciência pode incorporar desigualdades sociais. Como resposta a esse problema,
esta tese introduz o conceito de gosto por ciência como ferramenta para investigar, desde uma
perspectiva crítica, o desenvolvimento do interesse por ciência dos estudantes. Fundamentada
em um diálogo entre as obras de Pierre Bourdieu e John Dewey, a noção de gosto por ciência
permite situar o interesse científico entre a estrutura das relações de classe e as experiências
estéticas individualmente vividas na escola. Assim, o gosto por ciência é definido como o senso
prático que orienta os estudantes a distinguir quais linguagens, procedimentos e pessoas
pertencem à ciência. Na medida em que aprendem a fazer essas distinções de maneira
competente, alguns estudantes vão sendo reconhecidos (pelos colegas ou por eles mesmos)
como pessoas de ciência. Portanto, o desenvolvimento do interesse científico ultrapassa
experiências meramente comemorativas, integrando sentimento, entendimento e
pertencimento. A imagem pública da ciência e do cientista pode influenciar substancialmente
decisões profissionais dos estudantes. Uma parte desta pesquisa investigou como jovens da
Educação Básica em duas instituições de ensino privadas veem a ciência e de que forma essa
percepção orienta (ou não) suas escolhas profissionais. Outra parte desta pesquisa foi a
realização de entrevistas sobre a história de vida de cinco ex-estudantes da educação básica,
atualmente cursando o ensino superior. Os estudantes têm condicionantes sociais distintos
(gênero, cor e classe social), embora tenham tido o mesmo professor de Química do ensino
médio. As entrevistas situaram as experiências familiares e escolares na elaboração dos Retratos
Sociológicos com o objetivo de identificar disposições que permitiram responder como que a
continuidade das experiências dos entrevistados contribuiu para o desenvolvimento do gosto
por ciência e de que maneira a escola e os professores contribuem para os estudantes se
afastarem da/identificarem com a ciência. A análise da primeira parte permite concluir que o
contato dos estudantes com a ciência escolar pode produzir impressões duradouras e
preceituosas sobre a ciência e sua relação com a sociedade. É usual encontrar uma imagem
distorcida da ciência como atividade arriscada e praticada por homens brilhantes,
desencorajando meninas e meninos talentosos a se identificarem como participantes da ciência.
Algumas atitudes promovidas por professores são apresentadas e podem diminuir essa imagem
distorcida. Os resultados das entrevistas mostraram que as disposições são construídas pela
vivência familiar e os estudantes pouco recordam de episódios que tenham se distinguido
durante uma prática científica escolar, apesar de terem demonstrado distinções em outras
situações tanto na escola quanto na família. A personalidade dos professores de Ciências se
mostrou substancialmente relevante para desenvolver o gosto por ciência de alguns estudantes.
Os estudantes, embora pouco se recordem das aulas vivenciadas, são capazes de identificar um
professor que respeita a individualidade deles. Algumas características de um professor
valorizadas pelos estudantes são apresentadas. A escola se mostrou relevante para a escolha da
carreira profissional, embora de forma revogável. Ademais, sempre há, em alguma medida, a
influência familiar na carreira profissional. São apresentadas atitudes docentes
potencializadoras para desenvolver o gosto por ciência e influenciar estudantes quanto à
carreira científica, apesar de se reconhecer que a escola apresentará limitações. Esta tese
defende um olhar para situações, muitas vezes menosprezadas, na escola durante as aulas de
ciências como maneiras de agir, falar, respeito à individualidade com doses de humor e
incentivo à participação de indivíduos excluídos e/ou ignorados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A gênese do gosto por ciência na educação básica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In several countries around the world, a decline in interest in careers related to science and
technology (S&T) has been observed among school-age youth. At the same time, women and
popular class families are underrepresented in these careers, indicating that interest in science
can incorporate social inequalities. In response to this problem, this thesis presents the concept
of love for science as a tool to investigate, from a critical perspective, the development of
students' interest in science. Based on a dialogue between the works of Pierre Bourdieu and
John Dewey, the notion of taste for science allows placing the scientific interest between the
structure of class relations and the aesthetic experiences lived at school. Thus, the taste for
science is defined as the practical sense that guides students to learn which languages,
procedures and people belong to science. As they learn to make these distinctions competently,
some students are recognized (by their peers or by themselves) as people of science. Therefore,
the development of scientific interest goes beyond merely commemorative experiences,
integrating feelings, understanding and belonging. The public image of science and the scientist
can influence students' professional decisions. A part of this research investigated how young
people from Basic Education in two private educational institutions see science and how this
perception guides (or not) their professional choices. Another part of this research was
conducting interviews about the life history of five former students of basic education, currently
attending higher education. Students have different social conditions (gender, color and social
class), although they share the same high school Chemistry teacher. The interviews situated the
family and school experiences in the elaboration of the Sociological Portraits with the objective
of identifying dispositions that allowed answering how the continuity of the experiences of the
guests contributed to the development of the taste for science and how the school and the
teachers learned for the students. move away from/identify with science. The analysis of the
first part leads to the conclusion that students' contact with school science can produce lasting
and prescriptive impressions about science and its relationship with society. It is common to
find a distorted image of science as a risky activity practiced by brilliant men, discouraging
talented girls and boys from identifying themselves as participants in science. Some attitudes
developed by teachers are developed and can diminish this distorted image. The results of the
interviews interviewed show that provisions are built by family experience and students
remember little of episodes that were distinguished during a school scientific practice, despite
having demonstrated distinctions in other situations both at school and in the family. The
personality of Science teachers proved to be relevant to developing a taste for science in some
students. Students, although they remember little of the classes they experienced, are able to
identify a teacher who respects their individuality. Some characteristics of a teacher valued by
students are initiates. The school proved to be relevant to the choice of a professional career,
although in a revocable way. In addition, there is always, to some extent, family influence on a
professional career. These are potentiating teaching attitudes to develop a taste for science and
encourage students towards a scientific career, despite recognizing that the school will have
restrictions. This thesis defends a look at situations that are often overlooked at school during
science classes as ways of acting, speaking, respecting individuality with doses of humor and
encouraging the participation of excluded and/or ignored individuals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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