Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ibraim, Stefannie de Sá | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcondes Medeiros de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:16:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:16:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcondes Medeiros de. Discussões de natureza da ciência conduzidas por uma professora de química do ensino básico: análise das contribuições do modelo de ciências para o ensino de ciências. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48962 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, há uma concordância na área de Educação em Ciências a respeito da
importância de discussões sobre Natureza da Ciência em todos os níveis de ensino.
Entretanto, não se tem um consenso sobre o que ensinar de Natureza da Ciência, nem
sobre como levar essas discussões. Além dessa falta de consonância, se observa que tais
debates, muitas vezes, não se concretizam nas salas de aula. Na tentativa de oferecer
suporte para solucionar essas questões, diversas abordagens de Natureza da Ciência têmse difundido na literatura, sendo uma delas a pautada no Modelo de Ciências para o
Ensino de Ciências versão 2 (MoCEC v.2). O MoCEC v.2 aborda a Ciência como uma
atividade complexa, que pode ser analisada a partir de diferentes áreas do conhecimento,
sendo que em cada uma dessas áreas são elencados aspectos de Natureza da Ciência, os
quais são definidos detalhadamente. Em nossa pesquisa, sinalizamos que o MoCEC v.2
tem sido utilizado para duas finalidades no Ensino de Ciências: (i) propor situações de
ensino sobre Ciências; e (ii) como ferramenta de análise no contexto de discussões de
Natureza da Ciência. No âmbito das publicações sobre o modelo, pouco se discutiu sobre
o uso do MoCEC v.2 na proposição de situações de ensino por professores. Diante disso,
discutimos como uma professora que atua na Educação Básica utilizou o MoCEC v.2
para analisar e depois para planejar uma sequência de ensino envolvendo Natureza da
Ciência, além de discutirmos como ela interagiu com o MoCEC v.2 durante estas
situações. Para investigar esta problemática, utilizamos a metodologia de estudo de caso,
na perspectiva da pesquisa qualitativa. Observamos que a docente manifestou oito
aspectos de Natureza da Ciência ao refletir sobre como abordaria em suas aulas uma
proposta didática referente a um caso sociocientífico sobre o rompimento da barragem de
rejeitos em Brumadinho (MG). E em sua proposta didática sobre o desenvolvimento dos
modelos atômicos, ela manifestou dezessete aspectos de Natureza da Ciência. A partir
disso, algumas de nossas conclusões foram que a professora: i) conseguiu promover
discussões a partir do MoCEC v.2; ii) teve dificuldades em diferenciar duas das áreas
presentes no modelo, sendo elas Antropologia da Ciência e Sociologia da Ciência, assim
como de discutir alguns dos aspectos de Natureza da Ciência; e iii) demonstrou estar mais
confortável em usar as áreas do MoCEC v.2 em detrimento de seus aspectos. Apontamos
que nossas discussões fomentam as reflexões sobre elementos que podem contribuir para
a inserção de discussões de Natureza da Ciência em sala de aula, especialmente a partir
do MoCEC v.2. E sinalizamos a importância de investigar o uso da ferramenta em
situações reais de ensino promovidas por professores da Educação Básica, assim como
enfatizamos a relevância de discutir Natureza da Ciência a partir de diversas estratégias,
como casos históricos, sociocientíficos e atividades investigativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Discussões de natureza da ciência conduzidas por uma professora de química do ensino básico : análise das contribuições do modelo de ciências para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently, there is a consensus regarding the importance of discussions on the Nature of
Science at all levels of education. However, there is no consensus on what to teach about
Nature of Science, and on how to carry out these discussions. In addition to the fault of
consensus, it is observed that such discussions are often not present in classrooms. To
offer support to resolve these issues, several Nature of Science approaches have been
disseminated in the literature, one of which is based on the Model of Science for Science
Education version 2 (MoSSE v.2). MoSEE v.2 presents Science as a complex activity,
which can be analyzed from different areas of knowledge, with each of these areas having
its constituent aspects of the Nature of Science, which are defined in detail. In our
research, we highlighted that MoSSE v.2 has been used for two purposes in Science
Education: (i) proposing teaching situations about Science; and (ii) as an analysis tool in
the context of discussions on the Nature of Science. Within the scope of publications
about the model, little was discussed about the use of MoSSE v.2 in proposing teaching
situations by teachers. Based on that, we discuss how a teacher, who works in middle and
high school, used MoSSE v.2 to analyse and plan teaching situations involving Nature of
Science, in addition to discussing how she interacted with MoSEE v.2 during these
situations. To investigate this situation, we used the case study methodology and found
that the teacher expressed eight aspects of the Nature of Science when reflecting on how
she would approach in her classes a didactic proposal referring to a socio-scientific case
about the collapse of the mineral tailings in Brumadinho (MG). And in her didactic
proposal on the development of atomic models she expressed seventeen aspects of the
Nature of Science. From that, we concluded that the teacher: i) managed to promote
discussions using MoSSE v.2 as a base; ii) had difficulty in differentiating two areas
present in the model, namely Anthropology of Science and Sociology of Science, as well
as discussing some of the aspects of Nature of Science; and iii) demonstrated that they
were more comfortable using MoSSE v.2 areas rather than aspects. We point out that our
discussions encourage reflections on elements that can contribute to the insertion of
discussions on the Nature of Science in the classroom, especially from MoSSE v.2. And
we highlight the importance of investigating the use of the tool in real teaching situations
promoted by basic education teachers, as well as emphasizing the relevance of discussing
Nature of Science from different teaching strategies, such as historical, socio-scientific
cases and investigative activities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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